Vila das Artes abre inscrições para Palestra: "Estética e Política:
Crise da Sensibilidade e Poéticas do Sensível"
O evento ocorrerá no dia 23 de setembro
Nesta segunda-feira (23/09), a Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes realizará a palestra "Estética e Política: Crise da Sensibilidade e Poéticas do Sensível", ministrada por Lucas Dilacerda. As inscrições serão presenciais por ordem de chegada, disponibilizando 20 vagas para pessoas a partir de 16 anos.
A palestra discute como a arte pode ser um túnel para acessar as camadas sensíveis e invisíveis de nossa existência e incitar mutações moleculares ao nível da sensibilidade. Discute como a nossa época padece de uma crise da sensibilidade, no qual as nossas existências se encontram com as energias vitais sendo sugadas e manipuladas pelos mecanismos sociais de controle e poder.
Lucas Dilacerda
é Curador e Crítico de Arte. É sócio da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte. Ganhou o prêmio ABCA 2023 pelo destaque regional no Nordeste com a curadoria da Bienal Internacional do Sertão.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Palestra: "Estética e Política: Crise da Sensibilidade e Poéticas do Sensível", com Lucas Dilacerda
Inscrições presenciais por ordem de chegada 23 de setembro
Realização: 23 setembro
Horário: 18h15 às 19h45
Público-alvo: 16 anos
Local: Atelier da Escola de Artes Visuais - Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro, Fortaleza)
Quantidade de vagas: 20 vagas
Escola Pública de Música de Fortaleza
recebe Grupo de Violoncelos da UFC
O grupo fará um concerto nesta quarta-feira (18/09)
A Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes receberá o Grupo de Violoncelos da Universidade Federal do Ceará (UFC) para um um concerto especial. O evento será realizado no dia 18 de setembro, às 18h, na sede da escola, localizada na Rua Capitão Gustavo, Joaquim Távora, 3552.
O concerto promete um repertório eclético, que vai desde a peça Estudo-Capricho do compositor alemão Georg Goltermann, escrita há mais de um século, até canções da icônica Rita Lee, uma das maiores compositoras contemporâneas do rock brasileiro.
O Grupo de Violoncelos da UFC foi fundado em 2015 sob a coordenação da professora Dora Utermohl de Queiroz, com o objetivo de promover a interação e a prática coletiva entre os alunos de violoncelo. Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFC, o grupo visa divulgar o violoncelo e as obras compostas especificamente para essa formação através de concertos gratuitos. Desde sua criação, o grupo tem se apresentado em diversos eventos culturais e festivais, como o III Festival Violoncelos em Folia e o Festival Alberto Nepomuceno.
A Escola Pública de Música de Fortaleza é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes. O equipamento público é da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Concerto do Grupo de Violoncelos da UFC
Data: 18 de setembro
Horário: 18h
Local: Rua Capitão Gustavo, Joaquim Távora, 3552
Gratuito
O Anfiteatro da Beira-Mar recebe show da cantora Marília Lima neste domingo (15/09)
Show inicia às 18h30 e promete muito blues e animação
O Anfiteatro da Beira-Mar será palco para a apresentação da cantora cearense Marília Lima, neste domingo (15/09), a partir das 18h30. Reconhecida como uma das principais e mais marcantes vozes femininas da black music em Fortaleza, Marília Lima construiu sua carreira em parceria significativa com a Associação Casa do Blues.
A compositora participa de diversos festivais de blues, incluindo o Jazz e Blues de Guaramiranga, um dos mais tradicionais e respeitados do Brasil, além do Festival Canoa Blues. A artista busca sempre a valorização da black music em fusão com a música brasileira, propondo espetáculos inovadores e dançantes.
Anfiteatro da Beira-Mar
O espaço acolhe uma rica variedade de manifestações culturais e diferentes linguagens artísticas. A programação é elaborada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor), e é gerida pelo Instituto Cultural Iracema.
Serviço
Marília Lima
Data: domingo (15/09)
Horário: 18h30
Anfiteatro Beira-Mar - Av. Beira Mar, 3620 - Meireles
Ponte dos Ingleses recebe Festival de Danças Urbanas neste fim de semana (14 e 15/09)
Fortaleza Hip Hop Festival promove show ao pôr do sol, espetáculo e competições de danças urbanas
A Ponte dos Ingleses recebe, neste fim de semana (14 e 15/09), a programação do Fortaleza Hip Hop Festival. O evento cultural que contará com apresentações de danças urbanas, incluindo competições, festa com discotecagem e shows de Rap é apoiado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor) e Instituto Cultural Iracema.
As atividades iniciam no sábado (14/09), às 17h, com um pôr do sol à beira-mar, animado pelo DJ Nego Célio, que apresentará o melhor da música Soul, Funk e Boogie. Em seguida, será exibido o espetáculo de dança “Um Ponto de Vista do Concreto”, uma criação da companhia Loly Pop Urban Art, que mistura Danças Urbanas, Graffiti e Poesia.
No domingo (15/09), a partir das 16h, as competições de dança irão tomar conta do ponto turístico. A programação começa com uma Cypher, momento em que b-boys e b-girls se reúnem para dançar. Na sequência, ocorrerão as batalhas competitivas de Open Style e Popping, com troféu e premiação em dinheiro para o vencedor.
Fortaleza Hip Hop Festival
O evento cultural oferece uma combinação de Ações Formativas e apresentações de Danças Urbanas, incluindo competições de dança, festa com discotecagem e shows de Rap. As atividades são apoiadas pela Prefeitura de Fortaleza e pelo Instituto Cultural Iracema.
Ponte dos Ingleses
Reinaugurada em agosto de 2024, a Ponte dos Ingleses é um dos cartões postais da Prefeitura de Fortaleza e um dos pontos turísticos mais antigos da capital cearense. O local agora retoma suas programações culturais para fortalezenses e turistas. A escultura La Femme Bateau, de Sérvulo Esmeraldo, também foi reinstalada no local.
Serviço
Fortaleza Hip Hop Festival
Pôr do Sol com Dj Nego Célio
Espetáculo “Um Ponto de Vista do Concreto”
Data: sábado (14/09) às 17h
Cypher, Batalha de Open Style e Popping
Data: domingo (15/09) às 16h
Local: Ponte dos Ingleses
Vila das Artes abre inscrições para oficina "Pincelar Imensidões: Um Mergulho Poético Ao Universo Das Aquarelas"
As inscrições online de 11 a 18 de setembro
Nesta quarta-feira (11/09), a Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes inicia o período de inscrições para a oficina "Pincelar Imensidões: Um Mergulho Poético no Universo das Aquarelas", ministrada por Tamires Ferreira Bastos. As inscrições são realizadas exclusivamente online e seguem até 18 de setembro. A oficina será realizada no ateliê da Escola de Artes Visuais da Vila das Artes, de 23 a 27/09, no período da tarde. Garanta sua vaga acessando o formulário através do link CLIQUE AQUI
Destinada a pessoas a partir de 12 anos, a oficina visa explorar a interseção entre aquarela e poesia, utilizando uma metodologia que une artes visuais e literatura. Os participantes serão guiados em uma jornada criativa inspirada na poética de Manoel de Barros, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus. A atividade será conduzida pela artista plástica e pesquisadora Tamires Ferreira, conhecida por seu trabalho com aquarela.
Tamires Ferreira
É artista plástica e pesquisadora independente do bairro Quintino Cunha, em Fortaleza. Atua desde 2016 como ilustradora, artesã e educadora artística. Possui formação acadêmica em Serviço Social e atualmente trabalha na criação de obras manuais e pinturas feita com a técnica da aquarela. Ministra cursos e oficinas sobre a técnica da aquarela entrelaçada à poética de artistas como Manoel de Barros, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Oficina: "Pincelar Imensidões: Um Mergulho Poético Ao Universo Das Aquarelas", com Tamires Ferreira Bastos
Inscrições: 11 a 18 de setembro
Link do formulário: LINK
Período: 23 a 27 de setembro
Horário: 14h às 17h (23 a 26 de setembro) e das 13h às 17h (dia 27 setembro)
Público-alvo: 12 anos
Local: Atelier da Escola de Artes Visuais - Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro, Fortaleza)
E-mail às pessoas selecionadas: 20 de setembro
Vila das Artes abre inscrições para o curso "Arte e Filosofia: Uma Introdução à Estética"
O curso é destinado a jovens a partir de 16 anos
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes abre inscrições, de 9 a 12 de setembro, para o curso "Arte e Filosofia: Uma Introdução à Estética", que será ministrado pelo curador e crítico de arte Lucas Dilacerda. O curso será realizado de 16 a 20 de setembro de 2024, das 18h15 às 19h45, no Ateliê da Escola de Artes Visuais (Rua 24 de maio, 1221, centro) e é destinado a jovens a partir dos 16 anos e contará com 30 vagas disponíveis. Os selecionados serão notificados por e-mail no dia 13 de setembro.
Resultado AQUI
Para se inscrever, acesse o link AQUI
O curso oferece uma imersão nas principais teorias da arte, abrangendo a estética antiga, moderna, contemporânea e decolonial. Através de discussões sobre como a arte se relaciona com temas como linguagem, poder, beleza, mimese, catarse, gosto, o sublime, a aura e a criação, os participantes terão a oportunidade de explorar a evolução e o impacto da estética ao longo do tempo. Este curso faz parte das atividades contempladas pela Lei Paulo Gustavo.
Sobre o Ministrante
Lucas Dilacerda é curador e crítico de arte, sócio da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte, e vencedor do prêmio ABCA 2023. Com mais de 30 curadorias e 60 cursos ministrados, Dilacerda é uma figura proeminente no cenário das artes visuais. Seus trabalhos e publicações destacam-se por sua profundidade e inovação, com um extenso currículo acadêmico em Artes Visuais e Filosofia.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Curso "Arte e Filosofia: Uma Introdução à Estética"
Período: 16 à 20 de setembro de 2024
Horário: 18h15 às 19h45
Local: Ateliê da Escola de Artes Visuais (Rua 24 de maio, 1221, centro)
Período de inscrição: 09 a 12 de setembro de 2024
Gratuito
Anfiteatro da Beira-Mar recebe a XV Edição do Festival Ponto.CE neste fim de semana (07 e 08/09)
Escola Pública de Teatro prorroga as inscrições para a seleção da 4ª Turma da Formação Continuada em Teatro
As inscrições ocorrem via formulário eletrônico até dia 08/09
Nesta quinta-feira (05/09), a Escola Pública de Teatro da Vila das Artes informa a prorrogação das inscrições para seleção da 4ª Turma da Formação Continuada em Teatro: Conexões Contemporâneas. As inscrições ocorrem de forma on-line e vão até 08/09 Confira o aditivo com as novas datas aqui
Confira o edital AQUI
Formulário de inscrição AQUI
O curso oferece um espaço de pesquisa, criação e experimentação, visando fortalecer as ações dos artistas de teatro em Fortaleza, especialmente os coletivos teatrais. Serão selecionados 40 estudantes titulares e 10 suplentes, maiores de 18 anos e com experiência comprovada em artes cênicas e áreas afins (com 50% das vagas reservadas para ações afirmativas).
Inspirada no curso "Teatro: Conexões Contemporâneas" oferecido em 2011, a formação atual aborda a sistematização de procedimentos e pesquisas teatrais, promovendo a colaboração e inovação nas práticas de grupo. A previsão do período de realização das aulas, é na última semana de cada mês, podendo haver alteração.
A 4ª edição do curso focará na atuação cênica, elemento central das Artes Vivas, que incluem Teatro, Audiovisual e Performance. Com uma carga horária mínima de 260 horas, distribuídas em módulos mensais de 20 horas. As aulas serão realizadas ao longo de três semestres, podendo ser prolongadas conforme o planejamento pedagógico.
Escola Pública de Teatro
A Escola Pública de Teatro é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes, um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, por Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A escola foi criada em 2011 com a proposta de potencializar o teatro de grupo em Fortaleza, estimular o desenvolvimento de pesquisas teóricas e práticas e contribuir para a percepção do teatro como uma linguagem que reflete a cidade e possibilita um olhar crítico sobre ela.
Serviço
Prorrogação das inscrições do curso de Formação Continuada em Teatro - Conexões Contemporâneas - 4ª Turma
Inscrições: até 08/09
Link do formulário: https://forms.gle/szxkjpFx7euh6wQz7
Local: Escola Pública de Teatro Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)
Carga horária: 260 horas distribuídas em módulos mensais
Vagas: 40 estudantes titulares e 10 suplentes, com 50% das vagas para ações afirmativas
Para mais informações, acesse o link do formulário de inscrições.
Centro Cultural Belchior recebe o cantor Victor Gouveia nesta sexta-feira (06/09)
Entrada gratuita e muito forró para animar a noite
Nesta sexta-feira (06/09), às 18h30, o Centro Cultural Belchior receberá o fortalezense Victor Gouveia. Mais conhecido como VG, o jovem de 22 anos promete animar o público ao som de muito forró.
VG está construindo uma carreira com músicas autorais, como "Amar Eu Não Consigo", "Nadinha", "Beijo Incontrolável" e outras composições que já somam mais de 150 mil plays nas plataformas musicais. Além disso, ele já se apresentou ao lado de grandes artistas como Dorgival Dantas, Matheus Fernandes, Eric Land, entre outros.
Centro Cultural Belchior
O Centro Cultural Belchior é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Show: Victor Gouveia
Data: sexta-feira (06/09)
Horário: 18h30
Local: Centro Cultural Belchior - Rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema
Confira a programação diversificada com muito rock, pop e MPB
Neste fim de semana, o Anfiteatro da Beira-Mar será palco de grandes apresentações musicais, passando do Rock pop à MPB. No sábado (07/09), a partir das 18h, inicia a programação da XV Edição do Festival Ponto.CE, com o CmDj (Carlos Magno – Vitrola Punk).
Em seguida, a banda cearense Switch Stance assume o palco do Anfiteatro com a gravação do DVD "20 Anos Além da Estrada", uma celebração aos 20 anos do grupo hardcore/pop punk cearense, que é um destaque na cena de rock do estado. O show contará também com participações especiais de Haru Cage (Corja), Bandeira (Hey Ho All Stars), Roger Capone (Capone's), Iago Barreto (Projeto Matéria) e Kaliope Projeto Rivera.
No domingo (08/09), a partir das 18h30, o DJ Rafael Silveira apresentará uma mistura de sons com referências no Jazz, Afrobeats, Soul, Disco, Funk Music, Bossa Nova e MPB.
Encerrando a programação do fim de semana, o multi-instrumentista e compositor Manassés de Sousa subirá ao palco para apresentar seu show "Manassés: 70 Anos de Música e História". Manassés é reconhecido por sua maneira irreverente de tocar o violão de 12 cordas, que em suas mãos vira viola, marcando seu trabalho e sua contribuição para a riqueza musical do Brasil.
Serviço
Programação Anfiteatro da Beira-Mar
Show: Switch Stance
Data: sábado (07/09)
Horário: 18h
Show: DJ Rafael Silveira e Manassés de Sousa
Data: domingo (08/09)
Horário: 18h30
Vila das Artes abre inscrições para Laboratório de Luz com Raí Santorini
Inscrições realizadas online até dia 10/09
A Escola Pública de Artes Visuais anuncia a abertura das inscrições para o "Laboratório de Luz: Criação de tecnologias para obras visuais”, ministrado pelo artista-técnico-visual Raí Santorini. O curso ocorrerá entre os dias 16 a 20 e 23 a 27/09, das 09h às 12h, no Ateliê da Escola de Artes Visuais (Rua 24 de maio, 1221, Centro).
As inscrições ocorrem do dia 02 a 10 de setembro por meio do formulário eletrônico. No dia 13/09, a escola enviará um e-mail as pessoas selecionadas para a atividade.
Este laboratório é uma oportunidade única para artistas com 18 anos ou mais, interessados em explorar e integrar tecnologias de iluminação em suas obras visuais. Ao longo das sessões, os participantes aprenderão técnicas avançadas para criar e controlar efeitos luminosos, além de explorar como a interação entre luz e tecnologia pode proporcionar experiências imersivas e impactantes. O objetivo é capacitar os alunos a aprimorar seus conceitos artísticos e narrativas visuais através do uso criativo da luz.
Raí Santorini é um artista-técnico-visual com ampla experiência em pesquisa e aplicação de luz em trabalhos instalativos, esculturas e colagens iluminadas. Com formação em Licenciatura em Teatro pelo IFCE, Santorini também é conhecido por seus projetos de iluminação para exposições em museus e galerias, além de desenvolver visuais de luz para teatro, dança e audiovisual.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Laboratório de Luz: Criação de tecnologias para obras visuais
Data: 16 a 20 e 23 a 27 de setembro
Horário: 09h às 12h
Período de inscrições: 02 a 10 de setembro, clique aqui
Local: Ateliê da Escola Pública de Artes Visuais (Rua 24 de maio, 1221, Centro)
Vila das Artes realiza a 7ª edição da Feira “Artes da Vila” nesta quinta-feira (05/09)
20 expositores farão parte do evento
Nesta quinta-feira (05/09) a Biblioteca Pública da Vila das Artes promove a 7ª edição da Feira Artes da Vila, das 14h às 18h, na Vila das Artes, um evento que celebra a riqueza do artesanato local, acessórios, vestuário criativo e uma deliciosa variedade de opções gastronômicas.
O evento é uma oportunidade para o público descobrir e apoiar talentos locais. A feira contará com uma gama diversificada produtos e serviços. Os 20 expositores receberam um treinamento especializado, desenvolvido em parceria com o SENAC e oferecido pela Biblioteca Pública da Vila das Artes. Alguns deles são pais e mães de alunos das escolas da Vila das Artes.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Evento: Feira Artes da Vila
Data: 5 de setembro
Horário: 14h às 18h
Local: Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221
Gratuito
Vila das Artes abre inscrições para a
Oficina de Criação Sonora
Inscrições vão até 5 de setembro
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes abre inscrições para a oficina "Desenho com o Som: Práticas em Criação Sonora para Artistas Visuais", voltada para artistas visuais, a partir dos 18 anos, interessados em explorar a integração do som em suas práticas criativas. As inscrições ocorrem de 30 agosto a 5 de setembro, via formulário eletrônico (AQUI). Os participantes selecionados serão notificados por e-mail no dia 9 de setembro de 2024.
A atividade será conduzida pelo artista multidisciplinar, Mike Dutra Amaro e ocorrerá nos dias 11, 12, 13 (13h às 17h) e 16 de setembro (13h às 16h), com carga horária total de 15 horas, sendo dividida em 5 sessões de 3 horas cada. Ao longo dos encontros, os participantes terão a oportunidade de explorar uma variedade de procedimentos técnicos e criativos para incorporar a dimensão sonora em suas obras visuais.
A abordagem incluirá um mergulho na história da arte contemporânea, com foco nas intersecções com a tecnologia e o áudio. Além disso, a oficina irá explorar desde os conceitos da música concreta e eletrônica dos anos 50 até o desenvolvimento da arte sonora, contemplando esculturas, instalações e colagens sonoras.
Sobre o ministrante
Mike Dutra Amaro é um músico, técnico-criador e artista multidisciplinar com origem nativa, negra e periférica. Sua atuação se dá na interseção entre cinema, música, artes visuais, teatro, arte educação e produção cultural. Com uma trajetória dedicada à pesquisa sonora, Mike desenvolve o Laboratório Tapuia, um espaço voltado à experimentação e criação em desenho sonoro para obras audiovisuais e circuitos eletrônicos, alinhado a uma arte futuro-diaspórica.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Oficina "Desenho com o Som: Práticas em Criação Sonora para Artistas Visuais"
Incrições: até 5 de setembro CLICA AQUI
Período: 11, 12, 13 e 16 de setembro de 2024.
Horário: 13h às 17h (11, 12 e 13 de setembro) e das 13h às 16h (dia 16 de setembro)
Local: Vila das Artes
Endereço: Rua 24 de maio, 1221 - Centro
Anfiteatro da Beira-Mar recebe show em homenagem aos compositores cearenses Fagner, Belchior e Ednardo
O evento terá abertura com o Projeto Aembé
Neste domingo, (01/09), o Anfiteatro da Beira-Mar será palco de apresentações icônicas. A noite começa com o Projeto Aembé, que reúne a cantora francesa Léa Duez e o músico brasileiro Joel Rocha, celebrando a conexão cultural entre Brasil e França. Em seguida, o show "Elas Cantam: Uma Homenagem aos Compositores Cearenses" prestará homenagem, na voz das talentosas cantoras Vannick Belchior, Munique Mendes e Julia Dantas, aos três gigantes da nossa música cearense: Fagner, Belchior e Ednardo.
Projeto Aembé
O Projeto Aembé é o resultado da parceria entre Léa Duez (França) e Joel Rocha (Brasil), que apresentam um repertório que transita entre dois mundos, com criações originais e rearranjos. Ao som de guitarra, flauta, percussões e vozes, Léa e Joel conduzem o público em uma viagem poética inspirada pela música popular brasileira e europeia.
Programação Cultural:
18h: Projeto Aembé (Música Popular Brasileira e Europeia)
Léa Duez (França) e Joel Rocha (Brasil)
19h: Show Elas Cantam: Uma Homenagem aos Compositores Cearenses
Vannick Belchior
Munique Mendes
Júlia Dantas
Serviço:
Data: 01/09 (domingo)
Horário: A partir das 18h
Local: Anfiteatro da Beira-Mar
Centro Cultural Belchior promove programação em homenagem ao mês do cordel
O Dia do Cordel é celebrado todo dia 1 de agosto. Porém, durante todo o mês são feitas diversas homenagens a essa que é uma das expressões mais ricas da cultura nordestina. Pensando nisso, nesta sexta e sábado (30 e 31/08), o Centro Cultural Belchior (CCBEL) promove uma homenagem ao mês do Cordel com oficinas, bate-papo e muita música.
Confira:
📍 Sexta-feira (30/08)
A programação começa às 16h, com o Recital Poetas Cearenses, conduzido por Paulo de Tarso. Em seguida, às 18h30, Alberto Perdigão abre uma roda de conversa sobre “Belchior: o rapaz latino-americano na literatura de cordel”. Encerrando o primeiro dia, o Trio Cheiro de Mandacaru faz um forró pé de serra a partir das 19h.
📍 Sábado (31/08)
Às 16h, teremos uma oficina de escrita de cordel para iniciantes e o lançamento do cordel “A Lenda Indígena do João de Barro: Uma História de Amor e Preservação Ambiental”, mediado por Julie Oliveira e Patrick Lima. Às 18h, receberemos a apresentação “Lei Maria da Penha em Cordel”, por Tião Simpatia, e às 18h30 iniciaremos um bate-papo sobre “O Cordel de Mulher Cearense”, com Julie Oliveira, Mariana de Lima e Bia Lopes. Às 19h30, Lídia Maria fará um show com muito forró no CCBEL.
CORDEL
Os folhetos de cordel ainda conquistam gerações e fortalecem a entidade cultural do povo brasileiro. Os cordéis, com suas histórias rimadas e versos simples, abordam temas variados, desde lendas e tradições folclóricas até questões de críticas sociais e políticas, mas tudo com muita originalidade, humor e criatividade.
Confira a programação completa abaixo:
Serviço:
Programação em homenagem ao mês do cordel
Sexta e sábado (30 e 31/08)
Local: Centro Cultural Belchior
Endereço: rua Pacajus, 123 - Praia de Iracema
Escola Pública de Música de Fortaleza abre
inscrições para curso de cordas friccionadas
O curso que é voltado para professores e estudantes de música terá início em setembro
A Escola Pública de Música de Fortaleza está com inscrições abertas para o curso "Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas". Voltado para professores e estudantes de música, especialmente da área de cordas friccionadas, o curso será ministrado pela Drª Liu Man Ting, especialista em pedagogia musical e ensino coletivo de violinos e violas. As inscrições podem ser feitas até o dia 4 de setembro, através do formulário eletrônico disponível no LINK.
A programação inclui cinco módulos progressivos e independentes, totalizando 12 horas de formação por módulo. Os dois primeiros módulos abordarão os temas "Introdução ao Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas" (6, 13, 20 e 22 de setembro) e "Metodologias do Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas" (25 de outubro e 1, 8 e 22 de novembro). Serão concedidos certificados de conclusão aos participantes que completarem um módulo com 75% de frequência.
Para participar é necessário ter formação básica em música, incluindo leitura de partituras e conhecimento em um instrumento. Embora o curso seja voltado para a área de cordas friccionadas, interessados de outras áreas também podem participar. Alguns módulos exigem o uso de instrumentos de cordas friccionadas, portanto, os participantes devem trazer seu próprio instrumento.
A iniciativa busca formar profissionais aptos a implantar e conduzir núcleos de ensino coletivo em diversas instituições, como escolas de música e projetos sociais. As aulas estão previstas para iniciar no dia 6 de setembro, com encontros às sextas-feiras, das 9h às 12h, na sede da Escola de Música, localizada na Rua Capitão Gustavo nº 3552, no bairro Joaquim Távora.
A Escola Pública de Música de Fortaleza é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes. O equipamento público é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Saiba Mais:
A Drª Liu Man Ting é pedagoga musical e atua como professora de violino e viola na Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela possui experiência na Universidade Livre de Música, no Instituto Baccarelli, no Projeto Guri, além de ter participado de diversas orquestras e projetos educacionais.
Serviço
Curso: "Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas"
Inscrições: até 4 de setembro
Link para inscrição: CLIQUE AQUI
Local: Escola Pública de Música de Fortaleza (Anexo Vila das Artes, localizada na Rua Capitão Gustavo, 3552)
Obs: Eventuais alterações de acordo com a necessidade da Escola Pública de Música serão avisadas com antecedência)
Escola Pública de Artes Visuais abre inscrições para a Oficina "Práticas Tentaculares nas/nas Artes"
Os selecionados serão notificados por e-mail
Nesta segunda-feira (28/09), a Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes abre inscrições /para a Oficina "Práticas Tentaculares nas/nas Artes". As atividades serão realizadas no período de 09 a 12 de setembro de 18h30 às 21h, por meio de link da Plataforma Google Meet. Os interessados poderão se inscrever de 28 de agosto a 04 de setembro através do formulário online (link).
Inscreva-se por meio do link: CLIQUE LINK
Os selecionados serão notificados por e-mail no dia 6 de setembro.
O ministrante, lucas lins, se propõe a abordar como o pensamento tentacular dos cefalópodes, em uma fabulação interespécie mais-que-humana, pode fomentar outros modos de olhar e se relacionar com o mundo através do ato, individual e coletivo, das artes a partir de sua capacidade fabulativa – em interseccionalidade entre visualidades, escrita, política, ética, meio ambiente, e imaginação, partindo da discussão das obras “Vampyroteuthis infernalis” (Vilém Flusser e Louis Bec, 2012) e “Autobiografia de um polvo” (Vinciane Despret, 2022).
lucas lins
Bacharel em Oceanologia (FURG) e mestrande em Artes pelo PPGArtes (UFC), onde pesquisa outras formas est/éticas – que não as coloniais – de se relacionar com o imaginário oceânico.
Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.
Serviço:
Oficina: "Práticas Tentaculares nas/nas Artes"
Período de inscrição: 28 de agosto a 04 de setembro CLIQUE NO LINK
Período: 09 a 12 de setembro
Horário: 18h30 às 21h
Local: Plataforma Google Meet
Público-alvo: 15 anos.
Período de inscrição: 28 de agosto a 04 de setembro
E-mail às pessoas selecionadas: 06 de setembro
Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes abre a Oficina
"Introdução à arte digital, criação e IA" (Inteligência Artificial)
Inscrições 28 de agosto a 05 de setembro de 2024
Nesta quarta-feira (28/08), a Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes abre inscrições para a Oficina "Introdução a arte digital, criação e IA (Inteligência Artificial)". Os interessados devem se inscrever até dia 05/09 através do link do formulário CLIQUE AQUI. A atividade será realizada no dia 10 de setembro de 9h às 12h, por meio de link da Plataforma Google Meet. Os selecionados para a oficina serão notificados por e-mail no dia 9 de setembro.
A aula expositiva será voltada para artistas, realizadores e produtores a partir de 16 anos de idade. Tendo como ministrante a gestora cultural Ana Cunha e Shima (Marcio Shimabukuro), que será o anfitrião das rodas de conversa.
Destinadas para artistas, realizadores e produtores, a oficina abordará temas como metaverso, exposições, arte digital e NFTs, Web3, XR (realidade estendida) e IA (Inteligência Artificial). A aula terá a primeira parte expositiva, em seguida, os participantes terão a vivência, imersão e acesso a espaços artísticos e culturais no metaverso.
Ana Cunha
Ana Cunha é gestora cultural, coordena a estruturação do plano estratégico e formulação da programação e do educativo do museu XYZ no Metaverso. Doutoranda no Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Mestre em Mídias Criativas na Escola de Comunicação da UFRJ, desenvolve projetos na interseção entre arte, ciência, tecnologia e histórias.
Marcio Shimabukuro
Shima é anfitrião das rodas de conversa e cuida da comunicação nas redes sociais do museu XYZ no Metaverso. É polímata indígena uchinanchu nipo-brasileiro, com formação em Desenho Industrial e pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea. Realiza encontros formativos de pesquisa, produção, curadoria, ensino e crítica em Arte Contemporânea para ações afirmativas.
Escola Pública de Artes Visuais
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.
Serviço:
Oficina: " Introdução a arte digital, criação e IA (Inteligência Artificial)"
Período de inscrição: 28 de agosto a 05 de setembro CLIQUE NO LINK
Realização: 10 de setembro de 2024
Horário: 09h às 12h
Local: Plataforma Google Meet
Anfiteatro da Beira-Mar recebe Os Transacionais neste domingo (25/08)
Neste domingo (25/08), às 18h30, o Anfiteatro da Beira-Mar recebe a banda Transacionais. O grupo promete agitar a noite com um verdadeiro Carnaval fora de época e os maiores hits populares da década de 90.
Os Transacionais, banda cearense formada desde 2007, promete muita música que vai do frevo, galopes, afoxés, marchinhas e cirandas. De acordo com o grupo o show vai ter o "uma proposta inovadora e uma fusão vibrante de ritmos, com o melhor da Música Retrô Brasileira".
Anfiteatro da Beira-Mar
O Anfiteatro da Beira-Mar, um dos principais pontos culturais de Fortaleza, recebe uma programação especial todos os domingos. O espaço acolhe uma rica variedade de manifestações culturais, abrangendo diferentes linguagens artísticas. A programação é elaborada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, e gerida pelo Instituto Cultural Iracema
Serviço:
Os Transacionais
Data: domingo (25/08)
Horário: 18h30
Anfiteatro Beira-Mar
Av. Beira Mar, 3620 - Meireles
Centro Cultural Belchior divulga programação para o fim de semana (23 e 24/08)
Shows musicais com David Valente e Jorge Mello são destaques
Nos próximos dias 23 (sexta-feira) e 24 de agosto (sábado), o Centro Cultural Belchior apresenta uma programação especial, que inclui shows musicais, um workshop e a entrega de uma obra artística em homenagem ao cantor Belchior. As atividades são voltadas para toda a família.
Na sexta-feira (23), às 18h30, a programação inicia com o show do artista David Valente, que apresentará uma seleção de sucessos nacionais e internacionais, além de canções tema de novelas e estilos variados como forró, xote e baião.
No sábado (24), as atividades começam às 16h, com um bate-papo sobre as composições de Belchior, ministrado pelo cantor e compositor Jorge Mello. Logo após, às 18h, o artista plástico Mano Alencar realizará a entrega de sua obra "Faces de Belchior".
Para encerrar a noite, Jorge Mello apresentará o show "Um Trovador Eletrônico", interpretando músicas como "Super Herói", "Se Molhou", "Besta Fera" e também "Ploft", em parceria com Belchior
Serviço:
Sexta-feira, 23/08
Horário: 18h30
Atração: Show de David Valente
Local: Centro Cultural Belchior
Sábado, 24/08
Horário: 16h
Atividade: Workshop com Jorge Mello
Tema: Bate-papo sobre as composições de Belchior e Jorge Mello
Local: Centro Cultural Belchior
Rua Pacajus, 123 - Praia de Iracema
Horário: 18h
Atividade: Cerimônia de entrega da obra "Faces de Belchior" por Mano Alencar
Local: Centro Cultural Belchior
Horário: 18h30
Atração: Show de Jorge Mello - "Um Trovador Eletrônico"
Local: Centro Cultural Belchior
Rua Pacajus, 123 - Praia de Iracema
Escola Pública de Artes Visuais abre inscrições para oficina "Colagem Analógica: percurso para transver as coisas"
A oficina, voltada para jovens a partir de 14 anos, ocorrerá entre os dias 2 e 13 de setembro
A Escola Pública de Artes Visuais está com inscrições abertas, no período de 22 a 27 de agosto, para a oficina "Colagem Analógica: percurso para transver as coisas". O curso é destinado a jovens a partir de 14 anos e ocorrerá entre os dias 2 e 13 de setembro. A oficina será ministrada pelo artista visual Alexalen Costa Alves e ocorrerá no Ateliê da Escola, que fica localizado na Casa Barão de Camocim (Rua Gen. Sampaio, nº 1632 - Centro), das 13h às 18h.
As inscrições ocorrem de forma on-line por meio do LINK. O Os selecionados para a oficina serão notificados por e-mail no dia 30 de agosto.
Na oficina de colagem analógica, os participantes poderão explorar uma combinação de conteúdos informativos, ações práticas e troca de ideias relacionadas a essa técnica de arte manual. A colagem analógica envolve a combinação de diferentes elementos externos, como recortes, fotografias ou papeis, sobre um suporte, permitindo a criação de novas composições visuais. A prática artística é um convite para ativar as percepções e acessar a subjetividade, estimulando a criatividade e a expressão pessoal por meio do processo de montagem e reinterpretação dos materiais.
Alexalen Costa Alves
É artista visual, ator, músico e poeta. Escreveu e ilustrou o livro ‘Cutucando a Poesia’ e ilustrou o livro ‘Nada Ou Quase Uma Arte’ do poeta e filósofo amapaense Herbert Emanuel.
Escola Pública de Artes Visuais
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.
Serviço
Oficina: "Colagem analógica: percurso para transver as coisas"
Inscrições: 22 a 27 de agosto, clicando AQUI
Oficina: 2 a 13 de setembro
Horário: 13h às 18h
Local: Ateliê da Escola de Artes Visuais - Casa Barão de Camocim (Rua Gen. Sampaio, nº 1632 - Centro)
Escola Pública de Teatro da Vila das Artes promove
Oficina "Topografias da luz"
Inscrições on-line seguem até o dia 28 de agosto
A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes etá com inscrições abertas para a oficina "Topografias da luz". A atividade será ministrada pela artista Tatiane Sousa, nos dias 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23, 25, 27 e 30 de setembro, de 18h às 21h. A oficina será realizada no Complexo Cultural Vila das Artes, com 20 vagas liberadas para artistas, estudantes de artes e pesquisadores. As inscrições ocorrem até dia 28 de agosto por meio do LINK.
Acompanhe o RESULTADO AQUI
A ministrante da oficina, Tatiane Sousa, propõe um mergulho na linguagem do teatro de sombras contemporâneo, colocando a luz no centro do palco, através de experimentações cênicas com materialidades opacas e translúcidas, jogos de composição com objetos luminosos e produção de micro encenações. A oficina pretende dar ao participante a possibilidade de deslocar a iluminação do campo meramente técnico e escavar a poeticidade nos interstícios da luz, penumbra e sombra.
Tatiane Sousa
Artista da cena e da palavra. Tem formação em Teatro e Letras pela Universidade Federal do Ceará. Realiza projetos em artes no campo da formação e difusão. Também atua com interlocução poética em processos de criação em artes cênicas, especificamente no teatro e circo.
Escola Pública de Teatro
A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Oficina "Topografias da luz"
Período de inscrições on-line: 20 a 28 de agosto de 2024 - AQUI
Período de realização da oficina: 9, 11, 13, 16, 18, 20, 23, 25, 27 e 30 de setembro de 2024
Horário: 18h às 21h
Local: Complexo Cultural Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro, Fortaleza - Ceará
Vagas: 20 vagas
Público-alvo: artistas, estudantes de artes e pesquisadores, com idade a partir de 18 anos
Anfiteatro da Beira-Mar recebe Camila Marieta no próximo domingo (18/08)
Dj Rafael Silveira abre a programação
No próximo domingo (18/08), o Anfiteatro da Beira-Mar será palco de uma tarde e noite de muita música e vibração com as apresentações do DJ Rafael Silveira e da cantora Camila Marieta. A partir das 17h30, Rafael Silveira, conhecido por sua curadoria musical que abrange estilos como jazz norte-americano, soul, disco e afrobeats, dará início ao evento. O DJ promete uma performance vibrante, explorando as raízes da música eletrônica com pitadas de funk, bossa nova e MPB.
Na sequência, às 19h, receberemos a cantora Camila Marieta, um dos maiores talentos emergentes da música cearense. A cantora e compositora, que ganhou destaque no The Voice Brasil 2021 e fez a abertura do Réveillon de Fortaleza 2023, trará seu repertório autoral e releituras pop de clássicos cearenses.
A presença de palco marcante e a mistura de estilos como neo soul, reggae, surf music, pop e hip hop prometem encantar a plateia. Camila, que já dividiu o palco com grandes nomes da música brasileira, como Caetano Veloso e Pitty, é conhecida por cativar o público com sua personalidade vibrante e talento.
Serviço
DJ Rafael Silveira e Camila Marieta no Anfiteatro Beira Mar
Data: domingo (18/08)
Horário: 17h30 às 20h30
Local: Anfiteatro da Beira Mar
Entrada: Gratuita
Feira Inspira Moda e Arte e Festival de Danças Urbanas agitam o Centro Cultural Belchior neste fim de semana (16 a 18/08)
Criatividade e cultura urbana são destaques na programação
Na próxima sexta-feira (16/08) e sábado (17/08), o Centro Cultural Belchior recebe o evento "Inspira Moda e Arte", que promete conectar criatividade e moda com música e cultura urbana. Com programação diversificada, o evento contará com a DJ Estácio Facó e a banda Os Muringas na sexta-feira (16/08), e DJ Maria Tavares e Os Alfazemas no sábado (17/08). A facilitadora Clara Dourado conduzirá atividades focadas em estratégias criativas e organização no processo de criação de conteúdo.
No domingo (18/08), o espaço será palco do Festival de Danças Urbanas - Trama com Nois, que trará oficinas, batalhas de rimas e dança ao longo do dia. O evento inicia com uma oficina de rap ministrada por Michael Rizzi e de dança com o Coreano. Além disso, grafiteiros irão produzir graffiti e, na parte da tarde, as aguardadas batalhas de dança e rap, com destaque para a final de dança às 17h30.
O Festival de arte Urbana - Trama com Nois surgiu como um espaço favorável para difusão, formação, intercâmbio e reflexão sobre a produção das linguagens urbanas vindas da Cultura Hip-Hop como Breaking, Rap, Graffiti, Disc Jóquei e o movimento emergente das danças urbanas, oferecendo formação, pesquisa e vivência artística, apreciação de espetáculos, competições artísticas das linguagens e exposições.
Centro Cultural Belchior
É um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Programação Completa:
Feira Inspira Moda e Arte
Sexta-feira (16 de agosto)
DJ Estácio Facó - 17h
Show com a banda Os Muringas - 20h
Sábado (17 de agosto)
DJ Maria Tavares - 17h
Show com a banda Os Alfazemas - 20h
Domingo (18 de agosto)
Festival de Danças Urbanas - Trama com nóis
10h às 12h: Oficina de Rap com Michael Rizzi
13h às 15h: Oficina de Dança com Coreano
13h às 18h: Exibição de Graffiti com Equipe Graffiti
15h30: Início das batalhas de dança - Host, júri e DJ
16h: Batalha de Rap - Apresentador e equipe de Rap
17h30: Final da batalha de dança - Host, júri e DJ
Serviço:
Inspira Moda e Arte
Data:16 e 17 de agosto
Horário: 17h às 22h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123)
Festival de Danças Urbanas
Data: 18 de agosto
Horário: 9h às 20h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123)
Vila das Artes apresenta Feira Expositiva dos Trabalhos de TCC da 1ª Turma do Curso de Realização em Animação
Exposição aberta à visitação até 06 de setembro
A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes promove, de 12 de agosto a 06 de setembro, na Casa Barão de Camocim, a Feira Expositiva dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da primeira turma do Curso de Realização em Animação. A exposição estará aberta para visitação de terça a sexta, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
A feira expositiva destacará os processos criativos e técnicos envolvidos na produção de cinco curtas-metragens de animação, desenvolvidos durante o ateliê de TCC pelos alunos concluintes do curso. Cada obra representa uma abordagem única dentro do universo da animação, explorando diferentes gêneros e técnicas.
Obras/Processos Expostos:
- Revoada | Animação/Experimental, 2024
- Fotossíntese | Animação/Fantasia/Drama, 2024
- Marimbã Está Acontecendo | Animação/Drama, 2024
- Na Beira | Animação/Ficção/Slice of Life, 2024
- Poesia no Vinho de Seus Lábios | Animação/Erótico, 2024
Escola Pública de Audiovisual
A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes é uma escola pública vinculada à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.
Serviço
Feira Expositiva dos Trabalhos de TCC da 1ª Turma do Curso de Realização em Animação da Vila das Artes
Período: 12/08/2024 a 06/09/2024
Horário: 09h às 17h
Local: Casa Barão de Camocim, Rua General Sampaio, 1632, Centro
Entrada: Gratuita
Público-alvo: Livre
Anfiteatro da Beira-Mar promove programação Especial do Dia dos Pais neste domingo (11/08)
DJ Renato e o artista Renato Assunção animam a noite a partir das 17h30
O Anfiteatro da Beira-Mar celebra, neste domingo (11/08), o Dia dos Pais com uma programação especial que promete encantar o público. Para abrir o evento, a partir das 17h30, receberemos o Dj Rafael Silveira que fará um som com referências de Jazz norte-americano, Soul, Disco, Afrobeats, Funk Music, Bossa Nova e MPB. Conhecido por seu cuidado com o repertório e influências variadas, Rafael promete uma experiência sonora única para os amantes da música eletrônica e das pistas de dança.
Para fechar a noite do Dia dos Pais, Renato Assunção, um dos grandes nomes da música cearense, sobe ao palco com sua banda para homenagear o saudoso artista cearense Evaldo Gouveia, que foi músico, compositor, cantor e violonista.
Conhecido por sua versatilidade e trajetória marcante, que inclui eventos importantes no Brasil e no exterior, o artista trará repertório diversificado, um momento especial para toda a família celebrar o Dia dos Pais.
Anfiteatro da Beira-Mar
O Anfiteatro da Beira-Mar, um dos principais pontos culturais de Fortaleza, recebe uma programação especial todos os domingos. O espaço acolhe uma rica variedade de manifestações culturais, abrangendo diferentes linguagens artísticas. A programação é elaborada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura, e gerida pelo Instituto Cultural Iracema.
Serviço:
Especial Dia dos Pais com Renato Assunção e banda
Data: Domingo (11/08)
Horário: A partir das 17h30
Local: Anfiteatro da Beira-Mar
Entrada: Gratuita
Centro Cultural Belchior recebe shows de Samuel Rocha e Fábio Tavares neste fim de semana (09 e 10/08)
A programação começa nesta sexta-feira (09), a partir das 18h30
O Centro Cultural Belchior recebe, neste fim de semana (09 e 10/08), shows de artistas com repertório da Música Instrumental e Música Popular Brasileira (MPB). Toda a programação é gratuita.
Nesta sexta-feira (09/08), às 18h30, o renomado violonista de 7 cordas, Samuel Rocha, sobe ao palco para se apresentar ao público. Compositor e produtor cultural, Samuel é conhecido por sua participação em diversos festivais nacionais e internacionais, além de projetos como o Grupo Murmurando e a Orquestra Bandolim do Ceará.
Com suas composições, o artista já foi premiado em vários festivais de música instrumental. Fez o lançamento do seu álbum autoral “Bordando o Sete” no Cine Teatro São Luiz e em uma turnê na Europa, passando por várias cidades da França e Alemanha.
Já no sábado, a partir das 13h30, a agenda fica por conta de Fábio Tavares, com o espetáculo "Tributo aos Sentimentais". O artista, que tem uma carreira de 40 anos na música, prestará uma homenagem ao legado de Altemar Dutra, revivendo a boemia da MPB.
O cantor teve a oportunidade de participar ativamente dos trabalhos do Quarteto Sentimental de Altemar Dutra, a quem se dedicou por mais de cinco anos. Ele se destaca também pelas parcerias com artistas como Martinha, Reginaldo Rossi, Lilian, Genival Lacerda, Luiz Américo, Nonato Luiz, Cláudio Costa, Calé Alencar e Ivanildo Sax de Ouro.
Centro Cultural Belchior
É um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço:
Sexta-feira (09/08)
Horário:18h30
Atração: Samuel Rocha
Sábado (10/08)
Horário: 13h30
Atração: Fabio Tavares e banda
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajus, 123)
Entrada: Gratuita
Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes promove palestra sobre humanidade e meio ambiente com Wes Viana
A atividade acontece nesta sexta-feira (09/08)
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes convida todos para a palestra "Tornar-se humano: para quê?", que será ministrada por Wes Viana no dia 09 de agosto de 2024, das 15h30 às 17h30, no Ateliê da Escola de Artes Visuais.
Nesta palestra, Wes Viana, professora e pesquisadora em artes, propõe uma reflexão profunda sobre a relação entre cultura, meio ambiente, linguagem e arte LGBTQIA+. Ao longo de sua apresentação, ela questionará a ideia de progresso que, muitas vezes, coloca o ser humano em desacordo com a natureza. Wes aborda a urgência de reconhecer o meio ambiente como sujeito de direito, contrapondo a ideia de que somos todos humanos, e refletindo sobre as consequências desse distanciamento para a vida planetária.
Wes Viana
Mestranda em Artes pela UFC e possui mestrado interdisciplinar em História e Letras pela UECE. Atua como pesquisadora independente, focando em poéticas interespécies, e integra o Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (LEFA). Sua trajetória inclui a publicação de diversos artigos científicos e capítulos de livros, além da realização de palestras, cursos e oficinas.
Serviço
PALESTRA: "Tornar-se humano: para quê?", com Wes Viana
Data: 09 de agosto de 2024
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Ateliê da Escola de Artes Visuais (Rua 24 de maio, 1221, Centro)
Público-alvo: 16 anos
Período de inscrição: Presencial por ordem de chegada
Quantidade de vagas: 30
Escola Pública de Música promove Temporada dos Ventos
com vivências em instrumentos de sopro
A programação ocorre de 7 de agosto a 5 de setembro
A Escola Pública de Música de Fortaleza promove, de 7 de agosto a 5 de setembro, a "Temporada dos Ventos: Vivências Musicais em Instrumentos de Sopro". O nome do projeto faz referência a temporada dos fortes ventos no Ceará e traz uma programação especial que inclui vivências, masterclass, oficinas e concertos gratuitos. A iniciativa destaca a diversidade dos instrumentos aerofônicos e reúne artistas e professores locais, nacionais e internacionais.
A programação contará com a participação de renomados músicos de várias partes do Brasil e do mundo. A primeira atividade será uma masterclass de flauta doce com David Castelo, professor da Universidade Federal de Goiás. O evento promete enriquecer a experiência musical dos participantes com a troca de conhecimentos e técnicas específicas.
Léa Duez, flautista da França, trará uma experiência sobre músicas populares do mundo no dia 8 de agosto. O Quinteto Alberto Nepomuceno, de Fortaleza, realizará oficina e concerto no dia 19 de agosto, através de uma imersão no repertório tradicional e popular adaptado para seu ensemble de sopros. Paulo Mauricio, clarinetista de Viçosa do Ceará, abordará a linguagem do choro no clarinete em oficina marcada para o dia 21 de agosto.
A programação continua com Vanildo Franco, pifeiro e luthier de Guaramiranga, que ministrará a oficina "Primeiros Toques no Pífano", dia 23 de agosto, e se encerra com Gilberto Casemiro, tubista de Icó, que apresentará o recital "Tuba em Concerto" no dia 05 de setembro.
Escola Pública de Música de Fortaleza
A Escola Pública de Música de Fortaleza é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes. O equipamento público é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Programação
Dia 07/08
David Castelo (Goiás-Brasil)
Masterclass de Flauta Doce: 15:00 às 17:00
Dia 08/08
Léa Duez (Briançon-França)
Vivência Musical - “Músicas populares do Mundo”: 9:00 às 11:00
Dia 19/08
Quinteto Alberto Nepomuceno (Fortaleza)
Oficina: 16:00 às 17:00
Concerto: 18:00 às 19:00
Dia 21/08
Paulo Mauricio (Viçosa do Ceará)
Oficina “A linguagem do clarinete no choro”: 15:00 às 17:00
Dia 23/08
Vanildo Franco (Guaramiranga-CE)
Oficina - “Primeiros Toques no Pífano”: 9:00 às 11:00
Dia 05/09
Gilberto Casemiro (Icó-CE)
Recital: “Tuba em Concerto”: 15:00 às 17:00
Local:
Escola Pública de Música Artes (R. Cap. Gustavo, 3552 - Joaquim Távora)
Escola Pública de Artes Visuais promove
oficina de Mídias Sociais para artistas
Inscrições ocorrem de forma on-line, no período de 7 a 15 de agosto
A Escola Pública de Artes Visuais está com inscrições abertas para a oficina "Disseminação do Fazer Artístico e Artesanal em Mídias Sociais", que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de agosto. A oficina será ministrada pelo designer gráfico Isaac Bibiano. A atividade ocorrerá no ateliê da escola, na Casa Barão de Camocim, das 18h30 às 21h30, e é destinada a artistas e artesãos a partir de 18 anos.
O prazo para inscrições é de 7 a 15 de agosto, de forma online pelo link CLIQUE AQUI. Os selecionados para a oficina serão notificados por e-mail no dia 16 de agosto.
Com um formato híbrido de conversa e oficina, o curso busca proporcionar conhecimento teórico sobre ferramentas básicas de redes sociais, com foco especial no Instagram. O objetivo é capacitar os participantes para divulgar e promover seus trabalhos artísticos e artesanais em perfis pessoais ou profissionais, ampliando sua presença on-line.
Saiba Mais
Isaac Bibiano é designer gráfico e possui mais de dez anos de experiência no setor. Com um vasto portfólio em comunicação visual, vivência em agências de publicidade e serviços para empresas privadas, Bibiano é especializado na criação de identidade visual e gestão de conteúdo.
Escola Pública de Artes Visuais
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.
Serviço:
Oficina: Disseminação do Fazer Artístico e Artesanal em Mídias Sociais
Período: 19 a 23 de agosto
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Ateliê da Escola de Artes Visuais
Inscrições: 7 a 15 de agosto
Vila das Artes promove a Oficina "Acrobacia
em Corda Lisa: Lab em Movimento"
Aulas ocorrerão de 19 a 24 de agosto
A Escola Pública de Circo da Vila das Artes abrirá inscrições via Google Forms no período de 5 a 11 de agosto para a oficina "Acrobacia em Corda Lisa: Lab em Movimento", ministrada pelo artista circense Henrique de Sousa. O curso, destinado a jovens e adultos, ocorrerá de 19 a 24 de agosto, das 13h às 17h.
A metodologia da oficina enfatiza a construção de um repertório técnico através da repetição e mapeamento dos movimentos. Os participantes serão guiados a explorar direções variadas de movimento e a cuidar do corpo e do outro.
Henrique de Sousa, também conhecido como Manguezil, é um intérprete-criador e pesquisador em circo, especializado em acrobacia aérea e equilíbrio. Com formação em teatro pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e artes circenses, Henrique traz uma abordagem qualitativa e técnica para a oficina, focando na experimentação poética do corpo em desequilíbrio.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Oficina: "Acrobacia em Corda Lisa: Lab em Movimento"
Ministrante: Henrique de Sousa
Inscrições: 05 de agosto a 11 de agosto (via Google Forms)
Período de Realização: 19 a 24 de agosto
Horário: 13h às 17h
Público-alvo: Jovens e adultos
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)
Inscrições: CLIQUE AQUI
Escola Pública de Circo realiza oficina de Iniciação à
Lira Acrobática com Beatriz Barros
As inscrições ocorrem de 5 a 10 de agosto
A Escola Pública de Circo da Vila das Artes promove a oficina "Lira Acrobática", ministrada por Beatriz Barros, nos dias 12 e 13 de agosto, das 14h às 17h. Voltada para jovens e adultos, as aulas são para quem deseja explorar o mundo dos números aéreos, incluindo iniciantes sem experiência prévia. As inscrições estarão abertas de 5 a 10 de agosto e poderão ser feitas via Google Forms. A atividade será realizada na Vila das Artes.
FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO
A oficina apresentará as bases iniciais da lira acrobática, começando pela preparação física e técnicas básicas até o corpo se familiarizar com o aparelho.
A ministrante Beatriz Barros possui experiência em eventos circenses, como a Convenção Cearense de Circo e o Festival Internacional de Circo do Ceará, além de participação em diversos festivais e convenções. Beatriz também é professora de lira no Quintal Aéreo desde 2022.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Oficina: Lira Acrobática
Ministrante: Beatriz Barros
Inscrição: 05 a 10 de agosto (via Google Forms)
Realização: 12 e 13 de agosto
Horário: 14h às 17h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Público-alvo: Jovens e adultos
Link de inscrição AQUI
Vila das Artes abre inscrições para oficina de
Iniciação ao Trapézio Fixo
As aulas ocorrem de 26 a 30 de agosto
A Escola Pública de Circo da Vila das Artes está com inscrições abertas para a oficina "Trabalhando com a Gravidade: Iniciação ao Trapézio Fixo". Ministrada pelo artista Daniel Noronha, a oficina ocorrerá de 26 a 30 de agosto, das 13h às 17h, e é voltada para jovens e adultos interessados em acrobacia aérea. As inscrições podem ser realizadas entre 5 e 11 de agosto, através de formulário eletrônico CLICANDO AQUI.
Durante cinco dias, os participantes mergulharão nos princípios básicos da acrobacia aérea com foco no trapézio fixo. A programação inclui atividades de preparação física, alongamento e mobilidade, alinhamento postural, figuras e balanços no aparelho, além de truques básicos. A oficina é uma oportunidade para explorar a materialidade do trapézio fixo e desenvolver habilidades acrobáticas sob a orientação de um especialista.
Daniel Noronha, graduando em Teatro pelo IFCE, é formado pelo 1º Curso Profissionalizante em Palhaçarias da Escola Pública de Circo da Vila das Artes e pela 2ª Edição do Colaboratório em Artes Circenses. Ele possui vasta experiência em circo, teatro e performance, e atualmente desenvolve trabalhos nos eixos de criação e pesquisa.
Serviço
Oficina: Trabalhando com a Gravidade: Iniciação ao Trapézio Fixo
Ministrante: Daniel Noronha
Inscrição: 05 a 11 de agosto (via formulário eletrônico)
Realização: 26 a 30 de agosto
Horário: 13h às 17h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Público-alvo: Jovens e adultos
Inscrições prorrogadas para oficina "Vamos musear: da criação de uma obra à exposição"
As inscrições ocorrem até o dia 08 de agosto
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes prorroga, nesta sexta-feira (02/08), as inscrições da oficina "Vamos musear: da criação de uma obra à exposição", que será conduzida pela artista Luiza Helena Amorim. O prazo da prorrogação segue até o dia 08 de agosto.
As atividades serão entre os dias 12, 13, 14, 19 e 20 de agosto de 2024 na parte da manhã, de 08 às 11h (12 á 19/08) 08 às 12h (20/08), no Complexo Vila das Artes.
Os interessados podem se inscrever via formulário eletrônico no link: CLIQUE AQUI Os selecionados serão notificados, por e-mail, no dia 09 de agosto.
O curso é voltado para crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos. A oficina convida os jovens a mergulharem no universo das artes visuais, explorando obras de artistas cearenses ou produzidas no Ceará.
Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de criar releituras de obras de artistas como Aldemir Martins, Chico da Silva e Heloísa Juaçaba, entre outros. Ao final, os participantes poderão desenvolver peças autorais que serão expostas em uma mostra aberta ao público.
Saiba mais
Luiza Helena Amorim é formada em Jornalismo e História, com mestrado em História Social e pesquisas sobre História das Artes no Ceará. É artista visual, bordadeira e possui obras no acervo do Minimuseu Firmeza. Realiza oficinas para crianças e adultos sobre arte, bordado, patrimônio, museus, história das mulheres artistas e da Arte no Ceará.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Inscrições prorrogadas "Vamos musear: da criação de uma obra à exposição"
INSCREVA-SE AQUI
Período: 12, 13, 14, 19 e 20 de agosto de 2024
Horário: 08 às 11h (12 á 19/08) 08 às 12h (20/08)
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)
Anfiteatro da Beira-Mar recebe programação musical
neste fim de semana (02 e 03/08)
Centro Cultural Belchior divulga programação
do fim de semana (02 e 03/08)
Coral Infantil e Coral Adulto da Escola Pública de Música e Pantico Rocha fazem parte das atrações
Neste fim de semana, o Anfiteatro da Beira-Mar será palco de apresentações musicais que vão do agito da música eletrônica aos clássicos dos instrumentos de cordas. Na sexta-feira (02/08), às 18h30, o Concerto da Escola Pública de Música de Fortaleza promete encantar o público. Já no domingo (04/08), também às 18h30, o músico Pantico Rocha e o DJ Rafael Silveira vão animar a noite.
Na sexta-feira (02/08), a Escola Pública de Música de Fortaleza trará uma variedade de performances, incluindo o Quarteto de Cordas, corais infantil e adulto, e um grupo instrumental. O evento contará com participações especiais dos músicos Castelo Camurça, Emanuel Abrantes e Júlio César.
Para abrir a noite de domingo (04/08), o DJ Rafael Silveira trará uma mistura de sons que têm referências no Jazz, Afrobeats, Soul, Disco, Funk Music, Bossa Nova e MPB. Rafael promete uma experiência sonora única para os amantes da música eletrônica e das pistas de dança.
Logo após, o artista Pantico Rocha apresentará o show "Tudo que Passa é Permanente", um projeto em parceria com o poeta Marcus Dias. O espetáculo, que foi adiado devido à pandemia de COVID-19, agora ganha vida com recursos da Lei Paulo Gustavo. Pantico Rocha será acompanhado por Brenna Freire, Theresa Rachel, Flávia Soledade e Nélio Costa, em uma formação que promete emocionar o público com canções do novo álbum e clássicos dos discos anteriores.
Serviço
Data: sexta-feira (02/08)
Horário: 18h30
Atração: Concerto da Escola Pública de Música de Fortaleza
Quarteto de Cordas
Coral Infantil
Coral Adulto
Grupo Instrumental
Participações especiais: Castelo Camurça, Emanuel Abrantes, Júlio César
Data: domingo (04/08)
Horário: 18h30
Atrações: Pantico Rocha e DJ Rafael Silveira
Local: Anfiteatro da Beira-Mar
Entrada: Gratuita
Show com Masôr Costa e Roda de Capoeira Ancestral fazem parte das atrações
Neste fim de semana, o Centro Cultural Belchior (CCBEL) oferece uma programação diversificada e rica em música, capoeira e tradição. Na sexta-feira (02/08), às 18h30, a cantora Masôr Costa se apresenta com um espetáculo especial. Já no sábado (03/08), às 16h, a Roda de Capoeira Ancestral se apresenta para os visitantes da Casa de Praia da Música.
A intérprete e compositora Masôr Costa trará ao palco seu talento musical, com um repertório que celebra a música brasileira e homenageia Gonzaguinha. A apresentação da artista chega com temas sociopolíticos e culturais, destacando a essência da Música Popular Brasileira.
No sábado (03/08), a Roda de Capoeira Ancestral reunirá diversos mestres cearenses na Roda Iracema com organização de Mestre Dunga e colaboração de Mestres Recruta, Piqueno e Jean. O evento contará com a participação especial do Mestre Moreno e uma homenagem ao Mestre Assis, fortalecendo as raízes e tradições dessa arte.
Centro Cultural Belchior
O Centro Cultural Belchior é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Data: sexta-feira (02/08)
Horário: 18h30
Atração: Masôr Costa
Data: sábado (03/08)
Horário: 16h
Atração: Roda de Capoeira Ancestral com Mestre Moreno e outros mestres convidados
Local: Centro Cultural Belchior
Endereço: Rua dos Pacajus, 123
Entrada: Gratuita
Escola Pública de Artes Visuais promove oficina
"Introdução à Aquarela" com Andressa Chaves
As inscrições vão até o dia 8 de agosto
A Vila das Artes promove, nos dias 12, 13, 14, 16 e 19 de agosto, por meio da Escola Pública de Artes Visuais, a oficina “Introdução à Aquarela”, que será ministrada pela professora Andressa Chaves de Oliveira. As aulas são destinadas ao público a partir dos 12 anos de idade, que deseja aprender os fundamentos da técnica artística.
As inscrições seguem abertas até o dia 8 de agosto. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário online por meio do link: CLIQUE AQUI. As aulas acontecerão no Quintal da Casa do Barão de Camocim, com entrada pela Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro).
Com um foco introdutório, a oficina proporcionará aos participantes a chance de explorar diversas técnicas e materiais utilizados na aquarela. Andressa Chaves, artista visual formada em Design pela Universidade Federal do Ceará (UFC), compartilhará sua experiência e conhecimento adquiridos ao longo de sua carreira, incluindo sua atuação como professora de aquarela no Estúdio Daniel Brandão.
As aulas vão incluir demonstrações práticas e momentos dedicados ao feedback individual, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades artísticas. A oficina também vai oferecer uma alternativa de renda aos participantes que comercializarem suas produções.
RESULTADO AQUI
Serviço
Oficina: Introdução à Aquarela
Ministrante: Andressa Chaves de Oliveira
Período: 12, 13, 14, 16 e 19 de agosto
Horário: 14h às 17h (12, 13, 14 e 16/08) e 14h às 18h (19/08)
Local: Quintal da Casa do Barão de Camocim (Entrada pela Vila das Artes, Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Inscrições: 31 de julho a 8 de agosto
Link para inscrição: AQUI
Inscrições abertas para oficina Vamos musear:
da criação de uma obra à exposição"
As obras produzidas na oficina farão parte de uma exposição
A Escola Pública de Artes Visuais segue, até quinta-feira (01/08), com inscrições abertas para a oficina "Vamos musear: da criação de uma obra à exposição", que será conduzida pela artista Luiza Helena Amorim. O curso é voltado para crianças e adolescentes que desejam conhecer mais sobre o universo artístico cearense. As atividades serão entre os dias 05 e 09/08, na parte da manhã, no Complexo Vila das Artes.
Os interessados podem se inscrever via formulário eletrônico no link: CLIQUE AQUI. Os selecionados serão notificados, por e-mail, no dia 02 de agosto.
Destinada a crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos, a oficina convida os jovens a mergulharem no universo das artes visuais, explorando obras de artistas cearenses ou produzidas no Ceará. Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de criar releituras de obras de artistas como Aldemir Martins, Chico da Silva e Heloísa Juaçaba, entre outros. Ao final, os participantes poderão desenvolver peças autorais que serão expostas em uma mostra aberta ao público.
Saiba mais
Luiza Helena Amorim é formada em Jornalismo e História, com mestrado em História Social e pesquisas sobre História das Artes no Ceará. É artista visual, bordadeira e possui obras no acervo do Minimuseu Firmeza. Atua como curadora, educadora museal e arte-educadora. Realiza oficinas para crianças e adultos sobre arte, bordado, patrimônio, museus, história das mulheres artistas e da Arte no Ceará.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
"Vamos musear: da criação de uma obra à exposição"
INSCREVA-SE AQUI
Data: 05 a 08 de agosto (08 às 11h)
09 de agosto (08 às 12h)
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)
Vila das Artes realiza oficina "Corporificar:
Motrizes e Poéticas Dançantes"
As inscrições serão realizadas por ordem de chegada
O Complexo Vila das Artes sediará, no dia 17/08, de 09h às 10h30, por meio da Escola Pública de Dança, a oficina "Corporificar: Motrizes e Poéticas Dançantes", ministrada pela pedagoga Rafaela Lima. Com inscrições por ordem de chegada, a oficina é gratuita e destinada a jovens e adultos interessados em explorar as corporeidades poéticas e estéticas indígenas cearenses.
Durante a oficina, os participantes serão convidados a emergir nas manifestações culturais dos povos originários do Ceará como: as danças, cantos, rituais e ofícios indígenas e ruralistas. A obra "Corporificar", criada pela própria ministrante Rafaela Lima e Lauriane Tremembé, será utilizada como uma das bases do curso. Na oportunidade, os participantes terão a oportunidade de gerar proposições criativas para as cenas aplicadas.
Palestrante
Rafaela Lima é dançarina, performer, professora de dança, artista audiovisual, pedagoga e especialista em Gestão Cultural e Comunitária. É dançarina na Cia Balé Baião de Itapipoca e artista docente de Dança na Escola Livre Balé Baião de Itapipoca (escolas da cultura do Estado do Ceará).
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Oficina Corporificar: Motrizes e Poéticas Dançantes
Data: 17/08 - 09h às 10h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)
Inscrições: Por ordem de chegada
Complexo Vila das Artes promove oficina
sobre Danças e Ritos Indígenas Cearenses
Inscrições serão realizadas por ordem de chegada
A Escola Pública de Dança da Vila das Artes promoverá nos dias 17 de agosto, de 10h30 às 12h a oficina "Danças, Corporeidades e Ritos Indígenas Cearenses", que será ministrada pelo indígena e artista de dança Keven Tremembé. A oficina é gratuita e voltada para jovens e adultos interessados em aprender sobre as manifestações indígenas. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, garantindo a inclusão e o acesso democrático.
Durante a oficina, os participantes terão a oportunidade de vivenciar as danças Toré e Torém, explorando as coreografias e a simbologia que carregam. A oficina também traz o contexto histórico e atual de luta e resistência desses povos, além dos elementos espirituais e ancestrais que fazem parte da identidade indígena cearense.
Palestrante
Keven Tremembé é indígena do povo Tremembé e artista da dança. Integrante do grupo Parente Torém e comunicador indígena, o palestrante traz uma bagagem cultural comprometida com a preservação e valorização das tradições indígenas.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Oficina: Danças, Corporeidades e Ritos Indígenas Cearenses
Data: 17 de agosto - 10h30 às 12h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 - Centro)
Inscrições: Por ordem de chegada
Prefeitura de Fortaleza divulga programação cultural do Anfiteatro da
Beira-Mar para este fim de semana (27 e 28/07)
Vila das Artes are inscrições para o curso "Poéticas
interespécies na arte contemporânea brasileira"
As atividades ocorrem entre os dias 5 e 8 de agosto
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes realizará, no período de 5 a 8 de agosto, das 15h30 às 17h30, o curso "Poéticas interespécies na arte contemporânea brasileira", com a professora e pesquisadora em artes Wes Viana. O curso é destinado aos interessados em artes visuais, a partir de 16 anos, e as inscrições podem ser realizadas de até 31 de julho via formulário eletrônico. Os selecionados serão notificados, por e-mail, no dia 2 de agosto.
O curso abordará resistências e confluências entre as vidas humana e não humana. Com isso, ao longo das aulas, serão apresentadas as relações entre cultura, meio ambiente, linguagem e arte LGBT+. Desta forma, o curso pretende ser um dispositivo de difusão e acesso a produções artísticas dissidentes, especialmente, de artistas trans, travestis e não bináries.
Acesse o formulário de inscrição AQUI
Wes Viana
Professora e pesquisadora em artes. Trabalha de maneira independente, realizando palestras, cursos e oficinas. Vem realizando pesquisas nas áreas de Poética, Estética e Arte contemporânea, com ênfase em poéticas interespécies. É mestranda em Artes (UFC) e mestra interdisciplinar em História e Letras (Uece). É membro do Laboratório de Estética e Filosofia da Arte (Lefa) e autora de diversos artigos científicos e capítulos de livros.
Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura da Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Curso "Poéticas interespécies na arte contemporânea brasileira", com Wes Viana
Período: 5 a 8 de agosto
Horário: 15h30 às 17h30
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221 - Centro)
Público-alvo: Interessados em artes visuais a partir de 16 anos
Inscrições: 25 a 31 de julho
Rock, Jazz, Frevo elétrico e MPB integram os estilos musicais da agenda cultural
A Prefeitura de Fortaleza realiza, neste final de semana, uma programação musical diversificada no Anfiteatro da Beira-Mar. O evento faz parte da agenda especial de férias promovida pela Secretaria da Cultura (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema.
No sábado (27/07), a partir das 18h30, o espaço recebe a cantora cearense Rayane Fortes, ex-participante do The Voice Brasil 2023. Ela apresentará um show que transita pelo rock'n blues, jazz fusion e new soul. Em seguida é a vez do cantor e compositor cearense Gabriel Aragão subir ao palco para apresentar o show do seu primeiro disco solo, intitulado “Rua Mundo Novo”.
No domingo (28/07), o palco recebe o cantor e compositor Ciribáh Soares que traz o repertório do disco “O Samba do Grande Amor”. Encerrando a programação do fim de semana, entra em cena o mestre do frevo elétrico, Armandinho Macedo, reconhecido pela interpretação do clássico "Chame Gente", música considerada um hino do carnaval baiano.
Programação de Férias
Durante todos os domingos do mês de julho, o Anfiteatro da Beira-Mar recebeu atrações de diversos estilos musicais, proporcionando entretenimento e cultura para a população e visitantes da cidade.
Serviço
Programação Anfiteatro da Beira-Mar
Data: sábado e domingo (27 e 28 de julho)
Horário: 18h30
Local: Anfiteatro da Beira-Mar (Avenida Beira-Mar, 3620 - Meireles)
Inscrições abertas para o curso "Mulheres na Fotografia"
com Melissa Szymanski
As aulas vão de 05 a 10 de agosto
A Escola Pública de Artes Visuais está com inscrições abertas para o curso "Mulheres na Fotografia", ministrado pela renomada fotógrafa Melissa Szymanski. A atividade ocorrerá de 05 a 10 de agosto, das 09h às 12h, através da plataforma Google Meet. O curso é destinado a interessados em artes visuais, a partir de 14 anos, e as inscrições podem ser realizadas de 24 a 31 de julho via formulário de inscrição online. Os selecionados serão notificados por e-mail no dia 01 de agosto.
ACESSE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO AQUI
As aulas tem como objetivo expandir o repertório imagético dos participantes, apresentando os trabalhos de diversas fotógrafas. Melissa Szymanski buscará afinar o olhar e senso estético dos alunos para uma compreensão mais aprofundada das diversas linguagens artístico-fotográficas.
Melissa Szymanski
Melissa Szymanski é formada e pós-graduada pela Faculdade Santa Marcelina (FASM) e possui uma vasta experiência internacional. Participou de diversos cursos em Milão, Itália, nas áreas de Fotografia de Moda e Still Life, e trabalhou na revista italiana Moda Pelle, colaborando na execução de editoriais e publicidade. No Brasil, atua como docente em instituições renomadas como FAAP e o Museu da Imagem e do Som (MIS), além de colaborar com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Serviço
"Mulheres na Fotografia" com Melissa Szymanski
Período: 05 a 10 de agosto
Horário: 09h às 12h
Local: Plataforma Google Meet
Público-alvo: Interessados em artes visuais a partir de 14 anos
Formulário de Inscrição online ACESSE AQUI: 24 a 31 de julho
Notificação dos selecionados: 01 de agosto
Escola Pública de Artes Visuais promove primeiro Seminário de Imersão Colaborativa
Evento contribui para a construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola
A Escola de Artes Visuais da Vila das Artes convida as comunidades para o 1º Seminário de Imersão Colaborativa da Escola. Este evento é uma atividade voltada para a escuta ativa e tem como objetivo embasar a construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. As inscrições estarão abertas até o dia 28 de julho pelo site www.institutoiracema.com. Os selecionados serão notificadas por e-mail.
O seminário, que ocorrerá nos dias 30, 31 de julho e 01 de agosto, das 18h30 às 21h30, na Vila das Artes, terá mediação do artista Erick Osloski e busca promover a participação de diversos atores sociais no processo de formulação do Projeto Político Pedagógico da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes. Através da escuta ativa, pretende-se garantir que as necessidades, expectativas e sonhos da comunidade sejam integralmente considerados na elaboração deste documento essencial, que define a identidade, missão, visão e valores da escola, além de orientar suas práticas pedagógicas e administrativas.
A iniciativa é destinada a artistas e formadores em artes visuais e oferece uma oportunidade de colaboração e contribuição para a educação artística da região.
Erick Orloski
Erick Orloski possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística (1998), mestrado em Artes Visuais (2005) e doutorado em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2015), com um doutorado sanduíche realizado junto à Universidad Pública de Navarra, em Pamplona, Espanha (2013). É professor do Departamento de Artes Visuais (DAV) da Universidade Federal do Espírito Santo/UFES. Leciona no ensino superior desde 2005 e tem experiência na área de arte/educação, atuando também no ensino não-formal, em ações educativas de museus e instituições culturais. Seus principais temas de atuação incluem arte, educação, arte/educação, cultura, mediação cultural, metodologia científica e formação de educadores.
Serviço
1º Seminário de Imersão Colaborativa da Escola de Artes Visuais da Vila das Artes
Período: 30, 31 de julho e 01 agosto
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221)
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Vila das Artes
Público-alvo: Artistas e Formadores em Artes Visuais
Período de inscrição: 19 a 28 de julho pelo www.institutoiracema.com
Instituto Cultural Iracema realiza inscrições para Workshops Musicais
As atividades iniciam nesta segunda-feira (22/07)
O Instituto Cultural Iracema promoverá uma série de workshops musicais no final de julho, voltados tanto para pessoas com amis de 60 anos quanto para profissionais de música. As atividades incluem vivências musicoterapêuticas e oficinas de montagem de portfólio artístico, promovendo a inclusão e o desenvolvimento de habilidades técnicas e terapêuticas. As inscrições podem ser feitas CLICANDO AQUI.
A primeira atividade, "Vivência Musicoterapêutica para Pessoas da Terceira Idade", será conduzida por Josie Sombra e Marta Carvalho. O momento utilizará elementos musicais como ritmo, melodia e harmonia em dinâmicas de grupo. A oficina ocorrerá na Escola Pública de Música da Vila das Artes, na rua Capitão Gustavo - 3552, na segunda-feira, 22 de julho, das 15h às 17h, e no Centro Cultural Belchior, Rua Pacajus - 123, na quarta-feira, 31 de julho, no mesmo horário.
Para os músicos que buscam aprimorar sua apresentação profissional, Claudine Albuquerque ministrará o "Workshop de Montagem de Portfólio Artístico".
Nesta oficina, os participantes aprenderão a reunir seus melhores trabalhos de forma textual e visual, aumentando suas chances de conseguir patrocínios. O workshop acontecerá no Centro Cultural Belchior, na quinta-feira, 25 de julho, das 14h às 18h.
Por fim, a "Vivência Musicoterapêutica Informativa para Professores de Música", com Glairton Santiago, abordará estratégias didáticas inclusivas no ensino de música, focando na adaptação metodológica para Pessoas Com Deficiência. A oficina teórico-vivencial ocorrerá na Escola Pública de Música, na segunda-feira, 29 de julho, das 14h às 17h.
Serviço
Vivência Musicoterapêutica para Pessoas da Terceira Idade
Facilitadoras: Josie Sombra e Marta Carvalho
Datas e Locais:
Escola Pública de Música - 22 de julho, 15h às 17h / Centro Cultural Belchior - 31 de julho, 15h às 17h
Workshop de Montagem de Portfólio Artístico
Facilitadora: Claudine Albuquerque
Data: 25 de julho
Horário: 14h às 18h
Local: Centro Cultural Belchior
Vivência Musicoterapêutica Informativa para Professores de Música
Facilitador: Glairton Santiago
Data: 29 de julho
Horário: 14h às 17h
Local: Escola Pública de Música
Formulário para inscrição: AQUI
Instituto Cultural Iracema: Confira a programação para sexta (19/07) e domingo (21/07)
Shows de Reggae, Hip e Hop, e Brega estão entre as atrações
Fortaleza será palco de diversos eventos musicais e culturais nesta sexta (19/07) e domingo (21/07). A agenda gratuita, realizada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI), faz parte da programação do mês de férias na Capital cearense.
Nesta sexta-feira (19/07), no Mercado dos Pinhões, a partir das 18h, o "Brega Night" recebe Zeza dos Teclados. A cantora e tecladista fortalezense tem conquistado o público com uma voz marcante e talento nos teclados, além da trajetória de luta pela inclusão trans na indústria musical. Na sequência, das 20h às 21h30, a Banda Paulo Roberto e Matéria Prima entram em cena. Liderada pelo presidente do Instituto Brega do Brasil, conhecido como o "Rei do Brega Chique", os artistas prometem um show repleto de clássicos.
No domingo (21/07), o Parque Rachel de Queiroz receberá as atividades do Fortaleza Hip Hop Festival, das 16h às 21h30. A iniciativa é uma celebração das danças urbanas, com competições de dança, discotecagem e shows de rap. A programação inclui as batalhas competitivas de Open Style Feminino, Open Style Dupla e a batalha de Breaking 1 vs 1, além da festa Soul a Gosto, com o melhor do Groove, House, Disco e Funky, idealizada pelo DJ William.
Já no Anfiteatro da Beira-Mar, a partir das 18h30, o público poderá conferir as apresentações de Divas do Reggae, um coletivo de artistas mulheres que representam a cena reggae local. Representada por Carú Lina, Roberta Kaya e Afrodite, o grupo entrega repertório autoral e também grandes clássicos da música nacional e jamaicana. Carlinhos Nação também participará do evento com sucessos como "Sentimento Bom", que conta com quase 15 milhões de acessos no Spotify.
Serviço:
Apresentações - Brega Night
Data: 19/07 (sexta-feira)
Local: Mercado dos Pinhões - (Praça Visconde de Pelotas, S/N - Centro)
Horário: 18h às 20h (Zeza dos Teclados)
20h às 21h30 (Banda Paulo Roberto e Matéria Prima)
Apresentações - Fortaleza Hip Hop Festival
Data: 21/07 (domingo)
Horário: 16h às 21h30
Local: Parque Rachel de Queiroz (Rua Edgar Falcão - Presidente Kennedy)
Apresentações - Shows Divas do Reggae e Carlinhos Nação & The Reggae Band
Data: 21/07 (domingo)
Horário: A partir das 18h30
Local: Anfiteatro da Beira-Mar (Avenida Beira-Mar, 3620 - Meireles)
Centro Cultural Belchior recebe banda Miss Rock neste sábado (20/07)
Repertório trará o melhor do Rock Pop nacional e internacional
No próximo sábado (20/07), o Centro Cultural Belchior será palco de uma noite repleta de Hard & Classic Rock com a apresentação da banda cearense Miss Rock. Desde 2019, os artistas trazem em sua essência o estilo rock n' roll. No repertório, com a voz inconfundível da vocalista Samara Lopes, a banda apresenta tributos às grandes divas e bandas do rock e pop, tais como: Madonna, Roxette, Bonnie Tyler, Amy Winehouse, Cyndi Lauper, Adele, Evanescence, Heart, The Cranberries, Pink, Lady Gaga, 4 Non Blondes, Tina Turner, Rihanna, Alanis Morissette, Pitty, Marina Lima, Rita Lee e Paula Toller.
Férias no Centro Cultural Belchior
No mês de julho, o Centro Cultural Belchior contará com uma programação diversificada. Entre as atividades, destacam-se oficinas, palestras e eventos musicais. O equipamento é aberto ao público e funciona de terça a sábado, das 9h às 21h, na Rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema.
Serviço
Data: 20 de julho
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Centro Cultural Belchior
Atração: Banda Miss Rock
Endereço: Rua dos Pacajus, 123 - Praia de Iracema
Casa Barão de Camocim recebe a Exposição "Tem Cor, Tem Traço, Tem Corte", nesta sexta-feira (19/07)
A iniciativa promove uma imersão pela arte da tatuagem e ficará exposta até o dia 31 de agosto
A exposição "Tem Cor, Tem Traço, Tem Corte”, que celebra a arte da tatuagem, trazendo a criatividade de mulheres e pessoas LGBTQIAPN+ atuantes na área, será aberta ao público nesta sexta-feira (19/07), às 16h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (Rua General Sampaio, nº 1632 - Centro).
A abertura da exposição contará com visita guiada pelos próprios artistas com o objetivo de proporcionar ao público um espaço de reflexão e celebração da diversidade. O momento contará também com um intérprete em Libras e, nos demais dias, a tradução será exibida em uma televisão exposta no local, facilitando a acessibilidade para todos.
Na mostra, os visitantes são convidados a mergulhar no universo multifacetado das tatuagens, revelando como as artistas utilizam cores vibrantes, traços precisos e cortes significativos para contar histórias pessoais, desafiar normas culturais e redefinir os limites da autoexpressão.
Serviço
Exposição “Tem Cor, Tem Traço, Tem Corte”
Abertura: 19/07 (sexta-feira)
Horário: 16h
Período: até 31 de agosto
Visitação guiada com artistas e intérprete de Libras
Exposição: Terça a sexta-feira, de 10h às 17h; Sábados, de 10h às 16h
Local: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim
Rua General Sampaio, nº 1632 - Centro)
Entrada Gratuita
Escola Pública de Artes Visuais promove oficina de Desenho Básico e Experimental com Amanda Oliveira
Inscrições abertas de 04 a 11 de julho
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes abre inscrições para a oficina "Linha não tem nome: desenho básico e experimental", com a arte educadora Amanda Oliveira. O curso, que ocorrerá de 15 a 23 de julho, das 14h às 17h, é destinado a maiores de 12 anos e visa explorar as potencialidades do desenho como forma de expressão artística.
Inscreva-se AQUI
Resultado
A oficina propõe um mergulho na investigação do desenho como um espaço fundamental para processos criativos. Amanda Oliveira, com experiência em arte-educação e práticas experimentais de desenho, guiará os participantes na exploração das transitividades da linha e do gesto, promovendo uma fruição poética distinta.
A educadora é licenciada em Artes Visuais pelo IFCE e residente em Fortaleza, possui uma vasta trajetória em projetos educativos e museológicos. Como artista visual, seu trabalho transita entre rabiscos e pinturas que se aproximam da natureza e abstrações. Amanda também foi um dos destaques no 74º Salão de Abril e possui vasta experiência em oficinas e exposições.
Escola Pública de Artes Visuais realiza laboratório de iniciação e experimentação artística em tatuagem
Inscrições abertas de 05 a 11 de julho
Instituto Cultural Iracema promove Viradinha Cultural com atividades gratuitas na próxima sexta-feira (19)
As inscrições vão até dia 12/07
Instituto Iracema divulga programação cultural do fim de semana (12 a 14 de junho)
Literatura, rock e grandes nomes da música nacional fazem parte das atividades
As atividades culturais das férias começam na sexta-feira (12/07) e se estendem até domingo (14/07), oferecendo uma diversidade de atrações. A Feira Literária de Artistas Independentes do Ceará (FLICE) abre a programação na sexta (12/07) e sábado (13/07), a partir das 14h, no Ccbel. O evento contará com lançamentos de livros, oficinas literárias e rodas de conversa, celebrando a literatura local e incentivando a produção independente.
Ainda na sexta-feira (12/07), a partir das 18h30, a Banda Renegados sobe ao palco do Centro Cultural Belchior. Conhecida por suas performances e repertório de rock variado, a banda promete agitar a noite com muita música e diversão. Já no sábado (13/07), também a partir das 18h30, será a vez das bandas Garotos da Capital e Verminosos se apresentarem em um evento especial dedicado ao rock. Ambas as bandas têm um histórico de homenagens a grandes nomes do rock nacional, com destaque para os clássicos dos Titãs.
No domingo (14/07), a programação se desloca para o Anfiteatro da Beira-Mar, onde Marcus Caffé e George Israel farão uma apresentação conjunta a partir das 17h. O show promete um mix de sucessos do rock nacional e influências musicais diversas, uma experiência interativa para o público. George Israel, ex-integrante do Kid Abelha, trará ao palco sua bagagem e repertório dos anos 80 como Cazuza, Tim Maia e grandes nomes. Enquanto Marcus Caffé encerrará a noite com muita Música Popular Brasileira (MPB), resultando em uma combinação perfeita para encerrar o fim de semana com chave de ouro.
Serviço
Feira Literária de Artistas Independentes do Ceará (FLICE)
Local: Centro Cultural Belchior
Datas: 12 e 13 de julho
Horário: A partir das 14h
Show com Banda Renegados
Local: Centro Cultural Belchior
Data: 12 de julho
Horário: A partir das 18h30
Show com Garotos da Capital e Verminosos
Local: Centro Cultural Belchior
Data: 13 de julho
Horário: A partir das 18h30
Show com Marcus Caffé e George Israel
Local: Anfiteatro da Beira-Mar Data: 14 de julho
Horário: A partir das 17h
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes realiza, de 15 a 19 de julho, o laboratório de "Iniciação e Experimentação Artística em Tatuagem" com a artista e educadora Sarah Nastroyanni. O curso, que ocorrerá das 09h às 12h, é destinado a maiores de 18 anos e iniciantes interessados.
Inscrições AQUI
Resultado AQUI
As inscrições estarão abertas de 05 a 11 de julho. As vagas são limitadas, e os selecionados serão informados por e-mail no dia 12 de julho. O laboratório, intitulado "Gravura sobre pele - Iniciação e Experimentação Artística em Tatuagem", é uma proposta com o objetivo de introduzir os participantes à técnica artística da tatuagem. Sarah Nastroyanni, com seu extenso conhecimento em modificação corporal e suas performatividades, conduzirá os alunos por um caminho de descoberta e prática artística, utilizando tanto a máquina de bobina quanto a técnica de handpoke.
O Instituto Cultural Iracema (ICI) promove a Viradinha Cultural – Férias na Vila 2024 no dia 19 de julho, na Vila da Artes. O evento marca o encerramento das atividades de férias da Escola de Teatro da Vila das Artes e contará com oficinas, brincadeiras, contação de histórias, exibições de cinema e show, das 9h às 18h, para todas as idades. As inscrições devem ser realizadas até o dia 12 de julho pelo site do ICI. Toda a programação é gratuita.
Dentre as atividades estão "Brincadeiras Aquáticas" para crianças e adolescentes, "Desenhar é Inventar" para jovens, e arteterapia voltada para mulheres. Além disso, o público poderá participar de atividades livres como roda de histórias e assistir à exibição de curtas-metragens de animação. A partir das 15h, a Viradinha terá shows de artistas locais, trazendo música e animação para encerrar o dia.
Programação
BRINCADEIRAS AQUÁTICAS - CURUMINS
Ministrante: Lana Furtado
Período de realização: 19 de julho
Horário: 09h
Público-alvo: crianças de 07 a 12 anos
Número de vagas: 20
Inscrições: clique aqui
BRINCADEIRAS AQUÁTICAS - ADOLESCENTES
Ministrantes: Izabela Wégila e Edivaldo Batista
Período de realização: 19 de julho
Horário: 10h30
Público-alvo: adolescentes de 13 a 15 anos
Número de vagas: 20
Inscrições: clique aqui
OFICINA DESENHAR É INVENTAR
Ministrante: Ailton Santana
Período de realização: 19 de julho
Horário: 09h30 às 11h30
Público-alvo: jovens e adolescentes, a partir de 12 anos
Número de vagas: 20
Inscrições: clique aqui
OFICINA DE ARTETERAPIA PARA MULHERES
Tema : Diálogo através da expressão da linguagem por meio da Arteterapia
Ministrante: Tereza Stela Pontes de Mendonça (CRP 11/13364)
Período de realização: 19 de julho
Horário: 10h às 11h30
Público-alvo: Mulheres adultas
Número de vagas: 20
Inscrições: clique aqui
OFICINA RITMO E MOVIMENTO NO CORPO BRINCANTE
Ministrante: Rodrigo Claudino
Período de realização: 19 de julho
Horário: 14h
Público-alvo: Oficina Livre para todos os públicos
Número de vagas: 20
Inscrições: clique aqui
OFICINA DE SLIME
Ministrante: Talita Almeida
Inscrição: por ordem de chegada até esgotar as vagas
Período de realização: 19 de julho
Horário: 15h
Inscrições por ordem chegada
ATIVIDADES LIVRES
RODA DE HISTÓRIAS
Ministrantes: Izabela Wégila e Edivaldo Batista
Período de realização: 19 de julho
Horário: 09h30
SIRI-ARÁ CONTOS DE UM SIRI PERIFÉRICO
Ministrantes: Klebson Alberto e Lara Leôncio
Período de realização: 19 de julho
Horário: 10h30
EXIBIÇÃO - CURTAS METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Período de realização: 19 de julho
Horário: 13h
Ementa: Exibição dos curtas de animação produzidos pela primeira turma de animação e projetos do “Fortaleza Anima 2023
SHOWS - A partir das 15h
Era uma vez - com Priscila Nunes, Daniel franco e Jadiel Lucas
Samba pra Inaê - Izabela Wégila
Pagode Pedra 90
FEIRAS DAS ARTES DA VILA
A partir das 13h
Delícias gastronômicas, artesanato, acessórios e muito mais!
Serviço
Viradinha Cultural – Férias na Vila 2024
Data: 19 de julho de 2024
Horário: 09h às 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221)
Inscrições: Até 12 de julho no site www.institutoiracema.com.br
Entrada: Gratuita
Escola Pública de Audiovisual lança Programa de Formação em Curadoria em parceria com Casa Amarela e Cinema do Dragão
As inscrições vão de 08/07 a 21/07
A Escola Pública de Audiovisual, em colaboração com a Casa Amarela Eusélio Oliveira da Universidade Federal do Ceará e o Cinema do Dragão, lança o programa Percursos Curatoriais e Laboratório de Curadoria Audiovisual. A formação visa capacitar 20 estudantes em curadoria e programação audiovisual, com início previsto para agosto de 2024.
O Percursos Curatoriais é uma iniciativa que reúne três importantes instituições culturais e educacionais, oferecendo um curso que combina módulos teóricos e práticos. A proposta é desenvolver competências em curadoria, desde os fundamentos teóricos até estratégias de acessibilidade e engajamento comunitário, preparando os participantes para criar e gerir mostras de cinema inovadoras.
Um dos diferenciais é a reserva de 50% das vagas para ações afirmativas, garantindo diversidade e inclusão entre os selecionados. As inscrições estarão abertas de 08/07 até 21/07. A seleção será realizada em etapa única, que envolve a habilitação das inscrições com avaliação da carta de intenção e do vídeo, no período de 22 a 26 de julho.
Ao longo do curso, os estudantes terão a oportunidade de aprender com profissionais experientes e participar de atividades práticas que culminarão na criação de 20 mostras de cinema.
PERCURSOS CURATORIAIS - VILA/CASA/CINEMA
Fruto de uma parceria entre a Casa Amarela, a Vila das Artes e o Cinema do Dragão, o programa une as experiências consolidadas de formação da Casa Amarela Eusélio Oliveira e da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, que em 2024, criou o Laboratório de Crítica e Curadoria. Agora, tal laboratório ganha novos contornos focando-se na formação em curadoria para cinema e expandindo seu alcance.
Por sua vez, o Cinema do Dragão, conhecido por sua prática curatorial avançada e capacidade de formação de público, enriquece o projeto ao garantir um debate qualificado sobre programação cinematográfica. Além disso, o Cinema do Dragão já realizou três edições virtuais do programa Percursos Curatoriais trazendo conceituados pesquisadores e curadores brasileiros de cinema para discutir o estado da atividade curatorial no Brasil.
Serviço
Programa Percursos Curatoriais e Laboratório de Curadoria Audiovisual
Instituições Parceiras: Escola Pública de Audiovisual, Casa Amarela Eusélio Oliveira (UFC) e Cinema do Dragão
Início do Curso: Agosto de 2024
Número de Vagas: 20 (50% reservadas para ações afirmativas)
Prazo para Inscrição: 08 a 21 de julho
Instituto Cultural Iracema realiza oficina de bordado com Luíza Helena Amorim na Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes
Inscrições abertas de 08 a 11 de julho
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes está com inscrições abertas para a oficina "Iniciação ao curso de bordado", ministrada por Luíza Helena Amorim. As aulas acontecerão de 15 a 19 de julho, das 13h às 17h, no quintal da Casa do Barão de Camocim.
Resultado aqui
Destinada a jovens a partir de 14 anos, a oficina tem como objetivo introduzir os participantes às técnicas básicas de bordado, promovendo não apenas o desenvolvimento técnico, mas também a valorização dessa forma de expressão artística. Luíza Amorim, além de artista visual e bordadeira, também é curadora, educadora museal e arte-educadora.
Formada em jornalismo e história, com mestrado em História Social, a artista possui uma rica trajetória profissional. Suas obras fazem parte do acervo do Minimuseu Firmeza e suas oficinas abordam temas variados, como arte, bordado, patrimônio e a história das mulheres artistas no Ceará.
Serviço
Período: 15 a 19 de julho
Horário: 13h às 17h
Local: Quintal da Casa do Barão de Camocim (Entrada pela Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro)
Público-alvo: A partir de 14 anos
Período de inscrição: 05 a 11 de julho de 2024
E-mail às pessoas selecionadas: 12 de julho
Instituto Cultural Iracema realiza oficina de Parada de Mão com circense Edmar Cândido
Inscrições acontecem por ordem de chegada
A Escola Pública de Circo da Vila das Artes está com inscrições abertas para a oficina "Parada de Mão", que será ministrada pelo circense Edmar Cândido. Com o objetivo de introduzir os fundamentos básicos da prática de equilíbrio em mãos, a oficina será realizada nos dias 15, 17, 19, 22, 24, 26 e 29 de julho, sempre das 09h às 11h.
As inscrições para atividade acontecem por ordem chegada de forma presencial na Vila das Artes. A atividade é destinada a jovens adultos e contará com a participação de quinze selecionados, que serão orientados em atividades individuais, duos e coletivas, trabalhando aspectos corporais, sensoriais e a relação do movimento invertido com o espaço.
Edmar Cândido, o ministrante da oficina, é um artista circense formado pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará e pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro. Representante legal da Artelaria Produções, Edmar também é formado pelo Curso Técnico em Dança do SENAC/Porto Iracema das Artes e atualmente está se formando em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá.
Serviço
Oficina de Parada de Mão
Ministrante: Edmar Cândido
Período de realização: 15, 17, 19, 22, 24, 26 e 29 de julho
Horário: 09h às 11h
Público-alvo: Jovens adultos
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221)
Instituto Cultural Iracema abre oficina de "Práticas de Equilíbrio para Composição Cênica"
Inscrições acontecem por ordem de chegada
A Escola Pública de Circo da Vila das Artes convida para a oficina "Práticas de Equilíbrio para Composição Cênica", que será ministrada pela artista Sarah Nastroyanni. Voltada para jovens adultos, a oficina ocorrerá nos dias 15, 17, 19, 22 e 24 de julho, em formato presencial, das 14h às 18h. As inscrições acontecem por ordem de chegada.
Sarah Nastroyanni é uma renomada artista, educadora e pesquisadora, interessada nas interfaces do corpo e da experiência. Atualmente, cursa Licenciatura em Teatro no IFCE e possui Registro Profissional como contorcionista, além de certificação para trabalho em alturas conforme NR-35. A oficina é uma estratégia pedagógica que estimula desde a sensibilização da pele até a prática da composição cênica, promovendo a criação, a crítica e a autonomia na prática artística.
Serviço
Instituto Cultural Iracema promove oficina de "Práticas de Equilíbrio para Composição Cênica"
Período de realização: 15, 17, 19, 22 e 24 de julho
Horário: 14h às 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de maio, 121)
Cerimônia de encerramento do 75º Salão de Abril é realizada nesta terça-feira (02/07)
Evento é gratuito e ocorrerá no Centro Cultural Casa Barão de Camocim
Escola Pública de Música de Fortaleza adia Aula Magna por questões de ordem técnica
Na próxima terça-feira (02/07), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), promove a cerimônia de encerramento do 75º Salão de Abril. O evento será realizado às 18h, no Centro Cultural Casa Barão de Camocim.
A mostra do 75º Salão de Abril, realizada no dia 01 de abril, reuniu 38 artistas selecionados, além de homenagem especial ao renomado artista Descartes Gadelha, que completou 80 anos. Durante os três meses de exibição, o evento apresentou uma diversidade de obras, incluindo instalações, fotografias, pinturas, ilustrações e performances, destacando-se como uma das mostras mais importantes do cenário cultural nacional.
Elenilton Jorge, diretor presidente do Instituto Cultural Iracema, destacou a importância do evento. "O Salão de Abril há sete décadas enaltece a diversidade cultural nordestina. Este ano, estamos muito honrados de poder homenagear Descartes Gadelha, cuja obra expressionista continua a encantar e emocionar o público," pontuou.
Salão de Abril
O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.
Ao longo de décadas de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.
Homenagem a Descartes Gadelha
Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.
Serviço
Cerimônia de encerramento do 75º Salão de Abril é realizada nesta terça-feira
Data: 02 de julho (terça-feira)
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim (Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
O Complexo Vila das Artes informa que, por questões de ordem técnica, a Aula Magna da Escola Pública de Música de Fortaleza, programada para ocorrer nesta sexta-feira (07/06), foi adiada. A nova data do evento, que marcará o início das atividades letivas para os novos estudantes do Curso de Formação Básica em Música, será divulgado em breve nas redes sociais da Vila das Artes.
A Escola Pública de Música de Fortaleza, localizada na Rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora, é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes. O equipamento público é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Agradecemos a compreensão e esperamos contar com a presença de todos em breve, na nova data a ser divulgada.
Instituto Cultural Iracema divulga resultado final dos estudantes selecionados para a Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes
O período de matrícula ocorre de 20 a 24 de maio de 2024
O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulga, nesta sexta-feira (17/05), o resultado final dos 627 estudantes selecionados para o Curso de Formação Básica em Música da Escola Pública de Música de Fortaleza. O período de matrícula ocorre de 20 a 24 de maio de 2024.
O candidato(a) selecionado(a), deverá comparecer pessoalmente à Vila das Artes Anexo (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza) para assinatura do Termo de Compromisso apresentando os seguintes documentos:
Ficha de matrícula (disponibilizada na secretaria da Vila das Artes Anexo -
Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza, CE)
RG do candidato ou representante legal (cópia e original) (pai ou da mãe ou
do responsável, se menor de idade);
Comprovante de endereço ou declaração de residência (cópia e original);
Comprovante de matrícula em escola de ensino formal (cópia e original), em
caso de menor de idade, ou Certificado de Conclusão no ensino fundamental ou
médio, em caso de maior de idade;
Comprovante de renda familiar (cópia e original);
Laudo médico para crianças e adolescentes com situações de saúde
específicas (autismo, síndromes etc) (cópia e original).
A apresentação da documentação é de responsabilidade da pessoa selecionada, e a existência de qualquer irregularidade ou a não apresentação, resultará na desclassificação. O não comparecimento do aluno(a) dentro do prazo será interpretado como desistência, perdendo a(o) estudante a possibilidade de matrícula.
O preenchimento das vagas são para as turmas de Instrumento Musical (Baixo elétrico, Bateria /Percussão, Clarinete/Fagote, Flauta transversal, Guitarra, Piano, Violão (6 cordas), Violão (7 cordas), Violino/Viola, Violoncelo/Baixo Acústico) e Canto (Canto erudito, Canto popular, Musicalização infantil através do canto). Os Cursos têm a duração de 3 (três) anos e promovem o desenvolvimento artístico e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos na cidade, incentivando a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical.
As aulas são realizadas entre segunda e sexta-feira, com turmas pela manhã, tarde e noite, unicamente de forma presencial. O processo de formação será dividido em duas turmas: nível introdutório e básico. O nível introdutório é destinado àqueles que não têm experiência musical, onde os estudantes recebem formação prática no instrumento musical de sua preferência, além de cursar a disciplina de laboratório coral (obrigatória). Já o básico é para os alunos com alguma familiaridade musical, nele são ofertadas aulas práticas do instrumento escolhido, além de teoria e percepção musical
(obrigatória).
Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes
A Escola Pública de Música de Fortaleza, localizada na localizada na Rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora, é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes. O equipamento público é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Serviço
Divulgação resultado final e período de matrícula para estudantes selecionados para a Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes
Matrícula: 20 a 24 de maio de 2024
Local: Vila das Artes Anexo (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza, CE)
Documentação: https://drive.google.com/file/d/1k4tGcGdMoXnVeD6kFv4JBCutwVkT0iuu/view )
Aditivo - Cronograma Atualizado: https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_37947390debf4c8bbeab8c57aed11f85.pdf
Cultura à Beira-Mar celebra o Dia das Mães com noite especial
Franklin Dantas e Zé da Zefa são as atrações do evento
O Instituto Cultural Iracema (ICI) promove, em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), neste domingo (12/05), no Anfiteatro da Beira-Mar, uma celebração especial em homenagem ao Dia das Mães. A partir das 18h, a programação artística transformará a paisagem da orla da capital em um verdadeiro palco de arte, música e entretenimento.
O renomado tenor Franklin Dantas promete encantar a plateia com sua voz lírica inconfundível. O artista, que possui uma sólida carreira nacional e internacional, apresentará um repertório diversificado que inclui cantatas de Bach e outras peças clássicas.
Em seguida, a banda Zé da Zefa, conhecida antes como Dona Zefa, assumirá o palco levando os espectadores a uma viagem pelos diversos ritmos e estilos da cultura nordestina e mundial. O vocalista Zé Cazado destaca a proposta da banda de mesclar o erudito com o popular, resultando em um repertório eclético que vai desde o autêntico forró pé de serra até ritmos como tango, bolero e samba.
Sobre o Cultura à Beira-Mar
O Cultura à Beira-Mar é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), que promove a ocupação de Fortaleza por meio de apresentações artísticas de diferentes gêneros, como música, teatro e circo.
Serviço
Cultura à Beira-Mar - especial Dia das Mães
Data: 12/05 (domingo)
Horário: 18h
Local: Anfiteatro da Beira-Mar
Atrações:
Tenor Franklin Dantas
Banda Zé da Zefa
Instituto Cultural Iracema (ICI) promove “Brega Night” com Carlos André e Alípio King Martins, nesta sexta-feira (10/05)
Silvino Neves comanda a apresentação do evento no palco do Mercado dos Pinhões
O Instituto Cultural Iracema (ICI) realiza, nesta sexta-feira (10/05), a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões, o "Brega Night", evento gratuito que contará com os shows de Carlos André e Alípio King Martins, personagem criado pelo músico, compositor e produtor musical: Paulo Rossi.
A noite festiva acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e será conduzida pelo apresentador do famoso programa “Clube do Brega”, Silvino Neves. Conhecido pelos quadros "Pediu Ouviu" e "Trem dos Cornos", Silvino vai colocar uma pitada a mais de alegria à festa.
A principal atração musical da noite, Carlos André, é cantor e compositor desde a década de 60. O artista é uma referência no estilo musical brega. Com sucessos inesquecíveis como "Se meu amor não chegar", "Janira", "Na parede da paixão" e "Amando gostoso", Carlos André conquistou gerações.
Quem curte brega conhece de cor os versos de "Ela é americana, da América do Sul. Eu amo uma americana. Ela é bacana e linda pra chuchu". Por isso, para agitar ainda mais a noite, Paulo Rossi, cover do saudoso Alípio Martins, cantará esse e outros sucessos que marcaram época: "Garota", "Vem me amar" e "Eu quero é gozar a vida com você".
O Brega Night é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O evento tem o objetivo de valorizar um dos gêneros musicais brasileiros mais tocados desde a década de 80. “O brega além de ser uma expressão artística, é parte integrante de nossa identidade cultural, especialmente aqui no Nordeste. É uma honra trazer grandes nomes para celebrar e valorizar esse estilo que emociona tanta gente. O brega não só manifesta sentimentos, mas conta histórias de amor e de vida. É uma forma de arte que alcança pessoas de todas as idades”, enfatizou Elenilton Jorge, presidente do ICI.
Serviço
Brega Night
Data: 10/05
Local: Mercado dos Pinhões
Horário: 19h
Atrações: Silvino Neves, Carlos André e Alípio King Martins.
Entrada gratuita
Homenagem ao Choro tem programação especial em Fortaleza durante três dias
O Conjunto Época de Ouro encerrou a série de shows em homenagem ao ritmo brasileiro
O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, foi celebrado por músicos e fãs com shows gratuitos, durante três dias, na capital cearense. Organizada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI) e pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a festa fez parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade e reuniu talentos do gênero musical tão amado pelos brasileiros.
A programação especial foi realizada em vários pontos da cidade, iniciando na sexta-feira (26), com apresentações de Luiz José e convidados especiais no Mercado dos Pinhões. No sábado (27) e domingo (28), o Largo da Feirinha da Beira-Mar também virou palco do estilo musical.
No sábado (27), a Roda de Choro Iracema, composta por Pablo Fagundes, Marco Poingt, Tauí Castro e Carlinhos Patriolino, cativou a plateia com clássicos e muito talento. Ao final do evento, Samuel Rocha e o Choro de Varanda trouxeram um encerramento memorável, deixando todos com um gostinho de quero mais. Falando sobre a importância do Choro e da iniciativa, o músico Tauí Castro destacou: "o Choro é parte fundamental da nossa cultura brasileira e é vital preservar e promover essa tradição. Eventos como este são essenciais para manter viva nossa herança musical".
"É gratificante ver o apoio do poder público a eventos culturais como este. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e a construção de uma sociedade mais rica e diversa", frisou o músico Carlinhos Patriolino.
O encerramento do evento, no domingo (28/04), foi marcado pela apresentação do grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e pelo show do Conjunto Época de Ouro, que emocionou o público com sua interpretação singular do ritmo brasileiro.
David Calandrine, assessor da Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes, ressaltou a importância da participação dos estudantes da instituição no evento. "É uma oportunidade única para os nossos alunos vivenciarem a atmosfera de um evento profissional, além de valorizar e perpetuar a tradição do choro em nossa região. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e valoriza a construção de uma sociedade diversa”, enfatizou David.
"Que show maravilhoso. Foi incrível ver músicos tão talentosos reunidos para celebrar o Choro. A energia estava contagiante, moro há 25 anos na Inglaterra e matar a saudade da terrinha ao lado da família com essa programação gratuita, pertinho do mar, foi bom demais", disse Creusa Tompson.
Festival Celebra Fortaleza
Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), para celebrar os 298 anos de Fortaleza.
Festival Celebra Fortaleza realiza programação especial para comemorar o Dia Nacional do Choro
Evento promove apresentações musicais em diversos locais da cidade nos dias 26, 27 e 28 de abril
Homenagem ao Choro tem programação especial em Fortaleza durante três dias
O Conjunto Época de Ouro encerrou a série de shows em homenagem ao ritmo brasileiro
O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, foi celebrado por músicos e fãs com shows gratuitos, durante três dias, na capital cearense. Organizada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI) e pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a festa fez parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade e reuniu talentos do gênero musical tão amado pelos brasileiros.
A programação especial foi realizada em vários pontos da cidade, iniciando na sexta-feira (26), com apresentações de Luiz José e convidados especiais no Mercado dos Pinhões. No sábado (27) e domingo (28), o Largo da Feirinha da Beira-Mar também virou palco do estilo musical.
No sábado (27), a Roda de Choro Iracema, composta por Pablo Fagundes, Marco Poingt, Tauí Castro e Carlinhos Patriolino, cativou a plateia com clássicos e muito talento. Ao final do evento, Samuel Rocha e o Choro de Varanda trouxeram um encerramento memorável, deixando todos com um gostinho de quero mais. Falando sobre a importância do Choro e da iniciativa, o músico Tauí Castro destacou: "o Choro é parte fundamental da nossa cultura brasileira e é vital preservar e promover essa tradição. Eventos como este são essenciais para manter viva nossa herança musical".
"É gratificante ver o apoio do poder público a eventos culturais como este. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e a construção de uma sociedade mais rica e diversa", frisou o músico Carlinhos Patriolino.
O encerramento do evento, no domingo (28/04), foi marcado pela apresentação do grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e pelo show do Conjunto Época de Ouro, que emocionou o público com sua interpretação singular do ritmo brasileiro.
David Calandrine, assessor da Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes, ressaltou a importância da participação dos estudantes da instituição no evento. "É uma oportunidade única para os nossos alunos vivenciarem a atmosfera de um evento profissional, além de valorizar e perpetuar a tradição do choro em nossa região. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e valoriza a construção de uma sociedade diversa”, enfatizou David.
"Que show maravilhoso. Foi incrível ver músicos tão talentosos reunidos para celebrar o Choro. A energia estava contagiante, moro há 25 anos na Inglaterra e matar a saudade da terrinha ao lado da família com essa programação gratuita, pertinho do mar, foi bom demais", disse Creusa Tompson.
Festival Celebra Fortaleza
Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), para celebrar os 298 anos de Fortaleza.
O Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, marca o nascimento do lendário Pixinguinha, e também ressalta a história e a emoção envolvidas nesse gênero musical tão amado. Para celebrar a data, o Instituto Cultural Iracema (ICI) e Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promovem a primeira Semana do Choro de Fortaleza, dos dias 26 a 28 de abril, com uma programação especial em vários locais da Capital.
A programação, que faz parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade, começa na sexta-feira (26/04), no Mercado dos Pinhões, às 18h, com um show de Luiz José e convidados especiais. Em paralelo, às 18h, no Centro Cultural Belchior, Luizinho Calixto apresentará seu show.
Já no sábado (27/04) e domingo (28), a programação inicia a partir das 17h, no espigão do Náutico. No sábado, as apresentações ficam por conta da Roda de Choro Iracema com Pablo Fagundes, Marco Poingt, Carlinhos Patriolino e Samuel Rocha e Choro de Varanda , que encerram a programação do dia. O domingo (28/04) fica por conta do Grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e Conjunto Época de Ouro, que vem direto do Rio de Janeiro.
Confira a programação completa:
26/04 (sexta-feira)
18h - Luiz José e convidados - Mercado dos Pinhões
18h - Luizinho Calixto - CCBEL
27/04 (sábado) - Largo da Feirinha da Beira Mar
17h - Roda de Choro Iracema convida Pablo Fagundes (DF), Marco Poingt (França) e Carlinhos Patriolino
18h - Samuel Rocha e Choro de Varanda
28/04 (domingo) - Largo da Feirinha da Beira Mar
17h - Grupo de Choro da Escola de Música de Fortaleza
18h - Conjunto Época de Ouro
Serviço
Primeira Semana do Choro de Fortaleza
Locais: CCBEL, Largo da Beira Mar e Escola Pública de Música de Fortaleza
Data: 26 a 28 de abril
Programação Gratuita
Centro Cultural Belchior recebe a exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"
Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público
Festival Celebra Fortaleza: Aterrinho da Praia de Iracema recebe Preta Gil e Vanessa da Mata para a comemoração dos 298 anos da cidade
Mês de abril terá programação cultural especial em alusão ao aniversário de Fortaleza
Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público
O Centro Cultural Belchior (Ccbel) apresenta, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Ecocult, a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva”. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, com apresentação da exposição e coquetel para os visitantes.
O evento, que faz parte da programação do mês de aniversário de Fortaleza por meio do Festival Celebra, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), terá a presença de Garcia, artista integrante da Escola do Pirambu, de Hélio Rôla e Gilberto Brito, criadores do Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, atuante nas décadas de 1970 e 1980.
A exposição segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h. A programação da exposição prevê ainda a realização de um seminário e o lançamento de um catálogo bilíngue com documentos históricos e textos de pesquisadores e críticos de arte.
Serão, ao todo, 20 obras de autoria de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), primeiros discípulos do artista Chico da Silva. A curadoria é de Flávia Muluc, com assistência de Jorge Silvestre. As obras pertencem ao acervo do artista Hélio Rôla.
Segundo a curadora Flávia Muluc, o objetivo é evidenciar a singularidade que representa a Escola do Pirambu nas Artes Visuais do Brasil. "Mais do que uma apresentação das obras, a ideia é que a exposição seja um espaço de encontros, diálogos e descobertas, atualizando o pensamento sobre o fenômeno que é a Escola do Pirambu de Chico da Silva", explica Flávia.
A exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva" é uma realização do Instituto Ecocult, com apoio do IX Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor (Lei Nº 10.432/2015) e apoio institucional da Secultfor, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e do Centro Cultural Belchior. Agradecimentos especiais: Alexandra Mollof Fine Art, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e Pinacoteca do Ceará.
Chico da Silva
Com suas composições fabulares, repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens intrigantes, Chico da Silva revolucionou a arte brasileira, tornando-se um dos primeiros artistas de origem indígena a alcançar destaque nacional e internacional, quando prestigiado com menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966.
Centro Cultural Belchior
O Centro Cultural Belchior é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Festival Celebra
Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) para celebrar os 298 anos de Fortaleza.
Serviço
Exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"
Abertura: sexta-feira (19/04)
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
Visitação: De 19 de abril até 18 de maio de 2024, de terça a sábado, das 14h às 21h.
Gratuito
Instituto Cultural Iracema divulga novas datas para o início das aulas da segunda turma de capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião
Em uma celebração marcada por música, cultura e alegria, a cidade de Fortaleza recebeu na noite do sábado (13/04) um espetáculo à altura de sua história. O Festival Celebra Fortaleza, que faz parte da programação de celebrações dos 298 anos da cidade, trouxe para o Aterrinho da Praia de Iracema as cantoras Preta Gil e Vanessa da Mata, grandes nomes da música brasileira.
A banda Borogodó abriu os festejos com um repertório voltado para o pagode e o samba. O grupo de amigas começou a tocar despretensiosamente em 2010, mas logo conquistou o Nordeste. Em seguida, o grupo Essas Mulheres levou à Praia de Iracema um show que reverencia o protagonismo feminino na música e tocou do samba ao brega.
A cantora Vanessa da Mata subiu ao palco e foi aclamada pelo público. No repertório, a cantora apresentou seu sétimo álbum de estúdio, "Vem Doce", além de cantar seus grandes sucessos como “Vermelho”, "Não Me Deixe Só" e “Tomar um banho de chuva”. A artista emocionou os presentes ao puxar um "parabéns para você”, em homenagem à cidade.
Em entrevista exclusiva ao Instituto Cultural Iracema, a artista contou que se divertiu muito no show, que estava "extremamente feliz" em cantar para o público de forma gratuita. "Eu tenho extrema admiração pelo povo daqui. Não é à toa que eu sou muito bem recebida, porque é recíproco. Eu tenho um carinho, um amor muito grande, eu torço por essa cidade e por esse Estado, e eu acho que as pessoas sentem isso também", declarou a cantora.
Para encerrar a noite, a cantora Preta Gil, com toda sua energia e carisma, animou os fortalezenses com seus hits contagiantes, como "Sinais de Fogo", "Vá Se Benzer" e "Só o Amor", além de apresentar o primeiro single de seu próximo EP, "De Volta ao Sol", marcando seu retorno triunfal aos palcos após enfrentar desafios de saúde.
Preta Gil contou que tem uma relação muito afetiva com Fortaleza e que sua família tem raízes cearenses também. “Queria agradecer a Prefeitura de Fortaleza e ao Instituto Cultural Iracema, dizer que o trabalho de vocês é fundamental para a preservação e para a expansão da cultura e da arte aqui no Ceará. Fico muito feliz em estar aqui, trazida por vocês, que possamos estar juntos em muitas outras oportunidades”, enfatizou a cantora.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito José Sarto destacou a alegria de celebrar a data e anunciou novidades. "São 298 anos, e esta é uma celebração muito especial. O palco hoje é ocupado por mulheres, a banda Borogodó, o grupo Essas Mulheres e as cantoras Vanessa da Mata e Preta Gil. É uma homenagem que a gente faz à Fortaleza das mulheres e às mulheres de Fortaleza. E comemoramos ao longo da semana toda entregando grandes equipamentos para a cidade, inclusive anunciando a criação do museu histórico de Fortaleza, que vai guardar a memória da nossa cidade", afirmou o prefeito.
O titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) Roberto Viana Júnior ressaltou que a festa de aniversário da cidade foi organizada para que a população pudesse curtir com muita segurança e tranquilidade. "E não pode faltar uma boa música, é por isso que a gente está aqui, nessa noite especial, com quatro apresentações de artistas mulheres, celebrando e afirmando a importância dessa classe artística, dessas mulheres, dessa comemoração dos 298 anos de Fortaleza", pontuou.
Festival Celebra Fortaleza
O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.
Durante o mês de abril, o Festival Celebra Fortaleza continuará a oferecer uma programação cultural variada, distribuída por diferentes localidades da cidade, reafirmando o compromisso do Instituto Cultural Iracema em promover arte e cultura para todos.
O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgou, nesta sexta-feira (12/04), novas datas para a realização da formação e capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião pública. Por questões técnicas e reformas internas no prédio do Centro Cultural Belchior (CCBEL), o curso, que será realizado em colaboração com a Zaytec Brasil Serviço de Pesquisa Ltda, ocorrerá no Centro Cultural Belchior (CCBEL), de 22/04 a 25/04, de 14h às 18h.
Informamos que os selecionados serão convocados por e-mail ou telefone pela empresa Zaytec. Os alunos receberão auxílio de transporte e lanches durante as aulas, além do certificado de conclusão de capacitação.
Termo Aditivo de Novas Datas referente ao Edital da nova turma do chamamento público - Clique aqui.
Serviço:
Segunda turma de capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião
Período do curso: 22/04 a 25/04
Horário: 14h às 18h
Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é inaugurada nesta terça-feira (09/04)
Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para 2024
Festival Celebra Fortaleza celebra os 298 anos da capital cearense com shows de Preta Gil, Vanessa da Mata e Altemar Dutra Jr.
As apresentações estão marcadas para sexta-feira (12/04) e sábado (13/04)
Fortaleza completa neste sábado (13/04), seus 298 anos e, para celebrar a data, o Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promove uma programação especial no Festival Celebra Fortaleza.
Para iniciar a programação, teremos nesta sexta-feira (12/04), no Espigão do Náutico, a partir das 18h, os shows da cantora Munique Mendes, que traz um repertório recheado de MPB, e do cantor Altemar Dutra Jr, que apresenta o seu show "O Melhor de Mim", com um repertório de sambas, forrós, boleros, marchinhas de carnaval e clássicos dos anos 90.
No sábado (13/04), ocorre no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 18h, a programação oficial de aniversário da cidade. Realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a programação seguirá com o show da cantora Preta Gil, que traz uma mistura de ritmos em seu repertório, animando o público com canções famosas como “Sinais de Fogo” e “Vá Se Benzer”. Seu último lançamento, “De Volta ao Sol”, traz canções com artistas de renome como Psirico e Thiago Pantaleão.
A cantora Vanessa da Mata também participará da programação trazendo um show com seu último álbum de estúdio, “Vem Doce”, unindo diferentes gêneros da música brasileira, além de cantar seus sucessos dos mais de 20 anos de carreira, como “Amado”, “Boa Sorte” e “Não Me Deixe Só”. Como atração local, o samba estará presente na apresentação do grupo Borogodó e Essas Mulheres, que também têm MPB no repertório.
Festival Celebra Fortaleza
O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.
Serviço:
Festival Celebra Fortaleza
Munique Mendes
Altemar Dutra Júnior
Data: sexta-feira (12)
Horário: 18h
Local: Praça do Náutico
Aniversário de Fortaleza
Grupo Borogodó
Essas Mulheres
Preta Gil
Vanessa da Mata
Data: sábado (13)
Horário: 18h
Local: Aterrinho da Praia de Iracema
Nesta terça-feira, 9, a Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes foi inaugurada. O equipamento fica localizado no Complexo Vila das Artes e tem como objetivo proporcionar oportunidades educacionais para interessados, de todas as idades, em artes visuais no Estado. A cerimonialista e artista Camilly Leycker conduziu a noite que teve na programação o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.
A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.
"É com grande satisfação que testemunhamos a inauguração da Escola das Artes Visuais. Esta ação, parte do compromisso da prefeitura, destaca a importância de investir na cultura como instrumento de mudança. Esse é um espaço vital para nossa comunidade, proporcionando oportunidades e valorizando os artistas locais”, enfatizou Roberto Viana, Secretário de Cultura.
Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora. De acordo com Renê Dias, Coordenador da Escola, serão destinadas 1.000 horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024.
“Estamos vivenciando um momento de grande importância. Desde 2011, trabalhamos arduamente para concretizar este projeto, e agora finalmente estamos vendo isso se tornar realidade. Esta inauguração é emblemática, e em breve, lançaremos um edital com mais de 1200 vagas, promovendo ainda mais oportunidades na área das artes visuais”, destacou Renê.
O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.
"Essa inauguração é um passo significativo para uma área frequentemente subestimada. Ser artista demanda recursos, tanto para materiais quanto para cursos. Esse é um lugar valioso para todos nós", enfatizou a artista Maria Amanda, que prestigiou a cerimonia.
A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades.
O diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, afirma que a inauguração representa um compromisso de investimento no fomento e promoção das artes na Capital. "A Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza representa um marco para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, consolidando o compromisso com a promoção da expressão artística e o enriquecimento da comunidade através das artes visuais", reforçou Elenilton.
Complexo Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.
Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é inaugurada nesta terça-feira (09/04)
O Evento será realizado no Centro Cultural Casa Barão de Camocim e contará com atrações musicais e performances artísticas
O Complexo Vila das Artes celebra, nesta terça-feira, 09/04, às 18h, na Casa Barão de Camocim, a inauguração de mais um equipamento público muito aguardado pela comunidade artística: a Escola Pública de Artes Visuais. A inauguração contará com a cerimonialista e artista Camilly Leycker, o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.
A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.
Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora.
Serão destinadas 1.000 horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024. O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.
A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades.
Segundo Renê Dias, coordenador da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes: "a escola já nasce oferecendo aos alunos de diversas faixas etárias a oportunidade de estudar e aprimorar suas habilidades artísticas. Sua implantação é crucial para o desenvolvimento de artistas e profissionais da cadeia produtiva das artes visuais, contribuindo para a diversidade cultural, crítica e artística da sociedade, com suas experimentações, desconstruções, construções e fortalecimento da linguagem".
O diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, afirma que a inauguração representa um compromisso de investimento no fomento e promoção das artes na Capital. "A Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza representa um marco para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, consolidando o compromisso com a promoção da expressão artística e o enriquecimento da comunidade através das artes visuais", reforçou Elenilton.
Complexo Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.
Serviço
Inauguração da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes
Data: 09/04 (Terça-feira)
Horário: 18h
Gratuito e aberto ao público
Abertura da 75ª edição do Salão de Abril é realizada nesta segunda (01)
Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra que seguirá aberta para visitação gratuita até 29 de junho
Primeira Escola Pública de Música de Fortaleza é inaugurada e lança 627 vagas para estudantes
O equipamento público funcionará de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
O Salão de Abril, uma das maiores mostra de artes visuais de destaque nacional, inaugurou sua 75ª edição, nesta segunda,
1º de abril, com uma homenagem ao renomado artista cearense Descartes Gadelha. Realizado no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, a mostra conta com 38 obras de artistas nordestinos, incluindo uma obra do homenageado. O evento foi marcado pelas performances musicais do cantor Pingo de Fortaleza, Maracatu Solar, o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza e DJ Bruna Queiroz.
O público conferiu instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Ao longo da edição, o Salão de Abril também promoverá atividades como seminários e intervenções artísticas.
Elpídio Nogueira, secretário de Cultura de Fortaleza, ressaltou o papel do Salão de Abril como uma vitrine para artistas emergentes e estabelecidos, além de um marco cultural para a cidade. "414 artistas se inscreveram para participar do Salão de Abril e 38 foram selecionados, isso mostra a força desse evento respeitado no Brasil inteiro. E a cada ano vemos novidades, nós vemos novos artistas que encontram aqui uma vitrine para mostrar tudo que eles são capazes de fazer. O Salão já se consolidou como um marco para a cidade, uma política definida e estabelecida independente de quem estiver à frente da cultura em Fortaleza. Esse ano, o homenageado é o Descartes Gadelha, uma figura emblemática na cena artística, e nada mais justo que enaltecer tamanha importância", destacou Elpídio.
“É com imensa honra que celebramos a abertura do 75º Salão de Abril, uma jornada de sete décadas enaltecendo a diversidade cultural nordestina. Neste ano, prestamos uma justa homenagem ao ilustre artista Descartes Gadelha, cuja obra expressionista encanta e emociona”, ressaltou Elenilton Jorge, presidente do Instituto Cultural Iracema.
Neste ano, o Salão de Abril reuniu 08 obras de profissionais de cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Aratuba, João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Teresina (PI), além de 30 Fortaleza. Os projetos inscritos foram avaliados por equipe curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Júnior Pimenta e Lucas Dilacerda.
"A gente conseguiu mesclar algumas gerações diferentes de artistas, os que estão começando e os que já são consagrados, trouxemos uma obra do próprio Descartes para a exposição, o trabalho de expografia do M. Dias Preto tentou desconfigurar um pouco a cultura colonial da Casa Barão de Camocim usando cortinas, trouxemos também artes LGBTQI+, outras indígenas, e tenho certeza que quem tiver a oportunidade de visitar o Salão esse ano vai se encantar", destacou Aldonso Palácio, um dos curadores da mostra.
O Salão de Abril estará aberto para visitação gratuita até o dia 29 de junho, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar a diversidade e o talento das artes visuais nordestinas. Descartes Gadelha também compartilhou sua gratidão ao ser homenageado:
“Ainda quando eu era criança, cheguei no Salão de Abril sem saber nem o que era, e de lá pra cá eu acompanho todos os anos. Ser homenageado aqui me enche de gratidão, era um verdadeiro sonho, e ver tanta gente talentosa, tantos trabalhos maravilhosos pensados em meu nome, com certeza, é um dos momentos mais importantes da minha vida".
Salão de Abril
O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.
Ao longo de décadas de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.
Fotos: Sérgio Lima e 3Clics Fotografia
Nesta quarta-feira (27/03), a primeira Escola Pública de Música de Fortaleza abriu oficialmente as portas. Localizada no novo Anexo do Complexo Vila das Artes, no bairro Joaquim Távora, o equipamento, vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI),
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a Secretária Executiva, Leilane Vasconcelos, o vice-prefeito, Élcio Batista, e o Presidente do ICI, Elenilton Jorge. Na ocasião, a cantora Maflany Traore, de 6 anos, se apresentou no palco e emocionou a plateia. “Eu amo música. Eu amei estar aqui na Escola de Música e achei tudo lindo, todos os instrumentos, os desenhos. Fiquei muito feliz”. A inauguração também foi marcada pelas apresentações musicais de Hamilton de Holanda Trio, grupo Marimbanda e Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza.
Com a oferta gratuita de aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, o equipamento visa estimular novos talentos e promover a profissionalização na área. A estrutura conta com dez salas de aula, um auditório, uma lanchonete, e espaços de convivência, e vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.
Para o diretor do ICI, Elenilton Jorge, o equipamento representa "mais do que simplesmente um local de aprendizado". "É um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música", disse.
“Vai ter gente daqui da Escola de Música de Fortaleza que irá se apresentar nos maiores palcos do Brasil e do mundo. Então nós queremos entregar essa escola para que ela seja apropriada pela população de Fortaleza. Que os jovens, adultos e crianças que têm uma aptidão, que tem um sonho de tocar um instrumento e assim modificar sua vida, dar uma nova razão para sua vida, este é o local”, enfatizou emocionado o secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.
Equipada com uma variedade de instrumentos, desde violões e pianos até flautas e clarinetes, a escola ofertará cursos que vão desde a musicalização infantil até o canto coral, com duração de três anos e certificação para os participantes. Para garantir a excelência no ensino, foram contratados 15 professores com diversas especializações na área musical.
O assessor do equipamento, David Calandrine, em meio às celebrações, falou sobre as expectativas: "é com grande alegria que nós participamos desse momento histórico para nossa cidade. A primeira Escola Pública de Música de Fortaleza é um sonho há muito tempo acalentado. O que está acontecendo hoje é um momento ansiado por todos os músicos, além de abrir portas de emprego. Todos os nossos amigos que trabalham com música em Fortaleza esperavam por uma escola dessa".
Inscrições abertas para o processo seletivo de estudantes interessados
A Escola Pública de Música não apenas representa um marco na história cultural de Fortaleza, mas também promete ser um catalisador para o florescimento de novos talentos e a valorização dos músicos da cidade.
As inscrições para embarcar em uma jornada de aprendizado e crescimento são gratuitas e já estão abertas até às 23h59min do dia 17 de abril, online ou presencial, oferecendo oportunidades para estudantes a partir de oito anos. Com um total de 627 vagas disponíveis, o curso de formação básica em música oferece a chance de desenvolvimento artístico e cultural para todos os interessados.
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), realiza a abertura do 75º Salão de Abril nesta segunda-feira (01/04), às 19h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra. A exposição seguirá aberta para visitação, de 1 de abril a 29 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O acesso é gratuito.
Durante a abertura, os visitantes poderão conferir as obras dos 38 artistas selecionados no edital, além da exposição de duas obras do artista Descartes Gadelha. Os projetos inscritos foram avaliados pela comissão curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Junior Pimenta, Lucas Dilacerda.
Confira a lista de artistas e trabalhos expostos no 75º Salão de Abril
Saiba mais sobre a equipe de curadores
Os visitantes poderão conferir as obras que compõem a edição de 2024 da mostra, entre instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Durante o período que se estende até 29 de junho, o Salão de Abril apresentará uma programação diversificada, incluindo uma ampla variedade de arte, performances, seminários e intervenções artísticas.
Para o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a mostra segue como uma das mais importantes do cenário nacional e é um momento importante de reconhecimento dos artistas do Nordeste. "O Salão de Abril é um marco na cultura de Fortaleza e no panorama artístico nacional. Uma grande oportunidade de apreciar o talento dos nossos artistas e celebrar a riqueza da arte brasileira. É sempre recompensador promover e viver esse evento tão grandioso e histórico", destacou o secretário Elpídio.
"É com imensa honra que celebramos a abertura do 75º Salão de Abril, uma jornada de sete décadas enaltecendo a diversidade cultural nordestina. Neste ano, prestamos uma justa homenagem ao ilustre artista Descartes Gadelha, cuja obra expressionista encanta e emociona”, reforçou Elenilton Jorge, diretor presidente do Instituto Cultural Iracema. Com 38 trabalhos de talentosos artistas da região, a exposição no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim promete enriquecer os sentidos e ampliar horizontes até 29 de junho, completou.
Salão de Abril
O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.
Homenagem a Descartes Gadelha
O renomado artista Descartes Gadelha é o homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.
Serviço
Abertura: 1 de abril
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim
(Rua General Sampaio, 1632 – Centro)
Instituto Cultural Iracema divulga Resultado Preliminar da 2ª fase do Chamamento Público para Ocupação de Espaço Gastronômico no Centro Cultural Belchior
O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulga nesta terça-feira (25/03), o Resultado Preliminar da 2ª fase do Chamamento Público para ocupação de espaço gastronômico no Centro Cultural Belchior, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo ICI.
Resultado Preliminar da primeira da 2ª fase
Confira o edital
https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_7ae4a0e4fb824b5f9d2c190a73169440.pdf
A 2ª fase análise técnica, de caráter eliminatório e classificatório, que compreende a avaliação das Propostas Técnicas pela Comissão de Avaliação, que resultará na atribuição de pontos. Com o resultado preliminar, O prazo de recursos sobre o resultado preliminar da 2ª Fase ocorre entre os dias 27/03 e 28/03 mediante envio do formulário contido no Anexo II para o
e-mail editais@institutoiracema.com devidamente fundamentado, sendo vedada a inclusão de novos documentos.
O espaço gastronômico do CCBel deve funcionar regularmente das 9h às 21h, de terça a sábado, com possibilidade de ajuste de horários conforme demanda e programação cultural do Centro Cultural. A empresa selecionada deverá atender uma série de obrigações, como ocupar e manter o espaço em perfeito estado, adquirir materiais e equipamentos necessários, seguir normas de higiene e segurança alimentar, entre outras.
Escola Pública de Música de Fortaleza Promove Oficina de Música Brasileira com o quarteto Marimbanda
Inscrições por ordem de chegada
Primeira Escola Pública de Música de Fortaleza será inaugurada nesta quarta-feira (27)
A inauguração da Escola Pública de Música de Fortaleza chega com muita expectativa e diversas oportunidades. Para celebrar esse feito, uma Oficina de Música Brasileira, ministrada pelo quarteto Marimbanda, será oferecida na quarta-feira (27/03), das 15h às 16h20, no novo prédio do Anexo Vila das Artes, localizado na rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora. As inscrições são gratuitas e serão realizadas por ordem de chegada. A oficina ocorrerá no período da tarde e antecede o grande momento da inauguração oficial, que será realizada no mesmo dia e local, às 19h.
A Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
A criação de uma escola pública de música é uma antiga demanda da sociedade que se concretiza após muito esforço e empenho da atual gestão. O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical.
As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de oito anos. Os cursos oferecidos terão duração de três anos e concederão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.
Marimbanda
A Marimbanda, composta por, Heriberto Porto (flautas), Netinho de Sá (contrabaixo e baixo elétrico), Thiago Almeida (arranjos, piano e escaleta), Michael da Silva (bateria) e, em memória, Luizinho Duarte (composições) se destaca por tocar ritmos brasileiros como baião, frevo, samba, choro e bossa nova. Com uma autenticidade que ressalta o Nordeste, o grupo conquistou o reconhecimento do público e da crítica, estabelecendo-se como uma das principais referências da música instrumental no Ceará e no Brasil. O público-alvo da oficina são músicos amadores e profissionais, professores e estudantes de música. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada.
Serviço:
Oficina de Música Brasileira com o quarteto Marimbanda
Inscrições por ordem de chegada
Data: 27/03
Horário: 15h às 16h20
Local: Escola Pública de Música de Fortaleza (Anexo Vila das Artes)
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora
Inauguração Oficial da Escola Pública de Música de Fortaleza
Data: 27/03
Horário: 19h
Local: Escola Pública de Música de Fortaleza (Anexo Vila das Artes)
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora
Fortaleza está prestes a testemunhar um momento histórico no cenário cultural com a abertura da primeira Escola Pública de Música da cidade. O equipamento que é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultural de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema, será inaugurado com direito a uma programação especial nesta quarta-feira (27/03), às 19h, no prédio do novo Complexo Vila das Artes, localizado à rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora. O evento de inauguração terá participação especial de Hamilton de Holanda Trio - “Flying Chicken”, Marimbanda e o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música da Vila das Artes, acompanhados de músicos convidados.
A criação de uma escola pública de Música é uma antiga demanda da sociedade que se concretiza depois de muito esforço e empenho da atual gestão. “A iniciativa reflete nosso compromisso em proporcionar acesso democrático à educação musical e promover a diversidade cultural em nossa cidade. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que pode unir comunidades e enriquecer vidas. Nossa escola oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador, onde os alunos poderão explorar sua paixão pela música, desenvolver seus talentos e colaborar criativamente" destaca Elpídio Nogueira, Secretário da Cultura de Fortaleza.
O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical. As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de 8 anos. Os cursos oferecidos terão duração de 3 anos e oferecerão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.
Para o diretor presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, “esse equipamento público representa mais do que simplesmente um local de aprendizado; é um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música. Estamos comprometidos em cultivar e nutrir o talento local, garantindo que nossa cidade continue a florescer artisticamente e a ser reconhecida como um centro de excelência musical.”
A escola conta com uma variedade de instrumentos disponíveis para os alunos, incluindo violão de 6 e 7 cordas, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote, clarinete, canto popular, canto erudito e musicalização infantil através do canto. O corpo docente é formado por 15 professores com diversas especializações na área.
Segundo Davi Calandrine, coordenador pedagógico da instituição, essa era uma lacuna cultural que existia na cidade, que a partir de agora vai abrir muitas oportunidades. “A escola preenche um espaço significativo na formação musical local, havia um vácuo nessa área, há muito tempo. A instituição oferece cursos básicos e é recebida como um equipamento muito esperado pela comunidade, com uma grande demanda tanto do público quanto dos profissionais da área, ansiosos por essa oportunidade. Estamos abrindo portas para um novo momento na cena musical da cidade”, enfatizou Davi.
Atrações
A inauguração da terá uma programação musical de peso. A abertura do evento ficará por conta do renomado bandolinista Hamilton de Holanda que se junta ao pianista Salomão Soares e ao baterista Thiago ‘Big’ Rabello em uma performance que incorpora, além do álbum FLYING CHICKEN, diversas canções de seus últimos trabalhos como Samurai, uma homenagem a Djavan, além da safra nova que nunca para de acontecer.
A celebração contará ainda com a participação do Quarteto de cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza, composto por Nadilson Gama, Vanêssa Gomes, Jônatas Reis, e Johnnie Nascimento, juntamente com convidados especiais como David Calandrine, Lucas Bessa, Eric Diógenes, e André Benedecti. O grupo de câmara atua em diversos campos da performance musical, como a realização de pesquisa de repertório nacional e internacional, buscando explorar as diversas sonoridades e potencialidades para esta formação instrumental, através de composições e arranjos musicais autorais.
O grupo Marimbanda também fará parte da festa. Os artistas destacam ritmos brasileiros como baião, frevo, samba, choro e bossa nova. Com uma autenticidade que ressalta o nordeste, o quarteto conquistou o reconhecimento do público e da crítica, estabelecendo-se como uma das principais referências da música instrumental no Ceará e no Brasil.
Complexo Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.
Festival Celebra Fortaleza realiza programação especial para comemorar o Dia Nacional do Choro
Evento promove apresentações musicais em diversos locais da cidade nos dias 26, 27 e 28 de abril
Homenagem ao Choro tem programação especial em Fortaleza durante três dias
O Conjunto Época de Ouro encerrou a série de shows em homenagem ao ritmo brasileiro
O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, foi celebrado por músicos e fãs com shows gratuitos, durante três dias, na capital cearense. Organizada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI) e pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a festa fez parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade e reuniu talentos do gênero musical tão amado pelos brasileiros.
A programação especial foi realizada em vários pontos da cidade, iniciando na sexta-feira (26), com apresentações de Luiz José e convidados especiais no Mercado dos Pinhões. No sábado (27) e domingo (28), o Largo da Feirinha da Beira-Mar também virou palco do estilo musical.
No sábado (27), a Roda de Choro Iracema, composta por Pablo Fagundes, Marco Poingt, Tauí Castro e Carlinhos Patriolino, cativou a plateia com clássicos e muito talento. Ao final do evento, Samuel Rocha e o Choro de Varanda trouxeram um encerramento memorável, deixando todos com um gostinho de quero mais. Falando sobre a importância do Choro e da iniciativa, o músico Tauí Castro destacou: "o Choro é parte fundamental da nossa cultura brasileira e é vital preservar e promover essa tradição. Eventos como este são essenciais para manter viva nossa herança musical".
"É gratificante ver o apoio do poder público a eventos culturais como este. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e a construção de uma sociedade mais rica e diversa", frisou o músico Carlinhos Patriolino.
O encerramento do evento, no domingo (28/04), foi marcado pela apresentação do grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e pelo show do Conjunto Época de Ouro, que emocionou o público com sua interpretação singular do ritmo brasileiro.
David Calandrine, assessor da Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes, ressaltou a importância da participação dos estudantes da instituição no evento. "É uma oportunidade única para os nossos alunos vivenciarem a atmosfera de um evento profissional, além de valorizar e perpetuar a tradição do choro em nossa região. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e valoriza a construção de uma sociedade diversa”, enfatizou David.
"Que show maravilhoso. Foi incrível ver músicos tão talentosos reunidos para celebrar o Choro. A energia estava contagiante, moro há 25 anos na Inglaterra e matar a saudade da terrinha ao lado da família com essa programação gratuita, pertinho do mar, foi bom demais", disse Creusa Tompson.
Festival Celebra Fortaleza
Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), para celebrar os 298 anos de Fortaleza.
O Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, marca o nascimento do lendário Pixinguinha, e também ressalta a história e a emoção envolvidas nesse gênero musical tão amado. Para celebrar a data, o Instituto Cultural Iracema (ICI) e Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promovem a primeira Semana do Choro de Fortaleza, dos dias 26 a 28 de abril, com uma programação especial em vários locais da Capital.
A programação, que faz parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade, começa na sexta-feira (26/04), no Mercado dos Pinhões, às 18h, com um show de Luiz José e convidados especiais. Em paralelo, às 18h, no Centro Cultural Belchior, Luizinho Calixto apresentará seu show.
Já no sábado (27/04) e domingo (28), a programação inicia a partir das 17h, no espigão do Náutico. No sábado, as apresentações ficam por conta da Roda de Choro Iracema com Pablo Fagundes, Marco Poingt, Carlinhos Patriolino e Samuel Rocha e Choro de Varanda , que encerram a programação do dia. O domingo (28/04) fica por conta do Grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e Conjunto Época de Ouro, que vem direto do Rio de Janeiro.
Confira a programação completa:
26/04 (sexta-feira)
18h - Luiz José e convidados - Mercado dos Pinhões
18h - Luizinho Calixto - CCBEL
27/04 (sábado) - Largo da Feirinha da Beira Mar
17h - Roda de Choro Iracema convida Pablo Fagundes (DF), Marco Poingt (França) e Carlinhos Patriolino
18h - Samuel Rocha e Choro de Varanda
28/04 (domingo) - Largo da Feirinha da Beira Mar
17h - Grupo de Choro da Escola de Música de Fortaleza
18h - Conjunto Época de Ouro
Serviço
Primeira Semana do Choro de Fortaleza
Locais: CCBEL, Largo da Beira Mar e Escola Pública de Música de Fortaleza
Data: 26 a 28 de abril
Programação Gratuita
Centro Cultural Belchior recebe a exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"
Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público
Festival Celebra Fortaleza: Aterrinho da Praia de Iracema recebe Preta Gil e Vanessa da Mata para a comemoração dos 298 anos da cidade
Mês de abril terá programação cultural especial em alusão ao aniversário de Fortaleza
Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público
O Centro Cultural Belchior (Ccbel) apresenta, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Ecocult, a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva”. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, com apresentação da exposição e coquetel para os visitantes.
O evento, que faz parte da programação do mês de aniversário de Fortaleza por meio do Festival Celebra, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), terá a presença de Garcia, artista integrante da Escola do Pirambu, de Hélio Rôla e Gilberto Brito, criadores do Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, atuante nas décadas de 1970 e 1980.
A exposição segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h. A programação da exposição prevê ainda a realização de um seminário e o lançamento de um catálogo bilíngue com documentos históricos e textos de pesquisadores e críticos de arte.
Serão, ao todo, 20 obras de autoria de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), primeiros discípulos do artista Chico da Silva. A curadoria é de Flávia Muluc, com assistência de Jorge Silvestre. As obras pertencem ao acervo do artista Hélio Rôla.
Segundo a curadora Flávia Muluc, o objetivo é evidenciar a singularidade que representa a Escola do Pirambu nas Artes Visuais do Brasil. "Mais do que uma apresentação das obras, a ideia é que a exposição seja um espaço de encontros, diálogos e descobertas, atualizando o pensamento sobre o fenômeno que é a Escola do Pirambu de Chico da Silva", explica Flávia.
A exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva" é uma realização do Instituto Ecocult, com apoio do IX Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor (Lei Nº 10.432/2015) e apoio institucional da Secultfor, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e do Centro Cultural Belchior. Agradecimentos especiais: Alexandra Mollof Fine Art, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e Pinacoteca do Ceará.
Chico da Silva
Com suas composições fabulares, repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens intrigantes, Chico da Silva revolucionou a arte brasileira, tornando-se um dos primeiros artistas de origem indígena a alcançar destaque nacional e internacional, quando prestigiado com menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966.
Centro Cultural Belchior
O Centro Cultural Belchior é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
Festival Celebra
Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) para celebrar os 298 anos de Fortaleza.
Serviço
Exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"
Abertura: sexta-feira (19/04)
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
Visitação: De 19 de abril até 18 de maio de 2024, de terça a sábado, das 14h às 21h.
Gratuito
Instituto Cultural Iracema divulga novas datas para o início das aulas da segunda turma de capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião
Em uma celebração marcada por música, cultura e alegria, a cidade de Fortaleza recebeu na noite do sábado (13/04) um espetáculo à altura de sua história. O Festival Celebra Fortaleza, que faz parte da programação de celebrações dos 298 anos da cidade, trouxe para o Aterrinho da Praia de Iracema as cantoras Preta Gil e Vanessa da Mata, grandes nomes da música brasileira.
A banda Borogodó abriu os festejos com um repertório voltado para o pagode e o samba. O grupo de amigas começou a tocar despretensiosamente em 2010, mas logo conquistou o Nordeste. Em seguida, o grupo Essas Mulheres levou à Praia de Iracema um show que reverencia o protagonismo feminino na música e tocou do samba ao brega.
A cantora Vanessa da Mata subiu ao palco e foi aclamada pelo público. No repertório, a cantora apresentou seu sétimo álbum de estúdio, "Vem Doce", além de cantar seus grandes sucessos como “Vermelho”, "Não Me Deixe Só" e “Tomar um banho de chuva”. A artista emocionou os presentes ao puxar um "parabéns para você”, em homenagem à cidade.
Em entrevista exclusiva ao Instituto Cultural Iracema, a artista contou que se divertiu muito no show, que estava "extremamente feliz" em cantar para o público de forma gratuita. "Eu tenho extrema admiração pelo povo daqui. Não é à toa que eu sou muito bem recebida, porque é recíproco. Eu tenho um carinho, um amor muito grande, eu torço por essa cidade e por esse Estado, e eu acho que as pessoas sentem isso também", declarou a cantora.
Para encerrar a noite, a cantora Preta Gil, com toda sua energia e carisma, animou os fortalezenses com seus hits contagiantes, como "Sinais de Fogo", "Vá Se Benzer" e "Só o Amor", além de apresentar o primeiro single de seu próximo EP, "De Volta ao Sol", marcando seu retorno triunfal aos palcos após enfrentar desafios de saúde.
Preta Gil contou que tem uma relação muito afetiva com Fortaleza e que sua família tem raízes cearenses também. “Queria agradecer a Prefeitura de Fortaleza e ao Instituto Cultural Iracema, dizer que o trabalho de vocês é fundamental para a preservação e para a expansão da cultura e da arte aqui no Ceará. Fico muito feliz em estar aqui, trazida por vocês, que possamos estar juntos em muitas outras oportunidades”, enfatizou a cantora.
Durante coletiva de imprensa, o prefeito José Sarto destacou a alegria de celebrar a data e anunciou novidades. "São 298 anos, e esta é uma celebração muito especial. O palco hoje é ocupado por mulheres, a banda Borogodó, o grupo Essas Mulheres e as cantoras Vanessa da Mata e Preta Gil. É uma homenagem que a gente faz à Fortaleza das mulheres e às mulheres de Fortaleza. E comemoramos ao longo da semana toda entregando grandes equipamentos para a cidade, inclusive anunciando a criação do museu histórico de Fortaleza, que vai guardar a memória da nossa cidade", afirmou o prefeito.
O titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) Roberto Viana Júnior ressaltou que a festa de aniversário da cidade foi organizada para que a população pudesse curtir com muita segurança e tranquilidade. "E não pode faltar uma boa música, é por isso que a gente está aqui, nessa noite especial, com quatro apresentações de artistas mulheres, celebrando e afirmando a importância dessa classe artística, dessas mulheres, dessa comemoração dos 298 anos de Fortaleza", pontuou.
Festival Celebra Fortaleza
O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.
Durante o mês de abril, o Festival Celebra Fortaleza continuará a oferecer uma programação cultural variada, distribuída por diferentes localidades da cidade, reafirmando o compromisso do Instituto Cultural Iracema em promover arte e cultura para todos.
O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgou, nesta sexta-feira (12/04), novas datas para a realização da formação e capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião pública. Por questões técnicas e reformas internas no prédio do Centro Cultural Belchior (CCBEL), o curso, que será realizado em colaboração com a Zaytec Brasil Serviço de Pesquisa Ltda, ocorrerá no Centro Cultural Belchior (CCBEL), de 22/04 a 25/04, de 14h às 18h.
Informamos que os selecionados serão convocados por e-mail ou telefone pela empresa Zaytec. Os alunos receberão auxílio de transporte e lanches durante as aulas, além do certificado de conclusão de capacitação.
Termo Aditivo de Novas Datas referente ao Edital da nova turma do chamamento público - Clique aqui.
Serviço:
Segunda turma de capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião
Período do curso: 22/04 a 25/04
Horário: 14h às 18h
Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é inaugurada nesta terça-feira (09/04)
Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para 2024
Festival Celebra Fortaleza celebra os 298 anos da capital cearense com shows de Preta Gil, Vanessa da Mata e Altemar Dutra Jr.
As apresentações estão marcadas para sexta-feira (12/04) e sábado (13/04)
Fortaleza completa neste sábado (13/04), seus 298 anos e, para celebrar a data, o Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promove uma programação especial no Festival Celebra Fortaleza.
Para iniciar a programação, teremos nesta sexta-feira (12/04), no Espigão do Náutico, a partir das 18h, os shows da cantora Munique Mendes, que traz um repertório recheado de MPB, e do cantor Altemar Dutra Jr, que apresenta o seu show "O Melhor de Mim", com um repertório de sambas, forrós, boleros, marchinhas de carnaval e clássicos dos anos 90.
No sábado (13/04), ocorre no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 18h, a programação oficial de aniversário da cidade. Realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a programação seguirá com o show da cantora Preta Gil, que traz uma mistura de ritmos em seu repertório, animando o público com canções famosas como “Sinais de Fogo” e “Vá Se Benzer”. Seu último lançamento, “De Volta ao Sol”, traz canções com artistas de renome como Psirico e Thiago Pantaleão.
A cantora Vanessa da Mata também participará da programação trazendo um show com seu último álbum de estúdio, “Vem Doce”, unindo diferentes gêneros da música brasileira, além de cantar seus sucessos dos mais de 20 anos de carreira, como “Amado”, “Boa Sorte” e “Não Me Deixe Só”. Como atração local, o samba estará presente na apresentação do grupo Borogodó e Essas Mulheres, que também têm MPB no repertório.
Festival Celebra Fortaleza
O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.
Serviço:
Festival Celebra Fortaleza
Munique Mendes
Altemar Dutra Júnior
Data: sexta-feira (12)
Horário: 18h
Local: Praça do Náutico
Aniversário de Fortaleza
Grupo Borogodó
Essas Mulheres
Preta Gil
Vanessa da Mata
Data: sábado (13)
Horário: 18h
Local: Aterrinho da Praia de Iracema
Nesta terça-feira, 9, a Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes foi inaugurada. O equipamento fica localizado no Complexo Vila das Artes e tem como objetivo proporcionar oportunidades educacionais para interessados, de todas as idades, em artes visuais no Estado. A cerimonialista e artista Camilly Leycker conduziu a noite que teve na programação o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.
A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.
"É com grande satisfação que testemunhamos a inauguração da Escola das Artes Visuais. Esta ação, parte do compromisso da prefeitura, destaca a importância de investir na cultura como instrumento de mudança. Esse é um espaço vital para nossa comunidade, proporcionando oportunidades e valorizando os artistas locais”, enfatizou Roberto Viana, Secretário de Cultura.
Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora. De acordo com Renê Dias, Coordenador da Escola, serão destinadas 1.000 horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024.
“Estamos vivenciando um momento de grande importância. Desde 2011, trabalhamos arduamente para concretizar este projeto, e agora finalmente estamos vendo isso se tornar realidade. Esta inauguração é emblemática, e em breve, lançaremos um edital com mais de 1200 vagas, promovendo ainda mais oportunidades na área das artes visuais”, destacou Renê.
O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.
"Essa inauguração é um passo significativo para uma área frequentemente subestimada. Ser artista demanda recursos, tanto para materiais quanto para cursos. Esse é um lugar valioso para todos nós", enfatizou a artista Maria Amanda, que prestigiou a cerimonia.
A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades.
O diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, afirma que a inauguração representa um compromisso de investimento no fomento e promoção das artes na Capital. "A Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza representa um marco para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, consolidando o compromisso com a promoção da expressão artística e o enriquecimento da comunidade através das artes visuais", reforçou Elenilton.
Complexo Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.
Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é inaugurada nesta terça-feira (09/04)
O Evento será realizado no Centro Cultural Casa Barão de Camocim e contará com atrações musicais e performances artísticas
O Complexo Vila das Artes celebra, nesta terça-feira, 09/04, às 18h, na Casa Barão de Camocim, a inauguração de mais um equipamento público muito aguardado pela comunidade artística: a Escola Pública de Artes Visuais. A inauguração contará com a cerimonialista e artista Camilly Leycker, o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.
A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.
A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.
Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora.
Serão destinadas 1.000 horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024. O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.
A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades.
Segundo Renê Dias, coordenador da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes: "a escola já nasce oferecendo aos alunos de diversas faixas etárias a oportunidade de estudar e aprimorar suas habilidades artísticas. Sua implantação é crucial para o desenvolvimento de artistas e profissionais da cadeia produtiva das artes visuais, contribuindo para a diversidade cultural, crítica e artística da sociedade, com suas experimentações, desconstruções, construções e fortalecimento da linguagem".
O diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, afirma que a inauguração representa um compromisso de investimento no fomento e promoção das artes na Capital. "A Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza representa um marco para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, consolidando o compromisso com a promoção da expressão artística e o enriquecimento da comunidade através das artes visuais", reforçou Elenilton.
Complexo Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.
Serviço
Inauguração da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes
Data: 09/04 (Terça-feira)
Horário: 18h
Gratuito e aberto ao público
Abertura da 75ª edição do Salão de Abril é realizada nesta segunda (01)
Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra que seguirá aberta para visitação gratuita até 29 de junho
Primeira Escola Pública de Música de Fortaleza é inaugurada e lança 627 vagas para estudantes
O equipamento público funcionará de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h
O Salão de Abril, uma das maiores mostra de artes visuais de destaque nacional, inaugurou sua 75ª edição, nesta segunda,
1º de abril, com uma homenagem ao renomado artista cearense Descartes Gadelha. Realizado no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, a mostra conta com 38 obras de artistas nordestinos, incluindo uma obra do homenageado. O evento foi marcado pelas performances musicais do cantor Pingo de Fortaleza, Maracatu Solar, o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza e DJ Bruna Queiroz.
O público conferiu instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Ao longo da edição, o Salão de Abril também promoverá atividades como seminários e intervenções artísticas.
Elpídio Nogueira, secretário de Cultura de Fortaleza, ressaltou o papel do Salão de Abril como uma vitrine para artistas emergentes e estabelecidos, além de um marco cultural para a cidade. "414 artistas se inscreveram para participar do Salão de Abril e 38 foram selecionados, isso mostra a força desse evento respeitado no Brasil inteiro. E a cada ano vemos novidades, nós vemos novos artistas que encontram aqui uma vitrine para mostrar tudo que eles são capazes de fazer. O Salão já se consolidou como um marco para a cidade, uma política definida e estabelecida independente de quem estiver à frente da cultura em Fortaleza. Esse ano, o homenageado é o Descartes Gadelha, uma figura emblemática na cena artística, e nada mais justo que enaltecer tamanha importância", destacou Elpídio.
“É com imensa honra que celebramos a abertura do 75º Salão de Abril, uma jornada de sete décadas enaltecendo a diversidade cultural nordestina. Neste ano, prestamos uma justa homenagem ao ilustre artista Descartes Gadelha, cuja obra expressionista encanta e emociona”, ressaltou Elenilton Jorge, presidente do Instituto Cultural Iracema.
Neste ano, o Salão de Abril reuniu 08 obras de profissionais de cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Aratuba, João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Teresina (PI), além de 30 Fortaleza. Os projetos inscritos foram avaliados por equipe curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Júnior Pimenta e Lucas Dilacerda.
"A gente conseguiu mesclar algumas gerações diferentes de artistas, os que estão começando e os que já são consagrados, trouxemos uma obra do próprio Descartes para a exposição, o trabalho de expografia do M. Dias Preto tentou desconfigurar um pouco a cultura colonial da Casa Barão de Camocim usando cortinas, trouxemos também artes LGBTQI+, outras indígenas, e tenho certeza que quem tiver a oportunidade de visitar o Salão esse ano vai se encantar", destacou Aldonso Palácio, um dos curadores da mostra.
O Salão de Abril estará aberto para visitação gratuita até o dia 29 de junho, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar a diversidade e o talento das artes visuais nordestinas. Descartes Gadelha também compartilhou sua gratidão ao ser homenageado:
“Ainda quando eu era criança, cheguei no Salão de Abril sem saber nem o que era, e de lá pra cá eu acompanho todos os anos. Ser homenageado aqui me enche de gratidão, era um verdadeiro sonho, e ver tanta gente talentosa, tantos trabalhos maravilhosos pensados em meu nome, com certeza, é um dos momentos mais importantes da minha vida".
Salão de Abril
O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.
Ao longo de décadas de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.
Fotos: Sérgio Lima e 3Clics Fotografia
Nesta quarta-feira (27/03), a primeira Escola Pública de Música de Fortaleza abriu oficialmente as portas. Localizada no novo Anexo do Complexo Vila das Artes, no bairro Joaquim Távora, o equipamento, vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI),
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a Secretária Executiva, Leilane Vasconcelos, o vice-prefeito, Élcio Batista, e o Presidente do ICI, Elenilton Jorge. Na ocasião, a cantora Maflany Traore, de 6 anos, se apresentou no palco e emocionou a plateia. “Eu amo música. Eu amei estar aqui na Escola de Música e achei tudo lindo, todos os instrumentos, os desenhos. Fiquei muito feliz”. A inauguração também foi marcada pelas apresentações musicais de Hamilton de Holanda Trio, grupo Marimbanda e Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza.
Com a oferta gratuita de aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, o equipamento visa estimular novos talentos e promover a profissionalização na área. A estrutura conta com dez salas de aula, um auditório, uma lanchonete, e espaços de convivência, e vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.
Para o diretor do ICI, Elenilton Jorge, o equipamento representa "mais do que simplesmente um local de aprendizado". "É um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música", disse.
“Vai ter gente daqui da Escola de Música de Fortaleza que irá se apresentar nos maiores palcos do Brasil e do mundo. Então nós queremos entregar essa escola para que ela seja apropriada pela população de Fortaleza. Que os jovens, adultos e crianças que têm uma aptidão, que tem um sonho de tocar um instrumento e assim modificar sua vida, dar uma nova razão para sua vida, este é o local”, enfatizou emocionado o secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.
Equipada com uma variedade de instrumentos, desde violões e pianos até flautas e clarinetes, a escola ofertará cursos que vão desde a musicalização infantil até o canto coral, com duração de três anos e certificação para os participantes. Para garantir a excelência no ensino, foram contratados 15 professores com diversas especializações na área musical.