top of page

Escola Pública de Música de Fortaleza adia Aula Magna por questões de ordem técnica

O Complexo Vila das Artes informa que, por questões de ordem técnica, a Aula Magna da Escola Pública de Música de Fortaleza, programada para ocorrer nesta sexta-feira (07/06), foi adiada.  A nova data do evento, que marcará o início das atividades letivas para os novos estudantes do Curso de Formação Básica em Música, será divulgado em breve nas redes sociais da Vila das Artes.

 A Escola Pública de Música de Fortaleza, localizada na Rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora, é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes. O equipamento público é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Agradecemos a compreensão e esperamos contar com a presença de todos em breve, na nova data a ser divulgada.

Instituto Cultural Iracema divulga resultado final dos estudantes selecionados para a Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes

O período de matrícula ocorre de 20 a 24 de maio de 2024

image.png

O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulga, nesta sexta-feira (17/05), o resultado final dos 627 estudantes selecionados para o Curso de Formação Básica em Música da Escola Pública de Música de Fortaleza. O período de matrícula ocorre de 20 a 24 de maio de 2024.

CONFIRA O RESULTADO AQUI

O candidato(a) selecionado(a), deverá comparecer pessoalmente à Vila das Artes Anexo (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza) para assinatura do Termo de Compromisso apresentando os seguintes documentos:

Ficha de matrícula (disponibilizada na secretaria da Vila das Artes Anexo -
Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza, CE)


RG do candidato ou representante legal (cópia e original) (pai ou da mãe ou
do responsável, se menor de idade);


Comprovante de endereço ou declaração de residência (cópia e original);


Comprovante de matrícula em escola de ensino formal (cópia e original), em
caso de menor de idade, ou Certificado de Conclusão no ensino fundamental ou
médio, em caso de maior de idade;


Comprovante de renda familiar (cópia e original);


Laudo médico para crianças e adolescentes com situações de saúde
específicas (autismo, síndromes etc) (cópia e original).

A apresentação da documentação é de responsabilidade da pessoa selecionada, e a existência de qualquer irregularidade ou a não apresentação, resultará na desclassificação. O não comparecimento do aluno(a) dentro do prazo será interpretado como desistência, perdendo a(o) estudante a possibilidade de matrícula.

O preenchimento das vagas são para as turmas de  Instrumento Musical (Baixo elétrico, Bateria /Percussão, Clarinete/Fagote, Flauta transversal, Guitarra, Piano, Violão (6 cordas), Violão (7 cordas), Violino/Viola, Violoncelo/Baixo Acústico) e Canto (Canto erudito, Canto popular, Musicalização infantil através do canto). ​Os Cursos têm a duração de 3 (três) anos e promovem o desenvolvimento artístico e cultural de crianças, adolescentes, jovens e adultos na cidade, incentivando a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical.

As aulas  são realizadas entre segunda e sexta-feira, com turmas pela manhã, tarde e noite, unicamente de forma presencial. O processo de formação será dividido em duas turmas: nível introdutório e básico. O nível introdutório é destinado àqueles que não têm experiência musical, onde os estudantes recebem formação prática no instrumento musical de sua preferência, além de cursar a disciplina de laboratório coral (obrigatória). Já o básico é para os alunos com alguma familiaridade musical, nele são ofertadas aulas práticas do instrumento escolhido, além de teoria e percepção musical
(obrigatória).

Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes

A Escola Pública de Música de Fortaleza, localizada na localizada na Rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora, é parte integrante do Complexo Cultural Vila das Artes. O equipamento público é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Serviço

Divulgação resultado final e período de matrícula para estudantes selecionados para a Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes

Matrícula: 20 a 24 de maio de 2024
Local: Vila das Artes Anexo (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza, CE) 
Documentação: https://drive.google.com/file/d/1k4tGcGdMoXnVeD6kFv4JBCutwVkT0iuu/view )
Aditivo - Cronograma Atualizado: https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_37947390debf4c8bbeab8c57aed11f85.pdf

image.png

Cultura à Beira-Mar celebra o Dia das Mães com noite especial

Franklin Dantas e Zé da Zefa são as atrações do evento

O Instituto Cultural Iracema (ICI) promove, em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), neste domingo (12/05), no Anfiteatro da Beira-Mar, uma celebração especial em homenagem ao Dia das Mães. A partir das 18h, a programação artística transformará a paisagem da orla da capital em um verdadeiro palco de arte, música e entretenimento. 

O renomado tenor Franklin Dantas promete encantar a plateia com sua voz lírica inconfundível. O artista, que possui uma sólida carreira nacional e internacional, apresentará um repertório diversificado que inclui cantatas de Bach e outras peças clássicas.

Em seguida, a banda Zé da Zefa, conhecida antes como Dona Zefa, assumirá o palco levando os espectadores a uma viagem pelos diversos ritmos e estilos da cultura nordestina e mundial. O vocalista Zé Cazado destaca a proposta da banda de mesclar o erudito com o popular, resultando em um repertório eclético que vai desde o autêntico forró pé de serra até ritmos como tango, bolero e samba.

Sobre o Cultura à Beira-Mar

O Cultura à Beira-Mar é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), que promove a ocupação de Fortaleza por meio de apresentações artísticas de diferentes gêneros, como música, teatro e circo.

Serviço

Cultura à Beira-Mar - especial Dia das Mães 
Data: 12/05 (domingo)
Horário: 18h
Local: Anfiteatro da Beira-Mar
Atrações:
Tenor Franklin Dantas
Banda Zé da Zefa

Instituto Cultural Iracema (ICI) promove “Brega Night” com Carlos André e Alípio King Martins, nesta sexta-feira (10/05)

Silvino Neves comanda a apresentação do evento no palco do Mercado dos Pinhões

WhatsApp Image 2024-05-08 at 17.09.56.jpeg

O Instituto Cultural Iracema (ICI) realiza, nesta sexta-feira (10/05), a partir das 19h, no Mercado dos Pinhões, o "Brega Night", evento gratuito que contará com os shows de Carlos André e Alípio King Martins, personagem criado pelo músico, compositor e produtor musical: Paulo Rossi.

A noite festiva acontece em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e será conduzida pelo apresentador do famoso programa “Clube do Brega”, Silvino Neves. Conhecido pelos quadros "Pediu Ouviu" e "Trem dos Cornos", Silvino vai colocar uma pitada a mais de alegria à festa.

A principal atração musical da noite, Carlos André, é cantor e compositor desde a década de 60. O artista é uma referência no estilo musical brega. Com sucessos inesquecíveis como "Se meu amor não chegar", "Janira", "Na parede da paixão" e "Amando gostoso", Carlos André conquistou gerações.

Quem curte brega conhece de cor os versos de "Ela é americana, da América do Sul. Eu amo uma americana. Ela é bacana e linda pra chuchu". Por isso, para agitar ainda mais a noite, Paulo Rossi, cover do saudoso Alípio Martins, cantará esse e outros sucessos que marcaram época: "Garota", "Vem me amar" e "Eu quero é gozar a vida com você".

O Brega Night é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) em parceria com a Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor). O evento tem o objetivo de valorizar um dos gêneros musicais brasileiros mais tocados desde a década de 80. “O brega além de ser uma expressão artística, é parte integrante de nossa identidade cultural, especialmente aqui no Nordeste. É uma honra trazer grandes nomes para celebrar e valorizar esse estilo que emociona tanta gente. O brega não só manifesta sentimentos, mas conta histórias de amor e de vida. É uma forma de arte que alcança pessoas de todas as idades”, enfatizou Elenilton Jorge, presidente do ICI.

Serviço

Brega Night
Data: 10/05 
Local: Mercado dos Pinhões 
Horário: 19h 
Atrações: Silvino Neves, Carlos André e Alípio King Martins.
Entrada gratuita

Homenagem ao Choro tem programação especial em Fortaleza durante três dias

O Conjunto Época de Ouro encerrou a série de shows em homenagem ao ritmo brasileiro

O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, foi celebrado por músicos e fãs com shows gratuitos, durante três dias, na capital cearense. Organizada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI) e pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a festa fez parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade e reuniu talentos do gênero musical tão amado pelos brasileiros. 

A programação especial foi realizada em vários pontos da cidade, iniciando na sexta-feira (26), com apresentações de Luiz José e convidados especiais no Mercado dos Pinhões. No  sábado (27) e domingo (28), o Largo da Feirinha da Beira-Mar também virou palco do estilo musical.

No sábado (27), a Roda de Choro Iracema, composta por Pablo Fagundes, Marco Poingt, Tauí Castro e Carlinhos Patriolino, cativou a plateia com clássicos e muito talento. Ao final do evento, Samuel Rocha e o Choro de Varanda trouxeram um encerramento memorável, deixando todos com um gostinho de quero mais. Falando sobre a importância do Choro e da iniciativa, o músico Tauí Castro destacou: "o Choro é parte fundamental da nossa cultura brasileira e é vital preservar e promover essa tradição. Eventos como este são essenciais para manter viva nossa herança musical". 

"É gratificante ver o apoio do poder público a eventos culturais como este. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e a construção de uma sociedade mais rica e diversa", frisou o músico Carlinhos Patriolino.

O encerramento do evento, no domingo (28/04), foi marcado pela apresentação do grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e pelo show do Conjunto Época de Ouro, que emocionou o público com sua interpretação singular do ritmo brasileiro.

David Calandrine, assessor da Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes, ressaltou a importância da participação dos estudantes da instituição no evento. "É uma oportunidade única para os nossos alunos vivenciarem a atmosfera de um evento profissional, além de valorizar e perpetuar a tradição do choro em nossa região. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e valoriza a construção de uma sociedade diversa”, enfatizou David. 

"Que show maravilhoso. Foi incrível ver músicos tão talentosos reunidos para celebrar o Choro. A energia estava contagiante, moro há 25 anos na Inglaterra e matar a saudade da terrinha ao lado da família com essa programação gratuita, pertinho do mar, foi bom demais", disse Creusa Tompson.

Festival Celebra Fortaleza

Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), para celebrar os 298 anos de Fortaleza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Celebra Fortaleza realiza programação especial para comemorar o Dia Nacional do Choro

Evento promove apresentações musicais em diversos locais da cidade nos dias 26, 27 e  28 de abril

Homenagem ao Choro tem programação especial em Fortaleza durante três dias

O Conjunto Época de Ouro encerrou a série de shows em homenagem ao ritmo brasileiro

OBA04470.jpg

O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, foi celebrado por músicos e fãs com shows gratuitos, durante três dias, na capital cearense. Organizada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI) e pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a festa fez parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade e reuniu talentos do gênero musical tão amado pelos brasileiros. 

A programação especial foi realizada em vários pontos da cidade, iniciando na sexta-feira (26), com apresentações de Luiz José e convidados especiais no Mercado dos Pinhões. No  sábado (27) e domingo (28), o Largo da Feirinha da Beira-Mar também virou palco do estilo musical.

No sábado (27), a Roda de Choro Iracema, composta por Pablo Fagundes, Marco Poingt, Tauí Castro e Carlinhos Patriolino, cativou a plateia com clássicos e muito talento. Ao final do evento, Samuel Rocha e o Choro de Varanda trouxeram um encerramento memorável, deixando todos com um gostinho de quero mais. Falando sobre a importância do Choro e da iniciativa, o músico Tauí Castro destacou: "o Choro é parte fundamental da nossa cultura brasileira e é vital preservar e promover essa tradição. Eventos como este são essenciais para manter viva nossa herança musical". 

"É gratificante ver o apoio do poder público a eventos culturais como este. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e a construção de uma sociedade mais rica e diversa", frisou o músico Carlinhos Patriolino.

O encerramento do evento, no domingo (28/04), foi marcado pela apresentação do grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e pelo show do Conjunto Época de Ouro, que emocionou o público com sua interpretação singular do ritmo brasileiro.

David Calandrine, assessor da Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes, ressaltou a importância da participação dos estudantes da instituição no evento. "É uma oportunidade única para os nossos alunos vivenciarem a atmosfera de um evento profissional, além de valorizar e perpetuar a tradição do choro em nossa região. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e valoriza a construção de uma sociedade diversa”, enfatizou David. 

"Que show maravilhoso. Foi incrível ver músicos tão talentosos reunidos para celebrar o Choro. A energia estava contagiante, moro há 25 anos na Inglaterra e matar a saudade da terrinha ao lado da família com essa programação gratuita, pertinho do mar, foi bom demais", disse Creusa Tompson.

Festival Celebra Fortaleza

Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), para celebrar os 298 anos de Fortaleza.

image.png

O Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, marca o nascimento do lendário Pixinguinha, e também ressalta a história e a emoção envolvidas nesse gênero musical tão amado. Para celebrar a data, o Instituto Cultural Iracema (ICI) e Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promovem a primeira Semana do Choro de Fortaleza, dos dias 26 a 28 de abril, com uma programação especial em vários locais da Capital. 

 

A programação, que faz parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade, começa na sexta-feira (26/04), no Mercado dos Pinhões, às 18h, com um show de Luiz José e convidados especiais. Em paralelo, às 18h, no Centro Cultural Belchior, Luizinho Calixto apresentará seu show. 

 

Já no sábado (27/04) e domingo (28), a programação inicia a partir das 17h, no espigão do Náutico. No sábado, as apresentações ficam por conta da Roda de Choro Iracema com Pablo Fagundes, Marco Poingt, Carlinhos Patriolino e Samuel Rocha e Choro de Varanda , que encerram a programação do dia. O domingo (28/04) fica por conta do Grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e Conjunto Época de Ouro, que vem direto do Rio de Janeiro. 

 

Confira a programação completa:

 

26/04 (sexta-feira)

 

18h - Luiz José e convidados - Mercado dos Pinhões  

18h - Luizinho Calixto - CCBEL  

 

27/04 (sábado) - Largo da Feirinha da Beira Mar  

 

17h - Roda de Choro Iracema convida Pablo Fagundes (DF), Marco Poingt (França) e Carlinhos Patriolino  

18h - Samuel Rocha e Choro de Varanda  

 

28/04 (domingo) - Largo da Feirinha da Beira Mar

 

17h - Grupo de Choro da Escola de Música de Fortaleza  

18h - Conjunto Época de Ouro  

 

Serviço

 

Primeira Semana do Choro de Fortaleza

Locais: CCBEL, Largo da Beira Mar e Escola Pública de Música de Fortaleza 

Data: 26 a 28 de abril

Programação Gratuita

Centro Cultural Belchior recebe a exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"

Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Celebra Fortaleza: Aterrinho da Praia de Iracema recebe Preta Gil e Vanessa da Mata para a comemoração dos 298 anos da cidade

Mês de abril terá programação cultural especial em alusão ao aniversário de Fortaleza

Convite-feed-3@2x-100 (1).jpg

Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público

O Centro Cultural Belchior (Ccbel) apresenta, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Ecocult, a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva”. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, com apresentação da exposição e coquetel para os visitantes. 

O evento, que faz parte da programação do mês de aniversário de Fortaleza por meio do Festival Celebra, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), terá a presença de Garcia, artista integrante da Escola do Pirambu, de Hélio Rôla e Gilberto Brito, criadores do Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, atuante nas décadas de 1970 e 1980.

A exposição segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h. A programação da exposição prevê ainda a realização de um seminário e o lançamento de um catálogo bilíngue com documentos históricos e textos de pesquisadores e críticos de arte.

Serão, ao todo, 20 obras de autoria de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), primeiros discípulos do artista Chico da Silva. A curadoria é de Flávia Muluc, com assistência de Jorge Silvestre. As obras pertencem ao acervo do artista Hélio Rôla.

Segundo a curadora Flávia Muluc, o objetivo é evidenciar a singularidade que representa a Escola do Pirambu nas Artes Visuais do Brasil. "Mais do que uma apresentação das obras, a ideia é que a exposição seja um espaço de encontros, diálogos e descobertas, atualizando o pensamento sobre o fenômeno que é a Escola do Pirambu de Chico da Silva", explica Flávia.

A exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva" é uma realização do Instituto Ecocult, com apoio do IX Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor (Lei Nº 10.432/2015) e apoio institucional da Secultfor, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e do Centro Cultural Belchior. Agradecimentos especiais: Alexandra Mollof Fine Art, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e Pinacoteca do Ceará.

Chico da Silva


Com suas composições fabulares, repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens intrigantes, Chico da Silva revolucionou a arte brasileira, tornando-se um dos primeiros artistas de origem indígena a alcançar destaque nacional e internacional, quando prestigiado com menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966.

Centro Cultural Belchior


O Centro Cultural Belchior é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Festival Celebra


Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) para celebrar os 298 anos de Fortaleza.

Serviço


Exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"
Abertura: sexta-feira (19/04)
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
Visitação: De 19 de abril até 18 de maio de 2024, de terça a sábado, das 14h às 21h.
Gratuito

image.png

 

 

 

 

 

 

 

Instituto Cultural Iracema divulga novas datas para o início das aulas da segunda turma de capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião

Em uma celebração marcada por música, cultura e alegria, a cidade de Fortaleza recebeu na noite do sábado (13/04) um espetáculo à altura de sua história. O Festival Celebra Fortaleza, que faz parte da programação de celebrações dos 298 anos da cidade, trouxe para o Aterrinho da Praia de Iracema as cantoras Preta Gil e Vanessa da Mata, grandes nomes da música brasileira.

A banda Borogodó abriu os festejos com um repertório voltado para o pagode e o samba. O grupo de amigas começou a tocar despretensiosamente em 2010, mas logo conquistou o Nordeste. Em seguida, o grupo Essas Mulheres levou à Praia de Iracema um show que reverencia o protagonismo feminino na música e tocou do samba ao brega.

A cantora Vanessa da Mata subiu ao palco e foi aclamada pelo público. No repertório, a cantora apresentou seu sétimo álbum de estúdio, "Vem Doce", além de cantar seus grandes sucessos como “Vermelho”, "Não Me Deixe Só" e  “Tomar um banho de chuva”.  A artista emocionou os presentes ao puxar um "parabéns para você”, em homenagem à cidade.

Em entrevista exclusiva ao Instituto Cultural Iracema, a artista contou que se divertiu muito no show, que estava "extremamente feliz" em cantar para o público de forma gratuita. "Eu tenho extrema admiração pelo povo daqui. Não é à toa que eu sou muito bem recebida, porque é recíproco. Eu tenho um carinho, um amor muito grande, eu torço por essa cidade e por esse Estado, e eu acho que as pessoas sentem isso também", declarou a cantora.

Para encerrar a noite, a cantora Preta Gil, com toda sua energia e carisma, animou os fortalezenses com seus hits contagiantes, como "Sinais de Fogo", "Vá Se Benzer" e "Só o Amor", além de apresentar o primeiro single de seu próximo EP, "De Volta ao Sol", marcando seu retorno triunfal aos palcos após enfrentar desafios de saúde.

Preta Gil contou que tem uma relação muito afetiva com Fortaleza e que sua família tem raízes cearenses também. “Queria agradecer a Prefeitura de Fortaleza e ao Instituto Cultural Iracema, dizer que o trabalho de vocês é fundamental para a preservação e para a expansão da cultura e da arte aqui no Ceará. Fico muito feliz em estar aqui, trazida por vocês, que possamos estar juntos em muitas outras oportunidades”, enfatizou a cantora.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito José Sarto destacou a alegria de celebrar a data e anunciou novidades. "São 298 anos, e esta é uma celebração muito especial. O palco hoje é ocupado por mulheres, a banda Borogodó, o grupo Essas Mulheres e as cantoras Vanessa da Mata e Preta Gil. É uma homenagem que a gente faz à Fortaleza das mulheres e às mulheres de Fortaleza. E comemoramos ao longo da semana toda entregando grandes equipamentos para a cidade, inclusive anunciando a criação do museu histórico de Fortaleza, que vai guardar a memória da nossa cidade", afirmou o prefeito.

O titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) Roberto Viana Júnior ressaltou que a festa de aniversário da cidade foi organizada para que a população pudesse curtir com muita segurança e tranquilidade. "E não pode faltar uma boa música, é por isso que a gente está aqui, nessa noite especial, com quatro apresentações de artistas mulheres, celebrando e afirmando a importância dessa classe artística, dessas mulheres, dessa comemoração dos 298 anos de Fortaleza", pontuou.


Festival Celebra Fortaleza

O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.

Durante o mês de abril, o Festival Celebra Fortaleza continuará a oferecer uma programação cultural variada, distribuída por diferentes localidades da cidade, reafirmando o compromisso do Instituto Cultural Iracema em promover arte e cultura para todos.

image.png

O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgou, nesta sexta-feira (12/04), novas datas para a realização da formação e capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião pública. Por questões técnicas e reformas internas no prédio do Centro Cultural Belchior (CCBEL), o curso, que será realizado em colaboração com a Zaytec Brasil Serviço de Pesquisa Ltda, ocorrerá no Centro Cultural Belchior (CCBEL), de 22/04 a 25/04, de 14h às 18h. 

Informamos que os selecionados serão convocados por e-mail ou telefone pela empresa Zaytec. Os alunos receberão auxílio de transporte e lanches durante as aulas, além do certificado de conclusão de capacitação.

Termo Aditivo de Novas Datas referente ao Edital da nova turma do chamamento público - Clique aqui.

Serviço:


Segunda turma de capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião
Período do curso: 22/04 a 25/04
Horário: 14h às 18h

Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é inaugurada nesta terça-feira (09/04)

Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para 2024

Festival Celebra Fortaleza celebra os 298 anos da capital cearense com shows de Preta Gil, Vanessa da Mata e Altemar Dutra Jr.

As apresentações estão marcadas para sexta-feira (12/04) e sábado (13/04)

IMG_6011.JPG

Fortaleza completa neste sábado (13/04), seus 298 anos e, para celebrar a data, o Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promove uma programação especial no Festival Celebra Fortaleza.

Para iniciar a programação, teremos nesta sexta-feira (12/04), no Espigão do Náutico, a partir das 18h, os shows da cantora Munique Mendes, que traz um repertório recheado de MPB, e do cantor Altemar Dutra Jr, que apresenta o seu show "O Melhor de Mim", com um repertório de sambas, forrós, boleros, marchinhas de carnaval e clássicos dos anos 90.

No sábado (13/04), ocorre no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 18h, a programação oficial de aniversário da cidade. Realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a programação seguirá com o show da cantora Preta Gil, que traz uma mistura de ritmos em seu repertório, animando o público com canções famosas como “Sinais de Fogo” e “Vá Se Benzer”. Seu último lançamento, “De Volta ao Sol”, traz canções com artistas de renome como Psirico e Thiago Pantaleão.

A cantora Vanessa da Mata também participará da programação trazendo um show com seu último álbum de estúdio, “Vem Doce”, unindo diferentes gêneros da música brasileira, além de cantar seus sucessos dos mais de 20 anos de carreira, como “Amado”, “Boa Sorte” e “Não Me Deixe Só”. Como atração local, o samba estará presente na apresentação do grupo Borogodó e Essas Mulheres, que também têm MPB no repertório.

Festival Celebra Fortaleza

O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.

Serviço:


Festival Celebra Fortaleza
Munique Mendes
Altemar Dutra Júnior
Data: sexta-feira (12)
Horário: 18h
Local: Praça do Náutico


Aniversário de Fortaleza
Grupo Borogodó
Essas Mulheres
Preta Gil
Vanessa da Mata
Data: sábado (13)
Horário: 18h
Local: Aterrinho da Praia de Iracema

IMG_4361.JPG

Nesta terça-feira, 9, a Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes foi inaugurada. O equipamento fica localizado no Complexo Vila das Artes e tem como objetivo proporcionar oportunidades educacionais para interessados, de todas as idades, em artes visuais no Estado. A cerimonialista e artista Camilly Leycker conduziu a noite que teve na programação o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.

A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.

"É com grande satisfação que testemunhamos a inauguração da Escola das Artes Visuais. Esta ação, parte do compromisso da prefeitura, destaca a importância de investir na cultura como instrumento de mudança. Esse é um espaço vital para nossa comunidade, proporcionando oportunidades e valorizando os artistas locais”, enfatizou Roberto Viana, Secretário de Cultura. 

Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora. De acordo com Renê Dias, Coordenador da Escola, serão destinadas 1.000 horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024.

“Estamos vivenciando um momento de grande importância. Desde 2011, trabalhamos arduamente para concretizar este projeto, e agora finalmente estamos vendo isso se tornar realidade. Esta inauguração é emblemática, e em breve, lançaremos um edital com mais de 1200 vagas, promovendo ainda mais oportunidades na área das artes visuais”, destacou Renê.

O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.

"Essa inauguração é um passo significativo para uma área frequentemente subestimada. Ser artista demanda recursos, tanto para materiais quanto para cursos. Esse é um lugar valioso para todos nós", enfatizou a artista Maria Amanda, que prestigiou a cerimonia.

A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades. 

O diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, afirma que a inauguração representa um compromisso de investimento no fomento e promoção das artes na Capital. "A Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza representa um marco para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, consolidando o compromisso com a promoção da expressão artística e o enriquecimento da comunidade através das artes visuais", reforçou Elenilton.

Complexo Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.

61955887fe0994deb8a054a8_WhatsApp Image 2021-11-17 at 16.30.44 (1).jpeg

Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é inaugurada nesta terça-feira (09/04)

O Evento será realizado no Centro Cultural Casa Barão de Camocim e contará com atrações musicais e performances artísticas

O Complexo Vila das Artes celebra, nesta terça-feira, 09/04, às 18h, na Casa Barão de Camocim, a inauguração de mais um equipamento público muito aguardado pela comunidade artística: a Escola Pública de Artes Visuais. A inauguração contará com a cerimonialista e artista Camilly Leycker, o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.

A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.

A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.

Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora.

Serão destinadas 1.000 horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024. O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.

 

A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades. 

Segundo Renê Dias, coordenador da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes: "a escola já nasce oferecendo aos alunos de diversas faixas etárias a oportunidade de estudar e aprimorar suas habilidades artísticas. Sua implantação é crucial para o desenvolvimento de artistas e profissionais da cadeia produtiva das artes visuais, contribuindo para a diversidade cultural, crítica e artística da sociedade, com suas experimentações, desconstruções, construções e fortalecimento da linguagem".

O diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, afirma que a inauguração representa um compromisso de investimento no fomento e promoção das artes na Capital. "A Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza representa um marco para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, consolidando o compromisso com a promoção da expressão artística e o enriquecimento da comunidade através das artes visuais", reforçou Elenilton.

Complexo Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.

Serviço


Inauguração da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes
Data: 09/04 (Terça-feira)
Horário: 18h
Gratuito e aberto ao público

Abertura da 75ª edição do Salão de Abril é realizada nesta segunda (01)

Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra que seguirá aberta para visitação gratuita até 29 de junho

image.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira Escola Pública de Música de Fortaleza é inaugurada e lança 627 vagas para estudantes

O equipamento público funcionará de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h

O Salão de Abril, uma das maiores mostra de artes visuais de destaque nacional, inaugurou sua 75ª edição, nesta segunda,

1º de abril, com uma homenagem ao renomado artista cearense Descartes Gadelha. Realizado no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, a mostra conta com 38 obras de artistas nordestinos, incluindo uma obra do homenageado. O evento foi marcado pelas performances musicais do cantor Pingo de Fortaleza, Maracatu Solar, o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza e DJ Bruna Queiroz.

 

O público conferiu instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Ao longo da edição, o Salão de Abril também promoverá atividades como seminários e intervenções artísticas.

 

Elpídio Nogueira, secretário de Cultura de Fortaleza, ressaltou o papel do Salão de Abril como uma vitrine para artistas emergentes e estabelecidos, além de um marco cultural para a cidade. "414 artistas se inscreveram para participar do Salão de Abril e 38 foram selecionados, isso mostra a força desse evento respeitado no Brasil inteiro. E a cada ano vemos novidades, nós vemos novos artistas que encontram aqui uma vitrine para mostrar tudo que eles são capazes de fazer. O Salão já se consolidou como um marco para a cidade, uma política definida e estabelecida independente de quem estiver à frente da cultura em Fortaleza. Esse ano, o homenageado é o Descartes Gadelha, uma figura emblemática na cena artística, e nada mais justo que enaltecer tamanha importância", destacou Elpídio.

 

“É com imensa honra que celebramos a abertura do 75º Salão de Abril, uma jornada de sete décadas enaltecendo a diversidade cultural nordestina. Neste ano, prestamos uma justa homenagem ao ilustre artista Descartes Gadelha, cuja obra expressionista encanta e emociona”, ressaltou Elenilton Jorge, presidente do Instituto Cultural Iracema. 

 

Neste ano, o Salão de Abril reuniu 08 obras de profissionais de cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Aratuba, João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Teresina (PI), além de 30 Fortaleza. Os projetos inscritos foram avaliados por equipe curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Júnior Pimenta e Lucas Dilacerda.

 

"A gente conseguiu mesclar algumas gerações diferentes de artistas, os que estão começando e os que já são consagrados, trouxemos uma obra do próprio Descartes para a exposição, o trabalho de expografia do M. Dias Preto tentou desconfigurar um pouco a cultura colonial da Casa Barão de Camocim usando cortinas, trouxemos também artes LGBTQI+, outras indígenas, e tenho certeza que quem tiver a oportunidade de visitar o Salão esse ano vai se encantar", destacou Aldonso Palácio, um dos curadores da mostra.

 

O Salão de Abril estará aberto para visitação gratuita até o dia 29 de junho, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar a diversidade e o talento das artes visuais nordestinas. Descartes Gadelha também compartilhou sua gratidão ao ser homenageado:

 

“Ainda quando eu era criança, cheguei no Salão de Abril sem saber nem o que era, e de lá pra cá eu acompanho todos os anos. Ser homenageado aqui me enche de gratidão, era um verdadeiro sonho, e ver tanta gente talentosa, tantos trabalhos maravilhosos pensados em meu nome, com certeza, é um dos momentos mais importantes da minha vida". 

 

Salão de Abril

O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.

Ao longo de décadas de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.

image.png
image.png
image.png

Fotos: Sérgio Lima e 3Clics Fotografia

IMG_7743.jpg

Nesta quarta-feira (27/03), a primeira Escola Pública de Música de Fortaleza abriu oficialmente as portas. Localizada no novo Anexo do Complexo Vila das Artes, no bairro Joaquim Távora, o equipamento, vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), 

 

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a Secretária Executiva, Leilane Vasconcelos, o vice-prefeito, Élcio Batista, e o Presidente do ICI, Elenilton Jorge. Na ocasião, a cantora Maflany Traore, de 6 anos, se apresentou no palco e emocionou a plateia.  “Eu amo música. Eu amei estar aqui na Escola de Música e achei tudo lindo, todos os instrumentos, os desenhos. Fiquei muito feliz”. A inauguração também foi marcada pelas apresentações musicais de Hamilton de Holanda Trio, grupo Marimbanda e Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza. 

 

Com a oferta gratuita de aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, o equipamento visa estimular novos talentos e promover a profissionalização na área. A estrutura conta com dez salas de aula, um auditório, uma lanchonete, e espaços de convivência, e vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Para o diretor do ICI, Elenilton Jorge, o equipamento representa "mais do que simplesmente um local de aprendizado". "É um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música", disse.

“Vai ter gente daqui da Escola de Música de Fortaleza que irá se apresentar nos maiores palcos do Brasil e do mundo. Então nós queremos entregar essa escola para que ela seja apropriada pela população de Fortaleza. Que os jovens, adultos e crianças que têm uma aptidão, que tem um sonho de tocar um instrumento e assim modificar sua vida, dar uma nova razão para sua vida, este é o local”, enfatizou emocionado o secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

 

Equipada com uma variedade de instrumentos, desde violões e pianos até flautas e clarinetes, a escola ofertará cursos que vão desde a musicalização infantil até o canto coral, com duração de três anos e certificação para os participantes. Para garantir a excelência no ensino, foram contratados 15 professores com diversas especializações na área musical.

 

O assessor do equipamento, David Calandrine, em meio às celebrações, falou sobre as expectativas: "é com grande alegria que nós participamos desse momento histórico para nossa cidade. A primeira Escola Pública de Música de Fortaleza é um sonho há muito tempo acalentado. O que está acontecendo hoje é um momento ansiado por todos os músicos, além de abrir portas de emprego. Todos os nossos amigos que trabalham com música em Fortaleza esperavam por uma escola dessa".

 

Inscrições abertas para o processo seletivo de estudantes interessados 

 

A Escola Pública de Música não apenas representa um marco na história cultural de Fortaleza, mas também promete ser um catalisador para o florescimento de novos talentos e a valorização dos músicos da cidade.

 

As inscrições para embarcar em uma jornada de aprendizado e crescimento são gratuitas e já estão abertas até às 23h59min do dia 17 de abril, online ou presencial, oferecendo oportunidades para estudantes a partir de oito anos. Com um total de 627 vagas disponíveis, o curso de formação básica em música oferece a chance de desenvolvimento artístico e cultural para todos os interessados. 

 

Confira o edital aqui.

image.png

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), realiza a abertura do 75º Salão de Abril nesta segunda-feira (01/04), às 19h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra. A exposição seguirá aberta para visitação, de 1 de abril a 29 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O acesso é gratuito.

Durante a abertura, os visitantes poderão conferir as obras dos 38 artistas selecionados no edital, além da exposição de duas obras do artista Descartes Gadelha. Os projetos inscritos foram avaliados pela comissão curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Junior Pimenta, Lucas Dilacerda.

Confira a lista de artistas e trabalhos expostos no 75º Salão de Abril

Saiba mais sobre a equipe de curadores

Os visitantes poderão conferir as obras que compõem a edição de 2024 da mostra, entre instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Durante o período que se estende até 29 de junho, o Salão de Abril apresentará uma programação diversificada, incluindo uma ampla variedade de arte, performances, seminários e intervenções artísticas.

Para o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a mostra segue como uma das mais importantes do cenário nacional e é um momento importante de reconhecimento dos artistas do Nordeste. "O Salão de Abril é um marco na cultura de Fortaleza e no panorama artístico nacional. Uma grande oportunidade de apreciar o talento dos nossos artistas e celebrar a riqueza da arte brasileira. É sempre recompensador promover e viver esse evento tão grandioso e histórico", destacou o secretário Elpídio.

"É com imensa honra que celebramos a abertura do 75º Salão de Abril, uma jornada de sete décadas enaltecendo a diversidade cultural nordestina. Neste ano, prestamos uma justa homenagem ao ilustre artista Descartes Gadelha, cuja obra expressionista encanta e emociona”, reforçou Elenilton Jorge, diretor presidente do Instituto Cultural Iracema. Com 38 trabalhos de talentosos artistas da região, a exposição no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim promete enriquecer os sentidos e ampliar horizontes até 29 de junho, completou.

Salão de Abril


O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Homenagem a Descartes Gadelha


O renomado artista Descartes Gadelha é o homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Serviço
Abertura: 1 de abril
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim
(Rua General Sampaio, 1632 – Centro)

 

Instituto Cultural Iracema divulga Resultado Preliminar da 2ª fase do Chamamento Público para Ocupação de Espaço Gastronômico no Centro Cultural Belchior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulga nesta terça-feira (25/03), o Resultado Preliminar da 2ª fase do Chamamento Público para ocupação de espaço gastronômico no Centro Cultural Belchior, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo ICI. 

Resultado Preliminar da primeira da 2ª fase

Confira o edital


https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_7ae4a0e4fb824b5f9d2c190a73169440.pdf

A 2ª fase análise técnica, de caráter eliminatório e classificatório, que compreende a avaliação das Propostas Técnicas pela Comissão de Avaliação, que resultará na atribuição de pontos. Com o resultado preliminar, O prazo de recursos sobre o resultado preliminar da 2ª Fase ocorre entre os dias  27/03 e 28/03 mediante envio do formulário contido no Anexo II para o

e-mail editais@institutoiracema.com devidamente fundamentado, sendo vedada a inclusão de novos documentos.

O espaço gastronômico do CCBel deve funcionar regularmente das 9h às 21h, de terça a sábado, com possibilidade de ajuste de horários conforme demanda e programação cultural do Centro Cultural. A empresa selecionada deverá atender uma série de obrigações, como ocupar e manter o espaço em perfeito estado, adquirir materiais e equipamentos necessários, seguir normas de higiene e segurança alimentar, entre outras.

image.png

Escola Pública de Música de Fortaleza Promove Oficina de Música Brasileira com o quarteto Marimbanda

Inscrições por ordem de chegada

Primeira Escola Pública de Música de Fortaleza será inaugurada nesta quarta-feira (27)

WhatsApp Image 2024-03-25 at 12.28.03 PM (1).jpeg

A inauguração da Escola Pública de Música de Fortaleza chega com muita expectativa e diversas oportunidades. Para celebrar esse feito, uma Oficina de Música Brasileira, ministrada pelo quarteto Marimbanda, será oferecida na quarta-feira (27/03), das 15h às 16h20, no novo prédio do Anexo Vila das Artes, localizado na rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora. As inscrições são gratuitas e serão realizadas por ordem de chegada. A oficina ocorrerá no período da tarde e antecede o grande momento da inauguração oficial, que será realizada no mesmo dia e local, às 19h.

A Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

A criação de uma escola pública de música é uma antiga demanda da sociedade que se concretiza após muito esforço e empenho da atual gestão. O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical.

As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de oito anos. Os cursos oferecidos terão duração de três anos e concederão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.

Marimbanda

A Marimbanda, composta por, Heriberto Porto (flautas), Netinho de Sá (contrabaixo e baixo elétrico), Thiago Almeida (arranjos, piano e escaleta), Michael da Silva (bateria) e, em memória, Luizinho Duarte (composições) se destaca por tocar ritmos brasileiros como baião, frevo, samba, choro e bossa nova. Com uma autenticidade que ressalta o Nordeste, o grupo conquistou o reconhecimento do público e da crítica, estabelecendo-se como uma das principais referências da música instrumental no Ceará e no Brasil. O público-alvo da oficina são músicos amadores e profissionais, professores e estudantes de música. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada.


Serviço:
Oficina de Música Brasileira com o quarteto Marimbanda
Inscrições por ordem de chegada
Data: 27/03
Horário: 15h às 16h20
Local: Escola Pública de Música de Fortaleza (Anexo Vila das Artes)
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora

Inauguração Oficial da Escola Pública de Música de Fortaleza
Data: 27/03
Horário: 19h
Local: Escola Pública de Música de Fortaleza (Anexo Vila das Artes)
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora

image.png

Fortaleza está prestes a testemunhar um momento histórico no cenário cultural com a abertura da primeira Escola Pública de Música da cidade. O equipamento que é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultural de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema, será inaugurado com direito a uma programação especial nesta quarta-feira (27/03), às 19h, no prédio do novo Complexo Vila das Artes,  localizado à rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora. O evento de inauguração terá participação especial de Hamilton de Holanda Trio - “Flying Chicken”, Marimbanda e o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música da Vila das Artes, acompanhados de músicos convidados.

A  criação de uma escola pública de Música é uma antiga demanda da sociedade que se concretiza depois de muito esforço e empenho da atual gestão. “A iniciativa reflete nosso compromisso em proporcionar acesso democrático à educação musical e promover a diversidade cultural em nossa cidade. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que pode unir comunidades e enriquecer vidas. Nossa escola oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador, onde os alunos poderão explorar sua paixão pela música, desenvolver seus talentos e colaborar criativamente" destaca Elpídio Nogueira, Secretário da Cultura de Fortaleza.

O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical. As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de 8 anos. Os cursos oferecidos terão duração de 3 anos e oferecerão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.

Para o diretor presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, “esse equipamento público representa mais do que simplesmente um local de aprendizado; é um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música. Estamos comprometidos em cultivar e nutrir o talento local, garantindo que nossa cidade continue a florescer artisticamente e a ser reconhecida como um centro de excelência musical.”

A escola conta com uma variedade de instrumentos disponíveis para os alunos, incluindo violão de 6 e 7 cordas, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote, clarinete, canto popular, canto erudito e musicalização infantil através do canto. O corpo docente é formado por 15 professores com diversas especializações na área. 


Segundo Davi Calandrine, coordenador pedagógico da instituição, essa era uma lacuna cultural que existia na cidade, que a partir de agora vai abrir muitas oportunidades. “A escola preenche um espaço significativo na formação musical local, havia um vácuo nessa área, há muito tempo. A instituição oferece cursos básicos e é recebida como um equipamento muito esperado pela comunidade, com uma grande demanda tanto do público quanto dos profissionais da área, ansiosos por essa oportunidade. Estamos abrindo portas para um novo momento na cena musical da cidade”, enfatizou Davi. 

Atrações

A inauguração da terá uma programação musical de peso. A abertura do evento ficará por conta do renomado bandolinista Hamilton de Holanda que se junta ao pianista Salomão Soares e ao baterista Thiago ‘Big’ Rabello em uma performance que incorpora, além do álbum FLYING CHICKEN, diversas canções de seus últimos trabalhos como Samurai, uma homenagem a Djavan, além da safra nova que nunca para de acontecer.

A celebração contará ainda com a participação do Quarteto de cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza, composto por Nadilson Gama, Vanêssa Gomes, Jônatas Reis, e Johnnie Nascimento, juntamente com convidados especiais como David Calandrine, Lucas Bessa, Eric Diógenes, e André Benedecti. O grupo de câmara atua em diversos campos da performance musical, como a realização de pesquisa de repertório nacional e internacional, buscando explorar as diversas sonoridades e potencialidades para esta formação instrumental, através de composições e arranjos musicais autorais.

O grupo Marimbanda também fará parte da festa. Os artistas destacam ritmos brasileiros como baião, frevo, samba, choro e bossa nova. Com uma autenticidade que ressalta o nordeste, o quarteto conquistou o reconhecimento do público e da crítica, estabelecendo-se como uma das principais referências da música instrumental no Ceará e no Brasil.

Complexo Vila das Artes


A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Celebra Fortaleza realiza programação especial para comemorar o Dia Nacional do Choro

Evento promove apresentações musicais em diversos locais da cidade nos dias 26, 27 e  28 de abril

Homenagem ao Choro tem programação especial em Fortaleza durante três dias

O Conjunto Época de Ouro encerrou a série de shows em homenagem ao ritmo brasileiro

OBA04470.jpg

O Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, foi celebrado por músicos e fãs com shows gratuitos, durante três dias, na capital cearense. Organizada pelo Instituto Cultural Iracema (ICI) e pela Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), a festa fez parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade e reuniu talentos do gênero musical tão amado pelos brasileiros. 

A programação especial foi realizada em vários pontos da cidade, iniciando na sexta-feira (26), com apresentações de Luiz José e convidados especiais no Mercado dos Pinhões. No  sábado (27) e domingo (28), o Largo da Feirinha da Beira-Mar também virou palco do estilo musical.

No sábado (27), a Roda de Choro Iracema, composta por Pablo Fagundes, Marco Poingt, Tauí Castro e Carlinhos Patriolino, cativou a plateia com clássicos e muito talento. Ao final do evento, Samuel Rocha e o Choro de Varanda trouxeram um encerramento memorável, deixando todos com um gostinho de quero mais. Falando sobre a importância do Choro e da iniciativa, o músico Tauí Castro destacou: "o Choro é parte fundamental da nossa cultura brasileira e é vital preservar e promover essa tradição. Eventos como este são essenciais para manter viva nossa herança musical". 

"É gratificante ver o apoio do poder público a eventos culturais como este. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e a construção de uma sociedade mais rica e diversa", frisou o músico Carlinhos Patriolino.

O encerramento do evento, no domingo (28/04), foi marcado pela apresentação do grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e pelo show do Conjunto Época de Ouro, que emocionou o público com sua interpretação singular do ritmo brasileiro.

David Calandrine, assessor da Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes, ressaltou a importância da participação dos estudantes da instituição no evento. "É uma oportunidade única para os nossos alunos vivenciarem a atmosfera de um evento profissional, além de valorizar e perpetuar a tradição do choro em nossa região. Isso mostra reconhecimento, incentiva o talento local e valoriza a construção de uma sociedade diversa”, enfatizou David. 

"Que show maravilhoso. Foi incrível ver músicos tão talentosos reunidos para celebrar o Choro. A energia estava contagiante, moro há 25 anos na Inglaterra e matar a saudade da terrinha ao lado da família com essa programação gratuita, pertinho do mar, foi bom demais", disse Creusa Tompson.

Festival Celebra Fortaleza

Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), para celebrar os 298 anos de Fortaleza.

image.png

O Dia Nacional do Choro, celebrado em 23 de abril, marca o nascimento do lendário Pixinguinha, e também ressalta a história e a emoção envolvidas nesse gênero musical tão amado. Para celebrar a data, o Instituto Cultural Iracema (ICI) e Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promovem a primeira Semana do Choro de Fortaleza, dos dias 26 a 28 de abril, com uma programação especial em vários locais da Capital. 

 

A programação, que faz parte do Festival Celebra Fortaleza, iniciativa que promove atividades culturais em alusão aos 298 anos da cidade, começa na sexta-feira (26/04), no Mercado dos Pinhões, às 18h, com um show de Luiz José e convidados especiais. Em paralelo, às 18h, no Centro Cultural Belchior, Luizinho Calixto apresentará seu show. 

 

Já no sábado (27/04) e domingo (28), a programação inicia a partir das 17h, no espigão do Náutico. No sábado, as apresentações ficam por conta da Roda de Choro Iracema com Pablo Fagundes, Marco Poingt, Carlinhos Patriolino e Samuel Rocha e Choro de Varanda , que encerram a programação do dia. O domingo (28/04) fica por conta do Grupo de Choro da Escola Pública de Música de Fortaleza e Conjunto Época de Ouro, que vem direto do Rio de Janeiro. 

 

Confira a programação completa:

 

26/04 (sexta-feira)

 

18h - Luiz José e convidados - Mercado dos Pinhões  

18h - Luizinho Calixto - CCBEL  

 

27/04 (sábado) - Largo da Feirinha da Beira Mar  

 

17h - Roda de Choro Iracema convida Pablo Fagundes (DF), Marco Poingt (França) e Carlinhos Patriolino  

18h - Samuel Rocha e Choro de Varanda  

 

28/04 (domingo) - Largo da Feirinha da Beira Mar

 

17h - Grupo de Choro da Escola de Música de Fortaleza  

18h - Conjunto Época de Ouro  

 

Serviço

 

Primeira Semana do Choro de Fortaleza

Locais: CCBEL, Largo da Beira Mar e Escola Pública de Música de Fortaleza 

Data: 26 a 28 de abril

Programação Gratuita

Centro Cultural Belchior recebe a exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"

Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Festival Celebra Fortaleza: Aterrinho da Praia de Iracema recebe Preta Gil e Vanessa da Mata para a comemoração dos 298 anos da cidade

Mês de abril terá programação cultural especial em alusão ao aniversário de Fortaleza

Convite-feed-3@2x-100 (1).jpg

Abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, e segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público

O Centro Cultural Belchior (Ccbel) apresenta, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Ecocult, a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva”. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira (19/04), às 17h, com apresentação da exposição e coquetel para os visitantes. 

O evento, que faz parte da programação do mês de aniversário de Fortaleza por meio do Festival Celebra, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), terá a presença de Garcia, artista integrante da Escola do Pirambu, de Hélio Rôla e Gilberto Brito, criadores do Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, atuante nas décadas de 1970 e 1980.

A exposição segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público de terça a sábado, das 14h às 21h. A programação da exposição prevê ainda a realização de um seminário e o lançamento de um catálogo bilíngue com documentos históricos e textos de pesquisadores e críticos de arte.

Serão, ao todo, 20 obras de autoria de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), primeiros discípulos do artista Chico da Silva. A curadoria é de Flávia Muluc, com assistência de Jorge Silvestre. As obras pertencem ao acervo do artista Hélio Rôla.

Segundo a curadora Flávia Muluc, o objetivo é evidenciar a singularidade que representa a Escola do Pirambu nas Artes Visuais do Brasil. "Mais do que uma apresentação das obras, a ideia é que a exposição seja um espaço de encontros, diálogos e descobertas, atualizando o pensamento sobre o fenômeno que é a Escola do Pirambu de Chico da Silva", explica Flávia.

A exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva" é uma realização do Instituto Ecocult, com apoio do IX Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor (Lei Nº 10.432/2015) e apoio institucional da Secultfor, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e do Centro Cultural Belchior. Agradecimentos especiais: Alexandra Mollof Fine Art, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e Pinacoteca do Ceará.

Chico da Silva


Com suas composições fabulares, repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens intrigantes, Chico da Silva revolucionou a arte brasileira, tornando-se um dos primeiros artistas de origem indígena a alcançar destaque nacional e internacional, quando prestigiado com menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966.

Centro Cultural Belchior


O Centro Cultural Belchior é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Festival Celebra


Iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) para celebrar os 298 anos de Fortaleza.

Serviço


Exposição "Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva"
Abertura: sexta-feira (19/04)
Horário: 17h
Local: Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema)
Visitação: De 19 de abril até 18 de maio de 2024, de terça a sábado, das 14h às 21h.
Gratuito

image.png

 

 

 

 

 

 

 

Instituto Cultural Iracema divulga novas datas para o início das aulas da segunda turma de capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião

Em uma celebração marcada por música, cultura e alegria, a cidade de Fortaleza recebeu na noite do sábado (13/04) um espetáculo à altura de sua história. O Festival Celebra Fortaleza, que faz parte da programação de celebrações dos 298 anos da cidade, trouxe para o Aterrinho da Praia de Iracema as cantoras Preta Gil e Vanessa da Mata, grandes nomes da música brasileira.

A banda Borogodó abriu os festejos com um repertório voltado para o pagode e o samba. O grupo de amigas começou a tocar despretensiosamente em 2010, mas logo conquistou o Nordeste. Em seguida, o grupo Essas Mulheres levou à Praia de Iracema um show que reverencia o protagonismo feminino na música e tocou do samba ao brega.

A cantora Vanessa da Mata subiu ao palco e foi aclamada pelo público. No repertório, a cantora apresentou seu sétimo álbum de estúdio, "Vem Doce", além de cantar seus grandes sucessos como “Vermelho”, "Não Me Deixe Só" e  “Tomar um banho de chuva”.  A artista emocionou os presentes ao puxar um "parabéns para você”, em homenagem à cidade.

Em entrevista exclusiva ao Instituto Cultural Iracema, a artista contou que se divertiu muito no show, que estava "extremamente feliz" em cantar para o público de forma gratuita. "Eu tenho extrema admiração pelo povo daqui. Não é à toa que eu sou muito bem recebida, porque é recíproco. Eu tenho um carinho, um amor muito grande, eu torço por essa cidade e por esse Estado, e eu acho que as pessoas sentem isso também", declarou a cantora.

Para encerrar a noite, a cantora Preta Gil, com toda sua energia e carisma, animou os fortalezenses com seus hits contagiantes, como "Sinais de Fogo", "Vá Se Benzer" e "Só o Amor", além de apresentar o primeiro single de seu próximo EP, "De Volta ao Sol", marcando seu retorno triunfal aos palcos após enfrentar desafios de saúde.

Preta Gil contou que tem uma relação muito afetiva com Fortaleza e que sua família tem raízes cearenses também. “Queria agradecer a Prefeitura de Fortaleza e ao Instituto Cultural Iracema, dizer que o trabalho de vocês é fundamental para a preservação e para a expansão da cultura e da arte aqui no Ceará. Fico muito feliz em estar aqui, trazida por vocês, que possamos estar juntos em muitas outras oportunidades”, enfatizou a cantora.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito José Sarto destacou a alegria de celebrar a data e anunciou novidades. "São 298 anos, e esta é uma celebração muito especial. O palco hoje é ocupado por mulheres, a banda Borogodó, o grupo Essas Mulheres e as cantoras Vanessa da Mata e Preta Gil. É uma homenagem que a gente faz à Fortaleza das mulheres e às mulheres de Fortaleza. E comemoramos ao longo da semana toda entregando grandes equipamentos para a cidade, inclusive anunciando a criação do museu histórico de Fortaleza, que vai guardar a memória da nossa cidade", afirmou o prefeito.

O titular da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) Roberto Viana Júnior ressaltou que a festa de aniversário da cidade foi organizada para que a população pudesse curtir com muita segurança e tranquilidade. "E não pode faltar uma boa música, é por isso que a gente está aqui, nessa noite especial, com quatro apresentações de artistas mulheres, celebrando e afirmando a importância dessa classe artística, dessas mulheres, dessa comemoração dos 298 anos de Fortaleza", pontuou.


Festival Celebra Fortaleza

O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.

Durante o mês de abril, o Festival Celebra Fortaleza continuará a oferecer uma programação cultural variada, distribuída por diferentes localidades da cidade, reafirmando o compromisso do Instituto Cultural Iracema em promover arte e cultura para todos.

image.png

O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgou, nesta sexta-feira (12/04), novas datas para a realização da formação e capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião pública. Por questões técnicas e reformas internas no prédio do Centro Cultural Belchior (CCBEL), o curso, que será realizado em colaboração com a Zaytec Brasil Serviço de Pesquisa Ltda, ocorrerá no Centro Cultural Belchior (CCBEL), de 22/04 a 25/04, de 14h às 18h. 

Informamos que os selecionados serão convocados por e-mail ou telefone pela empresa Zaytec. Os alunos receberão auxílio de transporte e lanches durante as aulas, além do certificado de conclusão de capacitação.

Termo Aditivo de Novas Datas referente ao Edital da nova turma do chamamento público - Clique aqui.

Serviço:


Segunda turma de capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião
Período do curso: 22/04 a 25/04
Horário: 14h às 18h

Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é inaugurada nesta terça-feira (09/04)

Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para 2024

Festival Celebra Fortaleza celebra os 298 anos da capital cearense com shows de Preta Gil, Vanessa da Mata e Altemar Dutra Jr.

As apresentações estão marcadas para sexta-feira (12/04) e sábado (13/04)

IMG_6011.JPG

Fortaleza completa neste sábado (13/04), seus 298 anos e, para celebrar a data, o Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), promove uma programação especial no Festival Celebra Fortaleza.

Para iniciar a programação, teremos nesta sexta-feira (12/04), no Espigão do Náutico, a partir das 18h, os shows da cantora Munique Mendes, que traz um repertório recheado de MPB, e do cantor Altemar Dutra Jr, que apresenta o seu show "O Melhor de Mim", com um repertório de sambas, forrós, boleros, marchinhas de carnaval e clássicos dos anos 90.

No sábado (13/04), ocorre no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 18h, a programação oficial de aniversário da cidade. Realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), a programação seguirá com o show da cantora Preta Gil, que traz uma mistura de ritmos em seu repertório, animando o público com canções famosas como “Sinais de Fogo” e “Vá Se Benzer”. Seu último lançamento, “De Volta ao Sol”, traz canções com artistas de renome como Psirico e Thiago Pantaleão.

A cantora Vanessa da Mata também participará da programação trazendo um show com seu último álbum de estúdio, “Vem Doce”, unindo diferentes gêneros da música brasileira, além de cantar seus sucessos dos mais de 20 anos de carreira, como “Amado”, “Boa Sorte” e “Não Me Deixe Só”. Como atração local, o samba estará presente na apresentação do grupo Borogodó e Essas Mulheres, que também têm MPB no repertório.

Festival Celebra Fortaleza

O Festival Celebra Fortaleza é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) para celebrar os 298 anos de Fortaleza. O evento cultural promoverá uma ampla programação durante todo o mês de abril, com ações diversificadas que abrangem várias linguagens culturais, oferecendo livre acesso à cultura e contribuindo para a geração de emprego, renda e entretenimento tanto para os fortalezenses quanto para os turistas.

Serviço:


Festival Celebra Fortaleza
Munique Mendes
Altemar Dutra Júnior
Data: sexta-feira (12)
Horário: 18h
Local: Praça do Náutico


Aniversário de Fortaleza
Grupo Borogodó
Essas Mulheres
Preta Gil
Vanessa da Mata
Data: sábado (13)
Horário: 18h
Local: Aterrinho da Praia de Iracema

IMG_4361.JPG

Nesta terça-feira, 9, a Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes foi inaugurada. O equipamento fica localizado no Complexo Vila das Artes e tem como objetivo proporcionar oportunidades educacionais para interessados, de todas as idades, em artes visuais no Estado. A cerimonialista e artista Camilly Leycker conduziu a noite que teve na programação o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.

A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.

"É com grande satisfação que testemunhamos a inauguração da Escola das Artes Visuais. Esta ação, parte do compromisso da prefeitura, destaca a importância de investir na cultura como instrumento de mudança. Esse é um espaço vital para nossa comunidade, proporcionando oportunidades e valorizando os artistas locais”, enfatizou Roberto Viana, Secretário de Cultura. 

Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora. De acordo com Renê Dias, Coordenador da Escola, serão destinadas 1.000 horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024.

“Estamos vivenciando um momento de grande importância. Desde 2011, trabalhamos arduamente para concretizar este projeto, e agora finalmente estamos vendo isso se tornar realidade. Esta inauguração é emblemática, e em breve, lançaremos um edital com mais de 1200 vagas, promovendo ainda mais oportunidades na área das artes visuais”, destacou Renê.

O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.

"Essa inauguração é um passo significativo para uma área frequentemente subestimada. Ser artista demanda recursos, tanto para materiais quanto para cursos. Esse é um lugar valioso para todos nós", enfatizou a artista Maria Amanda, que prestigiou a cerimonia.

A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades. 

O diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, afirma que a inauguração representa um compromisso de investimento no fomento e promoção das artes na Capital. "A Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza representa um marco para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, consolidando o compromisso com a promoção da expressão artística e o enriquecimento da comunidade através das artes visuais", reforçou Elenilton.

Complexo Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.

61955887fe0994deb8a054a8_WhatsApp Image 2021-11-17 at 16.30.44 (1).jpeg

Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é inaugurada nesta terça-feira (09/04)

O Evento será realizado no Centro Cultural Casa Barão de Camocim e contará com atrações musicais e performances artísticas

O Complexo Vila das Artes celebra, nesta terça-feira, 09/04, às 18h, na Casa Barão de Camocim, a inauguração de mais um equipamento público muito aguardado pela comunidade artística: a Escola Pública de Artes Visuais. A inauguração contará com a cerimonialista e artista Camilly Leycker, o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.

A Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes é um equipamento público vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema.

A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais.

Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora.

Serão destinadas 1.000 horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024. O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.

 

A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, na rua 24 de Maio, 1221. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades. 

Segundo Renê Dias, coordenador da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes: "a escola já nasce oferecendo aos alunos de diversas faixas etárias a oportunidade de estudar e aprimorar suas habilidades artísticas. Sua implantação é crucial para o desenvolvimento de artistas e profissionais da cadeia produtiva das artes visuais, contribuindo para a diversidade cultural, crítica e artística da sociedade, com suas experimentações, desconstruções, construções e fortalecimento da linguagem".

O diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, afirma que a inauguração representa um compromisso de investimento no fomento e promoção das artes na Capital. "A Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza representa um marco para o desenvolvimento cultural de nossa cidade, consolidando o compromisso com a promoção da expressão artística e o enriquecimento da comunidade através das artes visuais", reforçou Elenilton.

Complexo Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.

Serviço


Inauguração da Escola Pública de Artes Visuais da Vila das Artes
Data: 09/04 (Terça-feira)
Horário: 18h
Gratuito e aberto ao público

Abertura da 75ª edição do Salão de Abril é realizada nesta segunda (01)

Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra que seguirá aberta para visitação gratuita até 29 de junho

image.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Primeira Escola Pública de Música de Fortaleza é inaugurada e lança 627 vagas para estudantes

O equipamento público funcionará de segunda-feira a sexta-feira das 8h às 20h

O Salão de Abril, uma das maiores mostra de artes visuais de destaque nacional, inaugurou sua 75ª edição, nesta segunda,

1º de abril, com uma homenagem ao renomado artista cearense Descartes Gadelha. Realizado no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, a mostra conta com 38 obras de artistas nordestinos, incluindo uma obra do homenageado. O evento foi marcado pelas performances musicais do cantor Pingo de Fortaleza, Maracatu Solar, o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza e DJ Bruna Queiroz.

 

O público conferiu instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Ao longo da edição, o Salão de Abril também promoverá atividades como seminários e intervenções artísticas.

 

Elpídio Nogueira, secretário de Cultura de Fortaleza, ressaltou o papel do Salão de Abril como uma vitrine para artistas emergentes e estabelecidos, além de um marco cultural para a cidade. "414 artistas se inscreveram para participar do Salão de Abril e 38 foram selecionados, isso mostra a força desse evento respeitado no Brasil inteiro. E a cada ano vemos novidades, nós vemos novos artistas que encontram aqui uma vitrine para mostrar tudo que eles são capazes de fazer. O Salão já se consolidou como um marco para a cidade, uma política definida e estabelecida independente de quem estiver à frente da cultura em Fortaleza. Esse ano, o homenageado é o Descartes Gadelha, uma figura emblemática na cena artística, e nada mais justo que enaltecer tamanha importância", destacou Elpídio.

 

“É com imensa honra que celebramos a abertura do 75º Salão de Abril, uma jornada de sete décadas enaltecendo a diversidade cultural nordestina. Neste ano, prestamos uma justa homenagem ao ilustre artista Descartes Gadelha, cuja obra expressionista encanta e emociona”, ressaltou Elenilton Jorge, presidente do Instituto Cultural Iracema. 

 

Neste ano, o Salão de Abril reuniu 08 obras de profissionais de cidades como Juazeiro do Norte, Crato, Aratuba, João Pessoa (PB), Salvador (BA) e Teresina (PI), além de 30 Fortaleza. Os projetos inscritos foram avaliados por equipe curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Júnior Pimenta e Lucas Dilacerda.

 

"A gente conseguiu mesclar algumas gerações diferentes de artistas, os que estão começando e os que já são consagrados, trouxemos uma obra do próprio Descartes para a exposição, o trabalho de expografia do M. Dias Preto tentou desconfigurar um pouco a cultura colonial da Casa Barão de Camocim usando cortinas, trouxemos também artes LGBTQI+, outras indígenas, e tenho certeza que quem tiver a oportunidade de visitar o Salão esse ano vai se encantar", destacou Aldonso Palácio, um dos curadores da mostra.

 

O Salão de Abril estará aberto para visitação gratuita até o dia 29 de junho, oferecendo ao público a oportunidade de apreciar a diversidade e o talento das artes visuais nordestinas. Descartes Gadelha também compartilhou sua gratidão ao ser homenageado:

 

“Ainda quando eu era criança, cheguei no Salão de Abril sem saber nem o que era, e de lá pra cá eu acompanho todos os anos. Ser homenageado aqui me enche de gratidão, era um verdadeiro sonho, e ver tanta gente talentosa, tantos trabalhos maravilhosos pensados em meu nome, com certeza, é um dos momentos mais importantes da minha vida". 

 

Salão de Abril

O Salão de Abril é uma das mostras de artes visuais mais antigas da América Latina. Lançado de forma independente em 1943, o Salão passou por alguns hiatos, até que começou a ser realizado pela administração municipal a partir de 1964.

Ao longo de décadas de existência, a mostra já foi sediada em diversos patrimônios históricos de Fortaleza, como o Ideal Clube, o Parque da Liberdade, a Casa de Cultura Raimundo Cela e, atualmente, é realizada na Casa do Barão de Camocim, no Centro de Fortaleza.

image.png
image.png
image.png

Fotos: Sérgio Lima e 3Clics Fotografia

IMG_7743.jpg

Nesta quarta-feira (27/03), a primeira Escola Pública de Música de Fortaleza abriu oficialmente as portas. Localizada no novo Anexo do Complexo Vila das Artes, no bairro Joaquim Távora, o equipamento, vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), 

 

A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a Secretária Executiva, Leilane Vasconcelos, o vice-prefeito, Élcio Batista, e o Presidente do ICI, Elenilton Jorge. Na ocasião, a cantora Maflany Traore, de 6 anos, se apresentou no palco e emocionou a plateia.  “Eu amo música. Eu amei estar aqui na Escola de Música e achei tudo lindo, todos os instrumentos, os desenhos. Fiquei muito feliz”. A inauguração também foi marcada pelas apresentações musicais de Hamilton de Holanda Trio, grupo Marimbanda e Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza. 

 

Com a oferta gratuita de aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, o equipamento visa estimular novos talentos e promover a profissionalização na área. A estrutura conta com dez salas de aula, um auditório, uma lanchonete, e espaços de convivência, e vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h.

Para o diretor do ICI, Elenilton Jorge, o equipamento representa "mais do que simplesmente um local de aprendizado". "É um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música", disse.

“Vai ter gente daqui da Escola de Música de Fortaleza que irá se apresentar nos maiores palcos do Brasil e do mundo. Então nós queremos entregar essa escola para que ela seja apropriada pela população de Fortaleza. Que os jovens, adultos e crianças que têm uma aptidão, que tem um sonho de tocar um instrumento e assim modificar sua vida, dar uma nova razão para sua vida, este é o local”, enfatizou emocionado o secretário de Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira.

 

Equipada com uma variedade de instrumentos, desde violões e pianos até flautas e clarinetes, a escola ofertará cursos que vão desde a musicalização infantil até o canto coral, com duração de três anos e certificação para os participantes. Para garantir a excelência no ensino, foram contratados 15 professores com diversas especializações na área musical.

 

O assessor do equipamento, David Calandrine, em meio às celebrações, falou sobre as expectativas: "é com grande alegria que nós participamos desse momento histórico para nossa cidade. A primeira Escola Pública de Música de Fortaleza é um sonho há muito tempo acalentado. O que está acontecendo hoje é um momento ansiado por todos os músicos, além de abrir portas de emprego. Todos os nossos amigos que trabalham com música em Fortaleza esperavam por uma escola dessa".

 

Inscrições abertas para o processo seletivo de estudantes interessados 

 

A Escola Pública de Música não apenas representa um marco na história cultural de Fortaleza, mas também promete ser um catalisador para o florescimento de novos talentos e a valorização dos músicos da cidade.

 

As inscrições para embarcar em uma jornada de aprendizado e crescimento são gratuitas e já estão abertas até às 23h59min do dia 17 de abril, online ou presencial, oferecendo oportunidades para estudantes a partir de oito anos. Com um total de 627 vagas disponíveis, o curso de formação básica em música oferece a chance de desenvolvimento artístico e cultural para todos os interessados. 

 

Confira o edital aqui.

image.png

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), realiza a abertura do 75º Salão de Abril nesta segunda-feira (01/04), às 19h, no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim. Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da mostra. A exposição seguirá aberta para visitação, de 1 de abril a 29 de junho, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 16h. O acesso é gratuito.

Durante a abertura, os visitantes poderão conferir as obras dos 38 artistas selecionados no edital, além da exposição de duas obras do artista Descartes Gadelha. Os projetos inscritos foram avaliados pela comissão curatorial formada por Aldonso Palácio, Cecília Bedê, Junior Pimenta, Lucas Dilacerda.

Confira a lista de artistas e trabalhos expostos no 75º Salão de Abril

Saiba mais sobre a equipe de curadores

Os visitantes poderão conferir as obras que compõem a edição de 2024 da mostra, entre instalações, fotografias, pinturas, ilustrações, performances e outros trabalhos. Durante o período que se estende até 29 de junho, o Salão de Abril apresentará uma programação diversificada, incluindo uma ampla variedade de arte, performances, seminários e intervenções artísticas.

Para o secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, a mostra segue como uma das mais importantes do cenário nacional e é um momento importante de reconhecimento dos artistas do Nordeste. "O Salão de Abril é um marco na cultura de Fortaleza e no panorama artístico nacional. Uma grande oportunidade de apreciar o talento dos nossos artistas e celebrar a riqueza da arte brasileira. É sempre recompensador promover e viver esse evento tão grandioso e histórico", destacou o secretário Elpídio.

"É com imensa honra que celebramos a abertura do 75º Salão de Abril, uma jornada de sete décadas enaltecendo a diversidade cultural nordestina. Neste ano, prestamos uma justa homenagem ao ilustre artista Descartes Gadelha, cuja obra expressionista encanta e emociona”, reforçou Elenilton Jorge, diretor presidente do Instituto Cultural Iracema. Com 38 trabalhos de talentosos artistas da região, a exposição no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim promete enriquecer os sentidos e ampliar horizontes até 29 de junho, completou.

Salão de Abril


O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Homenagem a Descartes Gadelha


O renomado artista Descartes Gadelha é o homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Serviço
Abertura: 1 de abril
Horário: 18h
Local: Centro Cultural Casa Barão de Camocim
(Rua General Sampaio, 1632 – Centro)

 

Instituto Cultural Iracema divulga Resultado Preliminar da 2ª fase do Chamamento Público para Ocupação de Espaço Gastronômico no Centro Cultural Belchior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulga nesta terça-feira (25/03), o Resultado Preliminar da 2ª fase do Chamamento Público para ocupação de espaço gastronômico no Centro Cultural Belchior, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo ICI. 

Resultado Preliminar da primeira da 2ª fase

Confira o edital


https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_7ae4a0e4fb824b5f9d2c190a73169440.pdf

A 2ª fase análise técnica, de caráter eliminatório e classificatório, que compreende a avaliação das Propostas Técnicas pela Comissão de Avaliação, que resultará na atribuição de pontos. Com o resultado preliminar, O prazo de recursos sobre o resultado preliminar da 2ª Fase ocorre entre os dias  27/03 e 28/03 mediante envio do formulário contido no Anexo II para o

e-mail editais@institutoiracema.com devidamente fundamentado, sendo vedada a inclusão de novos documentos.

O espaço gastronômico do CCBel deve funcionar regularmente das 9h às 21h, de terça a sábado, com possibilidade de ajuste de horários conforme demanda e programação cultural do Centro Cultural. A empresa selecionada deverá atender uma série de obrigações, como ocupar e manter o espaço em perfeito estado, adquirir materiais e equipamentos necessários, seguir normas de higiene e segurança alimentar, entre outras.

image.png

Escola Pública de Música de Fortaleza Promove Oficina de Música Brasileira com o quarteto Marimbanda

Inscrições por ordem de chegada

Primeira Escola Pública de Música de Fortaleza será inaugurada nesta quarta-feira (27)

WhatsApp Image 2024-03-25 at 12.28.03 PM (1).jpeg

A inauguração da Escola Pública de Música de Fortaleza chega com muita expectativa e diversas oportunidades. Para celebrar esse feito, uma Oficina de Música Brasileira, ministrada pelo quarteto Marimbanda, será oferecida na quarta-feira (27/03), das 15h às 16h20, no novo prédio do Anexo Vila das Artes, localizado na rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora. As inscrições são gratuitas e serão realizadas por ordem de chegada. A oficina ocorrerá no período da tarde e antecede o grande momento da inauguração oficial, que será realizada no mesmo dia e local, às 19h.

A Escola Pública de Música de Fortaleza da Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

A criação de uma escola pública de música é uma antiga demanda da sociedade que se concretiza após muito esforço e empenho da atual gestão. O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical.

As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de oito anos. Os cursos oferecidos terão duração de três anos e concederão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.

Marimbanda

A Marimbanda, composta por, Heriberto Porto (flautas), Netinho de Sá (contrabaixo e baixo elétrico), Thiago Almeida (arranjos, piano e escaleta), Michael da Silva (bateria) e, em memória, Luizinho Duarte (composições) se destaca por tocar ritmos brasileiros como baião, frevo, samba, choro e bossa nova. Com uma autenticidade que ressalta o Nordeste, o grupo conquistou o reconhecimento do público e da crítica, estabelecendo-se como uma das principais referências da música instrumental no Ceará e no Brasil. O público-alvo da oficina são músicos amadores e profissionais, professores e estudantes de música. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada.


Serviço:
Oficina de Música Brasileira com o quarteto Marimbanda
Inscrições por ordem de chegada
Data: 27/03
Horário: 15h às 16h20
Local: Escola Pública de Música de Fortaleza (Anexo Vila das Artes)
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora

Inauguração Oficial da Escola Pública de Música de Fortaleza
Data: 27/03
Horário: 19h
Local: Escola Pública de Música de Fortaleza (Anexo Vila das Artes)
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora

image.png

Fortaleza está prestes a testemunhar um momento histórico no cenário cultural com a abertura da primeira Escola Pública de Música da cidade. O equipamento que é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultural de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema, será inaugurado com direito a uma programação especial nesta quarta-feira (27/03), às 19h, no prédio do novo Complexo Vila das Artes,  localizado à rua Capitão Gustavo, 3552, no bairro Joaquim Távora. O evento de inauguração terá participação especial de Hamilton de Holanda Trio - “Flying Chicken”, Marimbanda e o Quarteto de Cordas da Escola Pública de Música da Vila das Artes, acompanhados de músicos convidados.

A  criação de uma escola pública de Música é uma antiga demanda da sociedade que se concretiza depois de muito esforço e empenho da atual gestão. “A iniciativa reflete nosso compromisso em proporcionar acesso democrático à educação musical e promover a diversidade cultural em nossa cidade. Acreditamos que a música é uma linguagem universal que pode unir comunidades e enriquecer vidas. Nossa escola oferecerá um ambiente acolhedor e inspirador, onde os alunos poderão explorar sua paixão pela música, desenvolver seus talentos e colaborar criativamente" destaca Elpídio Nogueira, Secretário da Cultura de Fortaleza.

O equipamento oferece acesso gratuito a aulas de música para crianças, adolescentes, jovens e adultos, visando incentivar a descoberta de novos talentos e a profissionalização na área musical. As instalações da escola incluem 10 salas de aula, um auditório e uma cantina, proporcionando um ambiente propício ao aprendizado e à prática musical. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 08h às 20h, recebendo alunos de todas as idades, a partir de 8 anos. Os cursos oferecidos terão duração de 3 anos e oferecerão certificação aos participantes, abrangendo desde a musicalização infantil até o canto coral.

Para o diretor presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), Elenilton Jorge, “esse equipamento público representa mais do que simplesmente um local de aprendizado; é um espaço onde os sonhos musicais ganham vida e onde os aspirantes a artistas encontram as ferramentas e o apoio necessários para trilhar seu caminho no mundo da música. Estamos comprometidos em cultivar e nutrir o talento local, garantindo que nossa cidade continue a florescer artisticamente e a ser reconhecida como um centro de excelência musical.”

A escola conta com uma variedade de instrumentos disponíveis para os alunos, incluindo violão de 6 e 7 cordas, piano, violino, viola, violoncelo, baixo acústico, guitarra, bateria, baixo elétrico, flauta transversal, fagote, clarinete, canto popular, canto erudito e musicalização infantil através do canto. O corpo docente é formado por 15 professores com diversas especializações na área. 


Segundo Davi Calandrine, coordenador pedagógico da instituição, essa era uma lacuna cultural que existia na cidade, que a partir de agora vai abrir muitas oportunidades. “A escola preenche um espaço significativo na formação musical local, havia um vácuo nessa área, há muito tempo. A instituição oferece cursos básicos e é recebida como um equipamento muito esperado pela comunidade, com uma grande demanda tanto do público quanto dos profissionais da área, ansiosos por essa oportunidade. Estamos abrindo portas para um novo momento na cena musical da cidade”, enfatizou Davi. 

Atrações

A inauguração da terá uma programação musical de peso. A abertura do evento ficará por conta do renomado bandolinista Hamilton de Holanda que se junta ao pianista Salomão Soares e ao baterista Thiago ‘Big’ Rabello em uma performance que incorpora, além do álbum FLYING CHICKEN, diversas canções de seus últimos trabalhos como Samurai, uma homenagem a Djavan, além da safra nova que nunca para de acontecer.

A celebração contará ainda com a participação do Quarteto de cordas da Escola Pública de Música de Fortaleza, composto por Nadilson Gama, Vanêssa Gomes, Jônatas Reis, e Johnnie Nascimento, juntamente com convidados especiais como David Calandrine, Lucas Bessa, Eric Diógenes, e André Benedecti. O grupo de câmara atua em diversos campos da performance musical, como a realização de pesquisa de repertório nacional e internacional, buscando explorar as diversas sonoridades e potencialidades para esta formação instrumental, através de composições e arranjos musicais autorais.

O grupo Marimbanda também fará parte da festa. Os artistas destacam ritmos brasileiros como baião, frevo, samba, choro e bossa nova. Com uma autenticidade que ressalta o nordeste, o quarteto conquistou o reconhecimento do público e da crítica, estabelecendo-se como uma das principais referências da música instrumental no Ceará e no Brasil.

Complexo Vila das Artes


A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).
A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e a famosa mostra Salão de Abril.

‘Cultura à Beira Mar’ recebe Jefferson Gonçalves, Davi Duarte e Paulo Façanha  no próximo domingo (24)

Programação começa a partir das 18h

image.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado das oficinas 1, 2, 3, 5, 9 da Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza é divulgado

As aulas iniciam dia 18/03

No próximo domingo (24/03), no Anfiteatro da Beira Mar,  o programa ‘Cultura à Beira Mar’ receberá o aguardado encontro musical entre os músicos cearenses  Davi Duarte e Paulo Façanha, e o gaitista carioca Jefferson Gonçalves. 

A abertura do evento ocorrerá às 18h com o show do Jefferson Gonçalves e banda. Em seguida, a programação segue com os shows de Davi Duarte e Paulo Façanha. O evento musical é totalmente gratuito e aberto para todos os públicos.

Atrações

O carioca Jefferson Gonçalves é um dos maiores expoentes da gaita no Brasil e no mundo. Com um estilo irreverente que mescla música negra americana com ritmos nordestinos, como baião e maracatu, Jefferson transforma seus shows em uma fusão envolvente de sons e grooves.

Davi Duarte é compositor, intérprete e produtor musical. Com uma carreira de 35 anos, ele coleciona três CDs solo independentes e participações em inúmeras produções fonográficas e publicitárias do estado. Sua música representa o melhor da música cearense, alcançando reconhecimento nacional com liderança de execução em rádios e MPB não só na capital cearense, mas em todo o país. 

Paulo Façanha iniciou sua trajetória como artista profissional aos 17 anos, cantando na noite de Fortaleza e compondo grandes sucessos da MPB. O artista teve uma temporada marcante no México, que contribuiu significativamente para sua evolução como artista. Em sua volta ao Brasil, em 2000, teve sua composição de maior sucesso, "Quando a Noite Chegar", gravada por Jorge Vercillo no álbum "Leve". Com sua voz única e composições cativantes, Paulo também conquistou um lugar de destaque na cena musical brasileira.

Cultura à Beira Mar

O programa Cultura à Beira Mar, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), brinda os residentes e visitantes com uma programação eclética e edições especiais que transformam a paisagem da orla da Capital em um autêntico palco repleto de arte, música e entretenimento de qualidade.

O objetivo do programa é promover e divulgar artistas e coletivos de diversas linguagens artísticas, como teatro, circo e música, valorizando e impulsionando as atividades criativas e culturais da cidade. Além disso, o programa faz parte das iniciativas destinadas a democratizar o acesso à cultura para a população.

 

Serviço

Cultura à Beira Mar

Data: 24/03 (domingo)

Horário: a partir das 18h

Local: Anfiteatro da Beira Mar

Atrações: Davi Duarte, Paulo Façanha, e Jefferson Gonçalves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado final da 75ª edição do Salão de Abril é divulgado

A mostra ocorrerá na Casa Barão de Camocim

image.png

Nesta quarta-feira (13/03), a Vila das Artes anuncia os resultados finais das oficinas 1, 2, 3, 5 e 9, conforme regulamento. Confira os resultados e o regulamento abaixo.

Resultado das Oficinas 1, 2, 3, 5, 9 da Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza‍


https://drive.google.com/file/d/1VTt2XjWc-Ysl6v2QnqgyJqa6FrvZ-AJf/view

Regulamento aqui


https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn%3Aaaid%3Ascds%3AUS%3A0390c3e3-7782-3b44-8c7c-4bd508200ecf&viewer%21megaVerb=group-discover

Todos os selecionados serão contatados por e-mail com informações sobre os próximos passos, incluindo detalhes sobre a participação nas aulas, seja presencialmente ou virtualmente.

Para mais informações e dúvidas os interessados podem entrar em contato através do telefone (85) 3252.1444 ou do e-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

image.png

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado das oficinas 4, 6, 7, 8 e 10 da Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza é divulgado

No dia 13 de março será divulgado o resultado das oficinas restantes
 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga nesta terça-feira (12/03/24), o resultado final da 75ª edição do Salão de Abril.

Resultado Final - com os 38 APROVADOS para a 75ª edição do Salão de Abril (ARQUIVO)

Com a divulgação da a lista do resultado final desta Chamada Pública, da qual não cabe mais recurso, as pessoas selecionadas dentro do número de vagas serão convocadas para assinar o Contrato junto ao Instituto Cultural Iracema (ICI), se comprometendo com todas as obrigações descritas no edital.

Após a assinatura do contrato, as pessoas selecionadas serão convocadas para entregar suas obras à equipe de montagem contratada pelo ICI, para fins de montagem da exposição, que ocorrerá na Casa Barão de Camocim, localizada à rua General Sampaio, 1632 - Centro, em Fortaleza.

Salão de Abril

O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Homenagem a Descartes Gadelha

Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Confira o edital


https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/CHAMADA-PUBLICA-PARA-SELECAO-DE-TRABALHOS-ARTISTICOS-PARA-O-75o-SALAO-DE-ABRIL.pdf

Confira o Cronograma


https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IRACEMA.pdf

Conheça os curadores da 75ª edição do Salão de Abril


https://www.salaodeabril.com.br/conheca-os-curadores-da-75a-edicao-do-salao-de-abril/

image.png

 

Resultado premilinar da 75ª edição do Salão de Abril é divulgado

image.png

A Vila das Artes divulga, nesta sexta-feira (08/03), o resultado final das oficinas 4, 6, 7, 8 e 10, sendo elas: oficina de contação de história (4), oficina de historiografia da arte (6), oficina de história da arte técnica na restauração (7) oficina de história da arte temática (8) e oficina de histórias dos processo criativos (10). Confira o resultado e regulamento a baixo.

Resultado das oficinas 4, 6, 7, 8 e 10 aqui


https://drive.google.com/file/d/1EcNUlXtwUfhe2-o1nqIEVTHiOh3hBgCe/view

Regulamento aqui


https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:0390c3e3-7782-3b44-8c7c-4bd508200ecf

Todos os selecionados receberão um e-mail com instruções para realização das aulas, tanto presencial como virtual. E no dia 13 de março será divulgado o resultado restante das oficinas (1, 2, 3, 5, 9) nas mídias sociais da Vila das Artes (Instagram: @viladasartesfortaleza), site do Instituto Cultural Iracema www.institutoiracema.com, site da Vila das Artes www.viladasartesfortaleza.com.br e fixado na Vila das Artes Anexo (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza, CE).

Para mais informações e dúvidas os interessados podem entrar em contato através do telefone (85) 3252.1444 ou do e-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga, nesta sexta-feira (08/03), o resultado preliminar da etapa 2 - habilitação jurídica da  75ª edição do Salão de Abril.

Com a divulgação do resultado preliminar, o prazo para recurso será de 08/03/24  a 10/03/24, mediante envio do formulário de recurso (Anexo I) devidamente preenchido e de forma justificada, para o e-mail contatosalaodeabril@institutoiracema.com. O resultado final será divulgado no dia 12/03/24.

Resultado Preliminar da etapa 2 - habilitação jurídica

CLIQUE AQUI

Salão de Abril

O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Confira o edital


https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/CHAMADA-PUBLICA-PARA-SELECAO-DE-TRABALHOS-ARTISTICOS-PARA-O-75o-SALAO-DE-ABRIL.pdf

Confira o Cronograma


https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IRACEMA.pdf

Conheça os curadores da 75ª edição do Salão de Abril


https://www.salaodeabril.com.br/conheca-os-curadores-da-75a-edicao-do-salao-de-abril/

Homenagem a Descartes Gadelha

Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza lança Chamada Pública para Oficinas Livres

As inscrições seguem até 06 de março

image.png

Nesta sexta-feira (01/03), a Escola Pública de Artes Visuais do Complexo Cultural Vila das Artes, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerida pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), lança o regulamento para a seleção de estudantes interessados em participar das Oficinas Livres. As inscrições ocorrem entre os dias 01/03/21 a 06/03/24. As aulas ocorrerão no período de 11 a 27 de março de 2024.

Confira o regulamento e ficha de inscrição abaixo.

Regulamento aqui

Ficha de inscrição aqui

Os objetivos centrais incluem compreensão de técnicas tradicionais e contemporâneas, promoção da compreensão das linguagens visuais, capacitação das pessoas para explorarem sua criatividade e expressão artística.

As aulas serão oferecidas de forma presencial (Casa Barão de Camocim, localizada na Rua Gen. Sampaio, número 1632, no Centro de Fortaleza), virtual e em modalidades híbridas. A chamada pública busca selecionar 200 alunos, e distribuí-los em 10 oficinas, com 20 alunos em cada módulo.

Resultado

A relação dos inscritos nas Oficinas Livres de Artes Visuais e a lista de espera (cadastro reserva), serão divulgados nos dia 08 de março para as oficinas (4, 6, 7, 8, 10) e dia 13 de março para as oficinas de (1, 2, 3, 5, 9) nas mídias sociais da Vila das Artes (Instagram: @viladasartesfortaleza), site do Instituto Cultural Iracema www.institutoiracema.com, site da Vila das Artes www.viladasartesfortaleza.com.br e fixado na Vila das Artes Anexo (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza, CE).

Para mais informações e dúvidas os interessados podem entrar em contato através do telefone (85) 3252.1444 ou do e-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

Serviço


Oficinas livres da Escola Pública de Artes Visuais
Inscrições: de 01 a 06 de março de 2024
Formulário de inscrição: (link)
Início das aulas: 11 de março
Local: Casa Barão de Camocim R. Gen. Sampaio, no 1632 - Centro, Fortaleza - CE

image.png

 

Resultado final da seleção dos funcionários da Escola Pública de Música é divulgado

A Vila das Artes divulga, nesta sexta-feira (01/03), o resultado final e definitivo da chamada pública para seleção de funcionários: 3 (três) Secretários Escolares e 1 (um) Monitor, com formação de cadastro de reserva, a serem lotados na Escola Pública de Música.

CONFIRA A LISTA COM RESULTADO FINAL

Com a divulgação do resultado final da seleção, a convocação dos selecionados ocorrerá no dia 04 de março de 2024.

 

As datas poderão ser alteradas, a critério do ICI, mediante comunicação virtual no sítio eletrônico do ICI/Vila das Artes. É de inteira responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este processo seletivo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

Instituto Cultural Iracema divulga Resultado Preliminar da 1ª Etapa do Edital de Seleção de Funcionários da Escola Pública de Música de Fortaleza

 

Prazo para envio do recurso ao resultado da Fase 1 ocorrre até o dia 22 de fevereiro

image.png

Nesta quarta-feira (21/02), o Instituto Cultural Iracema (ICI), torna público o Resultado Preliminar da 1ª Etapa do Edital de Seleção de Funcionários para Cargos de: 3 (três) Secretários Escolares e 1 (um) Monitor, com formação de cadastro de reserva, a serem lotados na Escola Pública de Música da Vila das Artes.

CONFIRA A LISTA COM RESULTADO PRELIMINAR

Com a divulgação do resultado, será aberto o prazo para  eventuais recursos. O prazo para envio do recurso ao resultado preliminar (fase 1) ocorrre até o dia 22 de fevereiro de 2024. Após o prazo recursal, será realizada a 2ª Etapa, que consiste em uma entrevista individual para avaliação da postura profissional e de competências técnicas necessárias aos cargos.​

Os resultados de cada fase e o resultado final serão divulgados no site do Instituto Cultural Iracema (www.institutoiracema.com/editais). O resultado final será divulgado no dia 01 de março e a convocação dos selecionados ocorrerá no dia 04 de março de 2024.

As datas poderão ser alteradas, a critério do ICI, mediante comunicação virtual no sítio eletrônico do ICI/Vila das Artes. É de inteira responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este processo seletivo.

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_c08e1b3c615b4430a6402c5a4fc40785.pdf

image.png

Banda Integração Cidadã e Luisinho Magalhães se apresentam no Festival Alta Estação

As apresentações começam a partir das 18h

No próximo domingo (04/02), o projeto Cultura à Beira Mar - Edição Festival Alta Estação promove uma noite repleta de música e animação, com duas atrações imperdíveis. A abertura do evento ficará por conta da Banda Integração Cidadã, a partir das 18h, seguida pelo cantor Luisinho Magalhães.

 

A Banda Integração Cidadã é um grupo formado inteiramente por servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Reconhecida por suas apresentações musicais de pré-carnaval nos sete terminais da cidade, a banda tem como objetivo aproximar a GMF dos usuários dos equipamentos, levando alegria através das canções.

 

Fundada em 2017, a Integração Cidadã surgiu em comemoração ao 58º aniversário da GMF e, desde então, vem cativando o público com sua energia. Em julho de 2022, o grupo viralizou nas redes sociais após apresentações nos terminais da Parangaba e Messejana, ganhando destaque em jornais e sites locais. 

 

Luisinho Magalhães, outra atração da noite na orla da capital, se destacou no cenário musical da década de 60 com o grupo "Os Faraós”. Atualmente, a banda do Luisinho conta com onze músicos e tem um repertório eclético, tocando desde grandes orquestras até os ritmos mais atuais. O cantor já dividiu o palco com grandes nomes nacionais, como Roberto Carlos, Djavan, Gal Costa e o astro internacional Billy Paul.

 

Cultura Beira Mar - Edição Festival Alta Estação

 

O programa Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) e apoiada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) que busca promover a ocupação da cidade durante o período de férias com uma variedade de apresentações artísticas de diversos gêneros, incluindo música, teatro e circo. O projeto proporciona momentos de lazer e entretenimento para moradores e turistas, transformando o espaço público na orla em um cenário vibrante e animado.  

 

Serviço

Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação
Quando: domingo (04/02)
Horário: a partir das 18h
Onde: Anfiteatro da Beira Mar
Atrações: Banda Integração Cidadã e Luisinho Magalhães

Cultura à Beira Mar - Edição do Festival Alta Estação celebra sucessos da MPB e rock brasileiro neste domingo (28/01)

Banda Os Verminosos e Nico Rezende são as atrações

WhatsApp Image 2024-01-26 at 14.59.52.jpeg

Neste domingo (28), a partir das 18h, o projeto Cultura à Beira Mar, edição Festival Alta Estação, contará com a apresentação da banda Os Verminosos,que traz o melhor do rock nacional. O projeto dos músicos cearenses é voltado ao ‘Tributo aos Titãs’ com clássicos da banda que completou 40 anos de história. Sucessos como Marvin, Os Cegos do Castelo, Homem Primata e Sonífera Ilha estão no repertório que promete embalar o público. 

 

Na programação, depois de muito rock, também teremos um grande show em homenagem à Música Popular Brasileira com o artista Nico Rezende. Nico é paulistano, multi-instrumentista, arranjador e compositor, além de intérprete.Tem 10 álbuns autorais lançados e 3 dvds, o artista começou a carreira tocando na banda de Ritchie, na época do sucesso “Menina veneno”. Ele também foi tecladista e backing vocal na banda de Lulu Santos, época em que seus primeiros sucessos começaram a surgir nas rádios: “perigo”, com Zizi Possi ,”esquece e vem”, na sua voz e “transas”, com Ritchie chegaram ao 1º lugar nas paradas. 

 

O Festival Alta Estação faz parte do projeto Cultura à Beira-Mar, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema, apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

 

Serviço

 

Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação 

Quando: domingo (28/01)

Horário: a partir das 18h

Onde: Anfiteatro da Beira Mar

Atrações: Banda Os Verminosos e Nico Rezende

Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação apresenta show em homenagem aos cantores Belchior, Ednardo, Fausto Nilo e Fagner

Davi Duarte, Pedro Frota, Isaac Cândido e Roberta Fiuza se apresentam com o Projeto Mucuripe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste domingo (21), o Cultura à Beira Mar, edição Festival Alta Estação, contará com a apresentação de Davi Duarte, Pedro Frota, Isaac Cândido e Roberta Fiuza, com o show "Mucuripe", uma emocionante homenagem aos ícones do cancioneiro cearense: Belchior, Ednardo, Fausto Nilo e Fagner.

Segundo o cantor e compositor, Isaac Cândido, idealizador do projeto Mucuripe, “até então, nunca ninguém juntou tantos clássicos destes ídolos em um só show para o público, alinhando a boa música à bela paisagem do Mucuripe. Ele comemora e ressalta a importância do momento para a cultura do Ceará: “A geração dos anos 70 eternizou suas canções nas nossas mentes e são nossas maiores referências musicais”, enfatiza.

Considerado um dos nomes da nova geração de músicos locais, Pedro Frota, que vai abrilhantar a noite homenageando Ednardo, traça uma carreira autoral. Seu primeiro single, “Tão Falando Por Lá”, foi lançado há dois anos. O cantor, compositor e violonista, conta com muitas composições inspiradas nos ritmos nordestinos.

Davi Duarte ao longo de 35 anos de carreira, é destaque de sua geração, com reconhecimento alcançado não somente na capital como em todo o País. O compositor e instrumentista é apontado pela crítica e nos circuitos alternativos como um dos mais legítimos sucessores do “Pessoal do Ceará”, movimento musical que na década de 70 revelou vários cearenses para o cenário nacional, dentre os quais a famosa trinca Fagner, Belchior e Ednardo. No domingo, o cantor vai interpretar o saudoso Belchior.

 

Roberta Fiúza, que fecha com chave de ouro o quarteto ao som de Fausto Nilo, estudou piano clássico dos 8 aos 12 anos, mas foi como cantora que firmou sua carreira. Eclética, já enveredou por diversos estilos e integrou bandas como Solusamba, Sambaxé, Forró Universitário e Acaiaca, se apresentando em diferentes cidades cearenses e em terras pernambucanas.

Serviço

Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação (Show Mucuripe)
Quando: domingo (21/01)
Horário: a partir das 18h
Onde: Anfiteatro da Beira Mar
Atrações: Davi Duarte, Pedro Frota, Isaac Cândido e Roberta Fiuza

WhatsApp Image 2024-01-19 at 16.15.09.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O final de semana foi vibrante e de muito som na orla da capital. O Instituto Cultural Iracema (ICI), através do Cultura à Beira Mar - edição especial Respeitável Público, ofereceu uma programação variada, no sábado (09/12) e domingo (10/12), com dezenas de talentos locais. 

No sábado, o Fortaleza Hip Hop Festival - Em Ação tomou conta do cenário com competições de danças urbanas, apresentações musicais e discotecagem ao vivo com DJs locais. As batalhas de Open Style e Breaking cativaram o público, que também se encantou com as performances. Para o artista e produtor cultural, Lucian Charada, a iniciativa desempenha um papel fundamental na promoção do talento e criação de oportunidades.

“Essas iniciativas não apenas reconhecem a importância cultural das danças urbanas, mas também oferecem uma perspectiva profissional viável para os jovens aspirantes a artistas. Além de valorizar a expressão artística, a premiação em dinheiro ajuda a sustentar e incentivar o desenvolvimento desses talentos”, ressaltou o produtor. 

Após uma noite de competições de Open Style e Breaking, os dançarinos Wanderson Ferreira e Cleilton Verçosa brilharam no evento ao conquistarem o primeiro lugar em suas respectivas categorias. A dupla levou para casa a prestigiosa placa de primeiro lugar, e um prêmio em dinheiro pela dedicação e habilidade no palco.

Já no domingo, o Projeto Duetos trouxe talentos musicais de fora e da região. Considerado uma das vozes mais importantes da cena musical, Franklin Dantas, cantor erudito há 30 anos, abriu a série de apresentações. Em seguida, Heberth Azzul, artista pernambucano multifacetado com incursões no teatro, cinema, televisão e música, encantou a plateia com o repertório enraizado na essência lúdica do Nordeste. Sua apresentação, marcada por composições premiadas e colaborações com renomados músicos brasileiros, como Alceu Valença, foi calorosamente recebida pelo público, que entoou as canções em coro. O cantor se emocionou ao sentir o entusiasmo da plateia. 

“Participar desse momento foi uma experiência incrível para mim. Sentir a energia e o empolgação do público foi verdadeiramente inspirador, além de uma honra ser convidado para um evento tão significativo, que celebra a cultura e a arte de forma gratuita para a cidade”, ressaltou Heberth. 

O Bulldogs Ballad, outro destaque, homenageou os Beatles, proporcionando uma experiência única. Com um show de luzes e imagens sincronizado à apresentação ao vivo, a banda envolveu a plateia em uma imersão nos maiores sucessos dos Fab Four, resultando em muita dança e alegria de crianças e adultos. 

Ulysses Gaspar, idealizador do Projeto Duetos, destacou a importância do apoio cultural para valorização dos talentos locais. 

“A parceria com o 'Cultura à Beira Mar' e o apoio do Instituto Iracema são testemunhos da relevância de unirmos esforços para promover a arte e a cultura, criando espaços inclusivos para que artistas de diferentes gêneros compartilhem seus talentos e conectem-se com a cidade,” finalizou. 

Os shows à beira-mar não apenas entusiasmaram os visitantes, mas também deixaram uma marca vibrante e memorável para quem esteve presente.

IMG_2058 (1).jpg
IMG_1959 (1).jpg
IMG_2043.jpg
IMG_2019.jpg
IMG_2066.jpg
Compartilhada do Lightroom mobile.jpg
IMG_2084.jpg
IMG_2089.jpg

Fotos: Nayra Maria

Instituto Cultural Iracema celebra abertura das férias com programação especial à Beira Mar

 

Instituto Cultural Iracema divulga programação para o fim de semana

II Feira de Literatura Independente do Ceará e shows musicais estão na agenda cultural

samba vadio.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Dia Nacional do Samba é celebrado no dia 02 de dezembro, para comemorar a data o Centro Cultural Belchior (CCBel) vai reunir os apaixonados pelo ritmo nos dias 01 e 02 de dezembro com grandes apresentações musicais.

Na sexta-feira (01), o grupo Samba Vadio, composto por Alisson Felix (violão), Caleb (cavaquinho), Marcelo Farias (surdo) e Rafael Melo (pandeiro), traz uma interpretação original dos clássicos do samba. A programação do sábado começará Às 17h com um “esquenta” da Escola de Samba Sambamor. Além da música, a agremiação atua na educação, cidadania e combate às desigualdades sociais. A partir das 18h30, o grupo DTF comanda a tradicional Roda de Samba DTF, seu repertório vai desde sambas raiz aos pagodes mais atuais.

Em paralelo à programação em alusão ao Dia Nacional do Samba, também ocorre a Feira Oxente , de 17h às 22h, no sábado (02/12) e no domingo (03/12), de 17h às 21h. Além dos expositores, estão previstas atividades especiais, como espaço kids e, no domingo (02/12), das 18h30 às 20h30, teremos a apresentação do “Trio Forrozim.Durante o evento, haverá uma ação especial de adoção de pets do Abrigo São Lázaro.

O Centro Cultural Belchior (CCBel) é um equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

 
Confira programação completa:

Sexta-feira (01/12)

Samba Vadio
Horário: 18h30

Sábado (02/12)

Escola de Samba Sambamor
Horário: 17h

Grupo DTF
Horário: 18h30

Feira Oxente

- Sábado: 17h às 22h
- Domingo: 17h às 21h

Serviço

Programação - Dia do Samba no Centro Cultural Belchior
Data: de 01 a 03 de dezembro
Horário: a partir das 17h
Local: Centro Cultural Belchior (R. dos Pacajús, 123 - Praia de Iracema)

Gratuito

 

 

 

Anfiteatro recebe a Cultura à Beira Mar com Projeto Duetos neste domingo (26)

Centro Cultural Belchior celebra o Dia Nacional do Samba com shows no dias 01 e 02 de dezembro

A programação também vai contar com a Feira Oxente e adoção de pets do Abrigo São Lázaro

WhatsApp Image 2023-12-08 at 16.58.53.jpeg

Uma programação especial do Instituto Cultural Iracema vai celebrar a abertura das férias. Dia 09 de dezembro (sábado), das 14h às 20h, no Centro Cultural Belchior (CCBEL), haverá a segunda edição da FLICE (II Feira de Literatura Independente do Ceará), com venda de livros, lançamentos, oficinas e rodas de conversa. Nesta edição, trinta autores vão marcar presença, inclusive o cearense Mailson Furtado, vencedor do Prêmio Jabuti 2018 nas categorias “Livro do Ano” e “Melhor Livro de Poesia”.

 

Ainda no sábado (09/12), ocorre o projeto Cultura à Beira Mar - edição especial Respeitável Público, com a realização do Fortaleza Hip Hop Festival - Em Ação, que promete agitar a tarde de sábado, com competições de danças urbanas e apresentações de espetáculos musicais. O evento vai trazer as batalhas de Open Style e Breaking, e contará ainda com apresentações de danças urbanas e discotecagem ao vivo com DJs locais.

 

No domingo (09/12), ocorre o Projeto Duetos, apresentando talentos musicais locais como Heberth Azzul, um artista que traz o universo lúdico do Nordeste para sua música. Com uma carreira que abrange teatro, cinema, televisão e música, Heberth possui composições premiadas e colaborações com grandes nomes da música brasileira como Alceu Valença.

 

O Bulldogs Ballad, que também se apresenta no Projeto Duetos, fará tributo aos Beatles com uma performance dos maiores sucessos dos Fab Four. A banda oferece uma experiência única com um show de luzes e imagens sincronizado com a apresentação ao vivo.


 

Confira a programação completa: 

 

Sábado (09/12)

 

II Feira de Literatura Independente do Ceará 

Horário: das 14h às 20h 

Local: Centro Cultural Belchior 


 

Fortaleza Hip Hop Festival - Em Ação

 

Batalha de Breaking 1 vs 1

Horário: a partir das 17h 

Local: Anfiteatro da Beira Mar 

 

Batalha de Open Style 1 vs 1

Horário: a partir das 17h 

Local: Anfiteatro da Beira Mar 

 

Host e DJs

Horário: a partir das 17h 

Local: Anfiteatro da Beira Mar 

 

Domingo (10/12)

 

Projeto Duetos

 

Herberth Azzul 

Bulldogs Ballad

Franklin Dantas

Horário: 18h

Local: Anfiteatro da Beira-Mar 

O Instituto Cultural Iracema (ICI), em parceria com Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), apresenta mais uma edição do Cultura à Beira Mar neste domingo (26), a partir das 18h, no Anfiteatro da Beira mar. Dessa vez, o programa apresenta o Projeto Duetos, que vai contar com a apresentação de Marcelo Di Holanda e Mateus Farias & Mateus Farias, com uma seleção massa do forró das antigas, banda Renegados, que traz o melhor do rock in roll e ainda uma participação especial do cantor Frankilin Dantas.

 

O projeto é apoiado pelo Instituto Cultural Iracema e pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

O Projeto Duetos, hoje, uma grande vitrine para os artistas do Ceará, já apresentou para o público, parcerias, como, Paulo Façanha e Lô Borges, Lupe Duailibe e Isabella Taviani, Isaac Cândido e Amelinha, Liliany Sá e Leila Pinheiro, David Duarte e Celso Fonseca, Ciribáh Soares e Ed Motta, Evaldo Gouveia e Bossampop, Pingo de Fortaleza e Beto Guedes, Mona Gadelha e Sandra de Sá, Lúcio Ricardo e Flávio Venturini, Jord Guedes e Sá & Guarabyra, Guilherme Arantes e Banda Vitrola, 14 Bis e Band On The Hun, Odair José e Os Alfazemas e muitos outros.

Serviço


Projeto Duetos 10ª Edição – Show Marcelo Di Holanda e Mateus Farias & Banda Renegados Além dos Rótulos, com participação especial de Franklin Dantas.

Anfiteatro da Beira Mar
Avenida Beira Mar, 320, Meireles

Dia: 26 de novembro

Horário: às 18h

Acesso gratuito

Prefeitura de Fortaleza divulga programação de aniversário de 77 anos do cantor Belchior

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centro Cultural Belchior (CCBel) promove programação especial que contempla música, dança e literatura

WhatsApp Image 2023-10-24 at 17.17.32.jpeg

Neste mês de outubro, celebramos o aniversário de 77 anos de um dos maiores ícones da música brasileira, Belchior. A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), responsável pela gestão do CCBel, preparou uma programação especial, de 25 a 29 de outubro, para celebrar a vida e obra de Belchior.

A programação será diversificada e vai desde exposição de caricaturas, passando por uma sessão de cinema, sarau inspirado no álbum "Alucinação", até análises profundas das composições do cantor e compositor. Além disso, ao som de Belchior os participantes terão um final de dia verdadeiramente especial.

Segundo o presidente do ICI, Elenilton Jorge, a celebração promete emocionar e inspirar. “Nossa instituição está empenhada em preservar e promover a memória desse ícone da música brasileira, e esta é a oportunidade perfeita para  os fãs e admiradores se reunirem e celebrarem a vida e obra de Belchior. Convido a todos a se juntarem a nós nessa homenagem, para que possamos manter viva a chama da música e poesia desse grande artista”, enfatiza o presidente. 

Confira a programação completa:
 
25 de outubro (quarta-feira)

Masterclass: Análise das composições de Belchior
- Facilitadores: Josy Teixeira e Nelson Augusto
- Horário: 15h
- Local: Centro Cultural Belchior

Exposição de Caricaturas Belchior - Grupo Caricaturas do Ceará
- Horário: 17h
- Local: Centro Cultural Belchior

26 de outubro (quinta-feira)

Workshop de Caricaturas
- Mediadores: Valber Benevides e Thyagão
- Horário: 14h
- Local: Centro Cultural Belchior

Performance Grupo de Caricaturas Cearense
- Horário: 18h
- Local: Espigão do Náutico

Intervenção Escola Pública de Dança
- Horário: 18h
- Local: Espigão do Náutico

Belchior Viver é Melhor que Sonhar - Cultura à Beira-Mar Especial
- Horário: 18h
- Local: Espigão do Náutico

27 de outubro (sexta-feira)

Cine do Bel: Documentário "Apenas Um Coração Selvagem" - Netflix
- Horário: 14h
- Local: Centro Cultural Belchior

Sarau Alucinação
- Atrações: Edmar Gonçalves, Calé Alencar, Lúcio Ricardo, Alana G. Alencar, Marta Pinheiro e Ricardo Kelmer
- Horário: 19h
- Local: Centro Cultural Belchior

28 de outubro (sábado)

Vozes para Belchior
- Atração: Masor Costa
- Horário: 19h
- Local: Anfiteatro da Beira-Mar

29 de outubro (domingo)

Pôr do Sol Fortaleza
- Atração: João Neto - Cover do Belchior
- Horário: 17h
- Local: Espigão do Náutico

Vozes para Belchior
- Atrações: Coral Sobretons e Gilmar Nunes
- Horário: 19h
- Local: Anfiteatro da Beira-Mar

IMG_2645.JPG

Crédito: Nayra Maria

No último final de semana, o Centro Cultural Belchior (CCBel) promoveu uma programação especial que contemplou música, dança e literatura. Na sexta-feira (20/10), de 9h às 17h, o grupo Vila 085 ministrou uma Masterclass que Trabalha experiências de pesquisa do Espetáculo “Correntezas”, que trata de saberes ancestrais, plurais femininos e a natureza. A formação também aconteceu no sábado (21/10), de 9h às 15h. Ainda no dia 21, houve o lançamento do livro "Eu mermo", do autor Eduardo Africano e pocket show com ele, Angry Roc e Dj Will.

Na ocasião, foram trabalhadas experiências de pesquisa do Espetáculo “Correntezas” tratando de saberes ancestrais, os plurais femininos e a natureza, experimentando com dinâmicas os processos de criação/formação de cenas. Uma das facilitadoras foi a professora e pesquisadora de dança Pâmella Julião. A artista iniciou sua trajetória nas danças clássicas, mas se encontrou e se conectou com as danças urbanas. Há quatro anos, é uma das pesquisadoras de Dancehall de Fortaleza. Para ela, órgãos como o Instituto são importantes vitrines para jovens da periferia.

“Com esses anos de estudos, tivemos a oportunidade de participar do Hip Hop District e, mais uma vez, reforçando que Vila 085 foi o único grupo do nordeste a ter a possibilidade de estar presente em um evento dessa magnitude e isso se dá por conta da existência de órgãos como o Instituto Iracema que dá apoio e acredita nos seus artistas”, destaca a professora.

No sábado (21/10), a programação começou com a exposição das ilustrações de Kong Silva e Zec Junior e seguiu com o lançamento do livro "Eu mermo", do multiartista Eduardo Africabo. O encerramento ficou por conta do pocket show com Eduardo Africano, Angry Roc e Dj Will.

“Através dessas iniciativas, os artistas têm a oportunidade de compartilhar suas perspectivas únicas, inspirando e enriquecendo a comunidade, ao mesmo tempo que preservam a riqueza da herança cultural. Portanto, a abertura de espaços para nós é um investimento valioso no enriquecimento da cultura e no fomento da diversidade artística”, enfatiza Eduardo. O escritor ainda é bailarino, intérprete, e breaking. Além do lançamento do segundo livro, ele promoveu um Pocket Show com Angry Roc e Dj Will. 

 

 

 

 

Centro Cultural Belchior

O Centro Cultural Belchior (CCBel) é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, gerido em parceria com o Instituto Iracema. Sua missão é promover a educação, o acesso à ciência e tecnologia, a diversidade cultural, o meio ambiente, a cidadania, o esporte, a defesa e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural, a formação profissional, no ambiente da cidade.

IMG_3081.JPG

Lançamento do livro "Eu mermo", do autor Eduardo Africano /  Crédito: Nayra Maria

Instituto Cultural Iracema promove a primeira feira "Viva a Monsenhor Tabosa" neste domingo, 20

A programação conta com uma feira colaborativa, atrações musicais e oficinas de Dj e mixagem

No próximo domingo (20/08), a partir das 15h30min, o Instituto Cultural Iracema (ICI) promove a primeira Feira Viva a Monsenhor Tabosa. A feira vai rolar na avenida mais conhecida da Praia de Iracema, entre as ruas Gonçalves Ledo e Historiador Guariano Alves. 

A programação vai ser repleta de música e vai contar com uma feira colaborativa, espaço gastronômico e espaço kids. Além disso, o evento contará com uma feira de vinil com direito a oficina de DJ (mixagem de vinil), com DJ Modos Rudes, e palestra sobre discotecagem, com o DJ Doido.  As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do link: https://forms.gle/uLZ86KWe4RH2XvVA.

A feira contará com mais de 15 expositores e vai estimular a economia criativa local. Entre os participantes, serão expostos artigos de vestuário, moda praia, artesanato, calçados, pinturas, comidas e outros. As atrações musicais ficam pro conta dos DJs Thales Aurélio, Albano Seletor e Ricardo Barsoteli e banda.

Confira a programação completa da I FEIRA VIVA A MONSENHOR TABOSA

Programação:

Oficinas e Workshops:

- Oficina de DJ (Mixagem com vinil) com DJ Modos Rudes

09h às 10h30min

Local: Direct Discos - Avenida Monsenhor tabosa, 668

Inscrições feitas pelo formulário online: https://forms.gle/uLZ86KWe4RH2XVIVA.


- Vivências da discotecagem com Dj Doido

11h às 12:30

Local: Direct Discos - Avenida Monsenhor tabosa, 668

Inscrições feitas pelo formulário online


- Feira colaborativa (15h30min às 20h)

- Feira de discos de vinil

- Espaço gastronômico

- Espaco Kids
 

- Apresentações musicais (15h30min às 20h)

15h30min às 18h30min

Dj Albano Seletor (Catiguria)

Dj Thales Aurélio (Festa lá em cima)

18h30min às 20h

Ricardo Barsotelli e banda


Serviço

Feira Viva A Monsenhor Tabosa e Feira de Vinil
Data: domingo (20/08)
Local: Na avenida Monsenhor Tabosa, entre as ruas Gonçalves Ledo e Historiador Guariano Alves.
Horário: 15h30 às 20h

‘Cultura à Beira Mar’ recebe Jefferson Gonçalves, Davi Duarte e Paulo Façanha  no próximo domingo (24)

Programação começa a partir das 18h

image.png

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado das oficinas 1, 2, 3, 5, 9 da Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza é divulgado

As aulas iniciam dia 18/03

No próximo domingo (24/03), no Anfiteatro da Beira Mar,  o programa ‘Cultura à Beira Mar’ receberá o aguardado encontro musical entre os músicos cearenses  Davi Duarte e Paulo Façanha, e o gaitista carioca Jefferson Gonçalves. 

A abertura do evento ocorrerá às 18h com o show do Jefferson Gonçalves e banda. Em seguida, a programação segue com os shows de Davi Duarte e Paulo Façanha. O evento musical é totalmente gratuito e aberto para todos os públicos.

Atrações

O carioca Jefferson Gonçalves é um dos maiores expoentes da gaita no Brasil e no mundo. Com um estilo irreverente que mescla música negra americana com ritmos nordestinos, como baião e maracatu, Jefferson transforma seus shows em uma fusão envolvente de sons e grooves.

Davi Duarte é compositor, intérprete e produtor musical. Com uma carreira de 35 anos, ele coleciona três CDs solo independentes e participações em inúmeras produções fonográficas e publicitárias do estado. Sua música representa o melhor da música cearense, alcançando reconhecimento nacional com liderança de execução em rádios e MPB não só na capital cearense, mas em todo o país. 

Paulo Façanha iniciou sua trajetória como artista profissional aos 17 anos, cantando na noite de Fortaleza e compondo grandes sucessos da MPB. O artista teve uma temporada marcante no México, que contribuiu significativamente para sua evolução como artista. Em sua volta ao Brasil, em 2000, teve sua composição de maior sucesso, "Quando a Noite Chegar", gravada por Jorge Vercillo no álbum "Leve". Com sua voz única e composições cativantes, Paulo também conquistou um lugar de destaque na cena musical brasileira.

Cultura à Beira Mar

O programa Cultura à Beira Mar, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), brinda os residentes e visitantes com uma programação eclética e edições especiais que transformam a paisagem da orla da Capital em um autêntico palco repleto de arte, música e entretenimento de qualidade.

O objetivo do programa é promover e divulgar artistas e coletivos de diversas linguagens artísticas, como teatro, circo e música, valorizando e impulsionando as atividades criativas e culturais da cidade. Além disso, o programa faz parte das iniciativas destinadas a democratizar o acesso à cultura para a população.

 

Serviço

Cultura à Beira Mar

Data: 24/03 (domingo)

Horário: a partir das 18h

Local: Anfiteatro da Beira Mar

Atrações: Davi Duarte, Paulo Façanha, e Jefferson Gonçalves

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado final da 75ª edição do Salão de Abril é divulgado

A mostra ocorrerá na Casa Barão de Camocim

image.png

Nesta quarta-feira (13/03), a Vila das Artes anuncia os resultados finais das oficinas 1, 2, 3, 5 e 9, conforme regulamento. Confira os resultados e o regulamento abaixo.

Resultado das Oficinas 1, 2, 3, 5, 9 da Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza‍


https://drive.google.com/file/d/1VTt2XjWc-Ysl6v2QnqgyJqa6FrvZ-AJf/view

Regulamento aqui


https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn%3Aaaid%3Ascds%3AUS%3A0390c3e3-7782-3b44-8c7c-4bd508200ecf&viewer%21megaVerb=group-discover

Todos os selecionados serão contatados por e-mail com informações sobre os próximos passos, incluindo detalhes sobre a participação nas aulas, seja presencialmente ou virtualmente.

Para mais informações e dúvidas os interessados podem entrar em contato através do telefone (85) 3252.1444 ou do e-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

image.png

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultado das oficinas 4, 6, 7, 8 e 10 da Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza é divulgado

No dia 13 de março será divulgado o resultado das oficinas restantes
 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga nesta terça-feira (12/03/24), o resultado final da 75ª edição do Salão de Abril.

Resultado Final - com os 38 APROVADOS para a 75ª edição do Salão de Abril (ARQUIVO)

Com a divulgação da a lista do resultado final desta Chamada Pública, da qual não cabe mais recurso, as pessoas selecionadas dentro do número de vagas serão convocadas para assinar o Contrato junto ao Instituto Cultural Iracema (ICI), se comprometendo com todas as obrigações descritas no edital.

Após a assinatura do contrato, as pessoas selecionadas serão convocadas para entregar suas obras à equipe de montagem contratada pelo ICI, para fins de montagem da exposição, que ocorrerá na Casa Barão de Camocim, localizada à rua General Sampaio, 1632 - Centro, em Fortaleza.

Salão de Abril

O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Homenagem a Descartes Gadelha

Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Confira o edital


https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/CHAMADA-PUBLICA-PARA-SELECAO-DE-TRABALHOS-ARTISTICOS-PARA-O-75o-SALAO-DE-ABRIL.pdf

Confira o Cronograma


https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IRACEMA.pdf

Conheça os curadores da 75ª edição do Salão de Abril


https://www.salaodeabril.com.br/conheca-os-curadores-da-75a-edicao-do-salao-de-abril/

image.png

 

Resultado premilinar da 75ª edição do Salão de Abril é divulgado

image.png

A Vila das Artes divulga, nesta sexta-feira (08/03), o resultado final das oficinas 4, 6, 7, 8 e 10, sendo elas: oficina de contação de história (4), oficina de historiografia da arte (6), oficina de história da arte técnica na restauração (7) oficina de história da arte temática (8) e oficina de histórias dos processo criativos (10). Confira o resultado e regulamento a baixo.

Resultado das oficinas 4, 6, 7, 8 e 10 aqui


https://drive.google.com/file/d/1EcNUlXtwUfhe2-o1nqIEVTHiOh3hBgCe/view

Regulamento aqui


https://acrobat.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:0390c3e3-7782-3b44-8c7c-4bd508200ecf

Todos os selecionados receberão um e-mail com instruções para realização das aulas, tanto presencial como virtual. E no dia 13 de março será divulgado o resultado restante das oficinas (1, 2, 3, 5, 9) nas mídias sociais da Vila das Artes (Instagram: @viladasartesfortaleza), site do Instituto Cultural Iracema www.institutoiracema.com, site da Vila das Artes www.viladasartesfortaleza.com.br e fixado na Vila das Artes Anexo (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza, CE).

Para mais informações e dúvidas os interessados podem entrar em contato através do telefone (85) 3252.1444 ou do e-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga, nesta sexta-feira (08/03), o resultado preliminar da etapa 2 - habilitação jurídica da  75ª edição do Salão de Abril.

Com a divulgação do resultado preliminar, o prazo para recurso será de 08/03/24  a 10/03/24, mediante envio do formulário de recurso (Anexo I) devidamente preenchido e de forma justificada, para o e-mail contatosalaodeabril@institutoiracema.com. O resultado final será divulgado no dia 12/03/24.

Resultado Preliminar da etapa 2 - habilitação jurídica

CLIQUE AQUI

Salão de Abril

O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Confira o edital


https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/CHAMADA-PUBLICA-PARA-SELECAO-DE-TRABALHOS-ARTISTICOS-PARA-O-75o-SALAO-DE-ABRIL.pdf

Confira o Cronograma


https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IRACEMA.pdf

Conheça os curadores da 75ª edição do Salão de Abril


https://www.salaodeabril.com.br/conheca-os-curadores-da-75a-edicao-do-salao-de-abril/

Homenagem a Descartes Gadelha

Aos 80 anos, o renomado artista Descartes Gadelha é o grande homenageado da 75ª edição do Salão de Abril. Nascido em Fortaleza, em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços do comportamento humano. O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Escola Pública de Artes Visuais de Fortaleza lança Chamada Pública para Oficinas Livres

As inscrições seguem até 06 de março

image.png

Nesta sexta-feira (01/03), a Escola Pública de Artes Visuais do Complexo Cultural Vila das Artes, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerida pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), lança o regulamento para a seleção de estudantes interessados em participar das Oficinas Livres. As inscrições ocorrem entre os dias 01/03/21 a 06/03/24. As aulas ocorrerão no período de 11 a 27 de março de 2024.

Confira o regulamento e ficha de inscrição abaixo.

Regulamento aqui

Ficha de inscrição aqui

Os objetivos centrais incluem compreensão de técnicas tradicionais e contemporâneas, promoção da compreensão das linguagens visuais, capacitação das pessoas para explorarem sua criatividade e expressão artística.

As aulas serão oferecidas de forma presencial (Casa Barão de Camocim, localizada na Rua Gen. Sampaio, número 1632, no Centro de Fortaleza), virtual e em modalidades híbridas. A chamada pública busca selecionar 200 alunos, e distribuí-los em 10 oficinas, com 20 alunos em cada módulo.

Resultado

A relação dos inscritos nas Oficinas Livres de Artes Visuais e a lista de espera (cadastro reserva), serão divulgados nos dia 08 de março para as oficinas (4, 6, 7, 8, 10) e dia 13 de março para as oficinas de (1, 2, 3, 5, 9) nas mídias sociais da Vila das Artes (Instagram: @viladasartesfortaleza), site do Instituto Cultural Iracema www.institutoiracema.com, site da Vila das Artes www.viladasartesfortaleza.com.br e fixado na Vila das Artes Anexo (Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora, Fortaleza, CE).

Para mais informações e dúvidas os interessados podem entrar em contato através do telefone (85) 3252.1444 ou do e-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

Serviço


Oficinas livres da Escola Pública de Artes Visuais
Inscrições: de 01 a 06 de março de 2024
Formulário de inscrição: (link)
Início das aulas: 11 de março
Local: Casa Barão de Camocim R. Gen. Sampaio, no 1632 - Centro, Fortaleza - CE

image.png

 

Resultado final da seleção dos funcionários da Escola Pública de Música é divulgado

A Vila das Artes divulga, nesta sexta-feira (01/03), o resultado final e definitivo da chamada pública para seleção de funcionários: 3 (três) Secretários Escolares e 1 (um) Monitor, com formação de cadastro de reserva, a serem lotados na Escola Pública de Música.

CONFIRA A LISTA COM RESULTADO FINAL

Com a divulgação do resultado final da seleção, a convocação dos selecionados ocorrerá no dia 04 de março de 2024.

 

As datas poderão ser alteradas, a critério do ICI, mediante comunicação virtual no sítio eletrônico do ICI/Vila das Artes. É de inteira responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este processo seletivo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

Instituto Cultural Iracema divulga Resultado Preliminar da 1ª Etapa do Edital de Seleção de Funcionários da Escola Pública de Música de Fortaleza

 

Prazo para envio do recurso ao resultado da Fase 1 ocorrre até o dia 22 de fevereiro

image.png

Nesta quarta-feira (21/02), o Instituto Cultural Iracema (ICI), torna público o Resultado Preliminar da 1ª Etapa do Edital de Seleção de Funcionários para Cargos de: 3 (três) Secretários Escolares e 1 (um) Monitor, com formação de cadastro de reserva, a serem lotados na Escola Pública de Música da Vila das Artes.

CONFIRA A LISTA COM RESULTADO PRELIMINAR

Com a divulgação do resultado, será aberto o prazo para  eventuais recursos. O prazo para envio do recurso ao resultado preliminar (fase 1) ocorrre até o dia 22 de fevereiro de 2024. Após o prazo recursal, será realizada a 2ª Etapa, que consiste em uma entrevista individual para avaliação da postura profissional e de competências técnicas necessárias aos cargos.​

Os resultados de cada fase e o resultado final serão divulgados no site do Instituto Cultural Iracema (www.institutoiracema.com/editais). O resultado final será divulgado no dia 01 de março e a convocação dos selecionados ocorrerá no dia 04 de março de 2024.

As datas poderão ser alteradas, a critério do ICI, mediante comunicação virtual no sítio eletrônico do ICI/Vila das Artes. É de inteira responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este processo seletivo.

 

 

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_c08e1b3c615b4430a6402c5a4fc40785.pdf

image.png

Banda Integração Cidadã e Luisinho Magalhães se apresentam no Festival Alta Estação

As apresentações começam a partir das 18h

No próximo domingo (04/02), o projeto Cultura à Beira Mar - Edição Festival Alta Estação promove uma noite repleta de música e animação, com duas atrações imperdíveis. A abertura do evento ficará por conta da Banda Integração Cidadã, a partir das 18h, seguida pelo cantor Luisinho Magalhães.

 

A Banda Integração Cidadã é um grupo formado inteiramente por servidores da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Reconhecida por suas apresentações musicais de pré-carnaval nos sete terminais da cidade, a banda tem como objetivo aproximar a GMF dos usuários dos equipamentos, levando alegria através das canções.

 

Fundada em 2017, a Integração Cidadã surgiu em comemoração ao 58º aniversário da GMF e, desde então, vem cativando o público com sua energia. Em julho de 2022, o grupo viralizou nas redes sociais após apresentações nos terminais da Parangaba e Messejana, ganhando destaque em jornais e sites locais. 

 

Luisinho Magalhães, outra atração da noite na orla da capital, se destacou no cenário musical da década de 60 com o grupo "Os Faraós”. Atualmente, a banda do Luisinho conta com onze músicos e tem um repertório eclético, tocando desde grandes orquestras até os ritmos mais atuais. O cantor já dividiu o palco com grandes nomes nacionais, como Roberto Carlos, Djavan, Gal Costa e o astro internacional Billy Paul.

 

Cultura Beira Mar - Edição Festival Alta Estação

 

O programa Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação é uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI) e apoiada pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) que busca promover a ocupação da cidade durante o período de férias com uma variedade de apresentações artísticas de diversos gêneros, incluindo música, teatro e circo. O projeto proporciona momentos de lazer e entretenimento para moradores e turistas, transformando o espaço público na orla em um cenário vibrante e animado.  

 

Serviço

Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação
Quando: domingo (04/02)
Horário: a partir das 18h
Onde: Anfiteatro da Beira Mar
Atrações: Banda Integração Cidadã e Luisinho Magalhães

Cultura à Beira Mar - Edição do Festival Alta Estação celebra sucessos da MPB e rock brasileiro neste domingo (28/01)

Banda Os Verminosos e Nico Rezende são as atrações

WhatsApp Image 2024-01-26 at 14.59.52.jpeg

Neste domingo (28), a partir das 18h, o projeto Cultura à Beira Mar, edição Festival Alta Estação, contará com a apresentação da banda Os Verminosos,que traz o melhor do rock nacional. O projeto dos músicos cearenses é voltado ao ‘Tributo aos Titãs’ com clássicos da banda que completou 40 anos de história. Sucessos como Marvin, Os Cegos do Castelo, Homem Primata e Sonífera Ilha estão no repertório que promete embalar o público. 

 

Na programação, depois de muito rock, também teremos um grande show em homenagem à Música Popular Brasileira com o artista Nico Rezende. Nico é paulistano, multi-instrumentista, arranjador e compositor, além de intérprete.Tem 10 álbuns autorais lançados e 3 dvds, o artista começou a carreira tocando na banda de Ritchie, na época do sucesso “Menina veneno”. Ele também foi tecladista e backing vocal na banda de Lulu Santos, época em que seus primeiros sucessos começaram a surgir nas rádios: “perigo”, com Zizi Possi ,”esquece e vem”, na sua voz e “transas”, com Ritchie chegaram ao 1º lugar nas paradas. 

 

O Festival Alta Estação faz parte do projeto Cultura à Beira-Mar, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema, apoiado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza.

 

Serviço

 

Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação 

Quando: domingo (28/01)

Horário: a partir das 18h

Onde: Anfiteatro da Beira Mar

Atrações: Banda Os Verminosos e Nico Rezende

Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação apresenta show em homenagem aos cantores Belchior, Ednardo, Fausto Nilo e Fagner

Davi Duarte, Pedro Frota, Isaac Cândido e Roberta Fiuza se apresentam com o Projeto Mucuripe

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Neste domingo (21), o Cultura à Beira Mar, edição Festival Alta Estação, contará com a apresentação de Davi Duarte, Pedro Frota, Isaac Cândido e Roberta Fiuza, com o show "Mucuripe", uma emocionante homenagem aos ícones do cancioneiro cearense: Belchior, Ednardo, Fausto Nilo e Fagner.

Segundo o cantor e compositor, Isaac Cândido, idealizador do projeto Mucuripe, “até então, nunca ninguém juntou tantos clássicos destes ídolos em um só show para o público, alinhando a boa música à bela paisagem do Mucuripe. Ele comemora e ressalta a importância do momento para a cultura do Ceará: “A geração dos anos 70 eternizou suas canções nas nossas mentes e são nossas maiores referências musicais”, enfatiza.

Considerado um dos nomes da nova geração de músicos locais, Pedro Frota, que vai abrilhantar a noite homenageando Ednardo, traça uma carreira autoral. Seu primeiro single, “Tão Falando Por Lá”, foi lançado há dois anos. O cantor, compositor e violonista, conta com muitas composições inspiradas nos ritmos nordestinos.

Davi Duarte ao longo de 35 anos de carreira, é destaque de sua geração, com reconhecimento alcançado não somente na capital como em todo o País. O compositor e instrumentista é apontado pela crítica e nos circuitos alternativos como um dos mais legítimos sucessores do “Pessoal do Ceará”, movimento musical que na década de 70 revelou vários cearenses para o cenário nacional, dentre os quais a famosa trinca Fagner, Belchior e Ednardo. No domingo, o cantor vai interpretar o saudoso Belchior.

 

Roberta Fiúza, que fecha com chave de ouro o quarteto ao som de Fausto Nilo, estudou piano clássico dos 8 aos 12 anos, mas foi como cantora que firmou sua carreira. Eclética, já enveredou por diversos estilos e integrou bandas como Solusamba, Sambaxé, Forró Universitário e Acaiaca, se apresentando em diferentes cidades cearenses e em terras pernambucanas.

Serviço

Cultura à Beira Mar - Edição Alta Estação (Show Mucuripe)
Quando: domingo (21/01)
Horário: a partir das 18h
Onde: Anfiteatro da Beira Mar
Atrações: Davi Duarte, Pedro Frota, Isaac Cândido e Roberta Fiuza

WhatsApp Image 2024-01-19 at 16.15.09.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O final de semana foi vibrante e de muito som na orla da capital. O Instituto Cultural Iracema (ICI), através do Cultura à Beira Mar - edição especial Respeitável Público, ofereceu uma programação variada, no sábado (09/12) e domingo (10/12), com dezenas de talentos locais. 

No sábado, o Fortaleza Hip Hop Festival - Em Ação tomou conta do cenário com competições de danças urbanas, apresentações musicais e discotecagem ao vivo com DJs locais. As batalhas de Open Style e Breaking cativaram o público, que também se encantou com as performances. Para o artista e produtor cultural, Lucian Charada, a iniciativa desempenha um papel fundamental na promoção do talento e criação de oportunidades.

“Essas iniciativas não apenas reconhecem a importância cultural das danças urbanas, mas também oferecem uma perspectiva profissional viável para os jovens aspirantes a artistas. Além de valorizar a expressão artística, a premiação em dinheiro ajuda a sustentar e incentivar o desenvolvimento desses talentos”, ressaltou o produtor. 

Após uma noite de competições de Open Style e Breaking, os dançarinos Wanderson Ferreira e Cleilton Verçosa brilharam no evento ao conquistarem o primeiro lugar em suas respectivas categorias. A dupla levou para casa a prestigiosa placa de primeiro lugar, e um prêmio em dinheiro pela dedicação e habilidade no palco.

Já no domingo, o Projeto Duetos trouxe talentos musicais de fora e da região. Considerado uma das vozes mais importantes da cena musical, Franklin Dantas, cantor erudito há 30 anos, abriu a série de apresentações. Em seguida, Heberth Azzul, artista pernambucano multifacetado com incursões no teatro, cinema, televisão e música, encantou a plateia com o repertório enraizado na essência lúdica do Nordeste. Sua apresentação, marcada por composições premiadas e colaborações com renomados músicos brasileiros, como Alceu Valença, foi calorosamente recebida pelo público, que entoou as canções em coro. O cantor se emocionou ao sentir o entusiasmo da plateia. 

“Participar desse momento foi uma experiência incrível para mim. Sentir a energia e o empolgação do público foi verdadeiramente inspirador, além de uma honra ser convidado para um evento tão significativo, que celebra a cultura e a arte de forma gratuita para a cidade”, ressaltou Heberth. 

O Bulldogs Ballad, outro destaque, homenageou os Beatles, proporcionando uma experiência única. Com um show de luzes e imagens sincronizado à apresentação ao vivo, a banda envolveu a plateia em uma imersão nos maiores sucessos dos Fab Four, resultando em muita dança e alegria de crianças e adultos. 

Ulysses Gaspar, idealizador do Projeto Duetos, destacou a importância do apoio cultural para valorização dos talentos locais. 

“A parceria com o 'Cultura à Beira Mar' e o apoio do Instituto Iracema são testemunhos da relevância de unirmos esforços para promover a arte e a cultura, criando espaços inclusivos para que artistas de diferentes gêneros compartilhem seus talentos e conectem-se com a cidade,” finalizou. 

Os shows à beira-mar não apenas entusiasmaram os visitantes, mas também deixaram uma marca vibrante e memorável para quem esteve presente.

IMG_2058 (1).jpg
IMG_1959 (1).jpg
IMG_2043.jpg
IMG_2019.jpg