FÉRIAS NA PI

Um festival de bairro, para o mundo inteiro

O projeto Férias na PI tem como principal objetivo qualificar o processo de ocupação do bairro Praia de Iracema através de extensa programação artística e cultural, incluindo a difusão de diversas linguagens artísticas como música, dança, artes visuais, audiovisual, gastronomia, contribuindo dessa forma para a ampliação das oportunidades de difusão de tais linguagens artística e para o aumento da oferta da programação cultural para o público da cidade. As atividades desenvolvidas pelo projeto estão divididas entre o Centro Cultural Belchior e o bairro Praia de Iracema, ocupando as praias, calçadões, ruas, calçadas, bares, restaurantes e afins. 

 

O começo - música, esporte e moda na praia

A primeira edição do Férias na PI ocorrida em julho de 2018 recebeu uma extensa programação com atividades voltadas para públicos de todas as idades. Foi o primeiro passo do projeto e anunciando que chegou para ficar, pois os resultados foram além dos esperados. A ação Férias na PI, reuniu shows musicais com artistas locais e nacionais, como Francisco El Hombre e Casa do Velho, Glue Trip, Dubaile, Chico Chico, Luh Livia com um palco montado nas areias da praia. Também contou com humoristas, atividades de esporte, arte, lazer, feiras, desfile do Estilista Yuri Costa, atividades infantis e ainda uma programação integrada com os bares e restaurantes da região. A ideia foi potencializar a dinâmica cultural e de integração social no bairro, promover ações culturais diversificadas, inclusive nos formatos, e incentivar a economia criativa local. Foi um impulso inicial para uma série de  outras ações de pequeno porte que vieram depois. A cidade voltou a frequentar a Praia de Iracema, os negócios aqueceram, o movimento cresceu e transformou o território num local cativante, atrativo, muito comentado e tagueado em todas as redes sociais principalmente pela identificação das pessoas com esse lugar e suas experiências ali.

 

De Hermeto Pascoal a ocupação no Poço da Draga

Na segunda edição do Projeto realizada em janeiro de 2019 obtivemos sucesso de público, mídia e ocupação dos espaços da Praia de Iracema, com programação que manteve a diversidade de formatos e a participação de grandes artistas como Hermeto Pascoal, Duda Beat, Curumim, Saulo Duarte, Lenine, Tulipa Ruiz, BNegão e tantos outros. Enquanto a Praia de Iracema manteve o desenvolvimento positivo que elencamos acima, o Férias na PI começou a apresentar também a cara de um grande evento crescendo em relevância, importância e cativou ainda mais as pessoas.

Edição 2018

Edição 2019

Edição 2020

Rua dos Pacajus 123 - Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará

Email: contato@institutoiracema.com

Telefone: +55  (85) 98685.2824 / (85) 3219.7373 / (85) 3219.0924

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco