top of page
EDITAIS E CHAMADAS PÚBLICAS 
ABERTOS

Escola Pública de Música de Fortaleza divulga resultados das inscrições para as oficinas livres

WhatsApp Image 2024-02-23 at 17.58.07.jpeg

A Escola Pública de Música de Fortaleza do Complexo Cultural Vila das Artes, vinculada à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerida pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga nesta sexta-feira (23/02), as inscrições das 30 Oficinas Livres de Música.

As atividades têm o objetivo de promover a socialização e o aprendizado das diversas formas culturais expressas pela linguagem artística musical, as oficinas são oferecidas de forma gratuita e abertas à comunidade.

As inscrições ocorreram do dia 16 ao dia 22 de fevereiro de 2024, através do formulário eletrônico disponível no link do site da Vila das Artes. 

Confira o RESULTADO DEFINITIVO AQUI

Foram oferecidas mais de 600 vagas disponíveis em mais de 30 oficinas, como guitarra, canto erudito, violão, choro, afinação, entre outros.

As aulas ocorrerão no Anexo do Complexo Vila das Artes, de 26 de fevereiro a 31 de março de 2024, localizado na Rua Capitão Gustavo, 3552, Joaquim Távora.

Serviço:
Oficinas livres de música
Início das aulas: 26 de fevereiro a 31 março de 2024
Local: Vila das Artes - Anexo
Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3552, bairro Joaquim Távora. Fortaleza - CE

Resultado final da fase 1 da seleção de professores da Escola Pública de Música é divulgado

 

 

O período de entrevistas ocorre nos dias 26 e 27 de fevereiro

A Vila das Artes divulga, nesta sexta-feira (23/02), o resultado final da fase 1 da chamada pública para seleção de funcionários: 3 (três) Secretários Escolares e 1 (um) Monitor, com formação de cadastro de reserva, a serem lotados na Escola Pública de Música.

 

CONFIRA A LISTA COM RESULTADO DA FASE 1

 

Com a divulgação do resultado da fase 1, ocorrerá o período de entrevistas nos dias 26 e 27 de fevereiro, para avaliação da postura profissional e de competências técnicas necessárias aos cargos.​

 

As etapas são divulgadas no site do Instituto Cultural Iracema (www.institutoiracema.com/editais). O resultado final da seleção será divulgado no dia 01 de março e a convocação dos selecionados ocorrerá no dia 04 de março de 2024.

 

As datas poderão ser alteradas, a critério do ICI, mediante comunicação virtual no sítio eletrônico do ICI/Vila das Artes. É de inteira responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este processo seletivo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_c08e1b3c615b4430a6402c5a4fc40785.pdf 

CRONOGRAMA

https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_c08e1b3c615b4430a6402c5a4fc40785.pdf 

image.png



























Instituto Cultural Iracema divulga Resultado Preliminar da 1ª Etapa do Edital de Seleção de Funcionários da Escola Pública de Música de Fortaleza

image.png

Prazo para envio do recurso ao resultado da Fase 1 ocorrre até o dia 22 de fevereiro

Nesta quarta-feira (21/02), o Instituto Cultural Iracema (ICI), torna público o Resultado Preliminar da 1ª Etapa do Edital de Seleção de Funcionários para Cargos de: 3 (três) Secretários Escolares e 1 (um) Monitor, com formação de cadastro de reserva, a serem lotados na Escola Pública de Música da Vila das Artes.

CONFIRA A LISTA COM RESULTADO PRELIMINAR

Com a divulgação do resultado, será aberto o prazo para  eventuais recursos. O prazo para envio do recurso ao resultado preliminar (fase 1) ocorrre até o dia 22 de fevereiro de 2024. Após o prazo recursal, será realizada a 2ª Etapa, que consiste em uma entrevista individual para avaliação da postura profissional e de competências técnicas necessárias aos cargos.​

Os resultados de cada fase e o resultado final serão divulgados no site do Instituto Cultural Iracema (www.institutoiracema.com/editais). O resultado final será divulgado no dia 01 de março e a convocação dos selecionados ocorrerá no dia 04 de março de 2024.

As datas poderão ser alteradas, a critério do ICI, mediante comunicação virtual no sítio eletrônico do ICI/Vila das Artes. É de inteira responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este processo seletivo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

https://www.institutoiracema.com/_files/ugd/6bd6a0_c08e1b3c615b4430a6402c5a4fc40785.pdf

Instituto Cultural Iracema lança edital de Chamamento Público para Ocupação de Espaço Gastronômico no Centro Cultural Belchior

28.11 - Edital Espaço Gastonômico (3).jpg

O Instituto Cultural Iracema (ICI) lança, nesta terça-feira (20/02), o edital de Chamamento Público para ocupação de espaço gastronômico no Centro Cultural Belchior, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo ICI.

As inscrições para participar do processo estarão abertas no período de 20 de fevereiro de 2024 até 11 de março de 2024 e  devem ser feitas exclusivamente pela internet, através do envio da documentação exigida para o e-mail indicado no edital. Entre os documentos necessários estão a Proposta Técnica, o Contrato Social da pessoa jurídica, comprovante de inscrição no CNPJ, entre outros.

O edital visa selecionar uma pessoa jurídica especializada no segmento gastronômico para ocupar o espaço por um período inicial de 8 meses, com a possibilidade de prorrogação. O objetivo é promover atividades culturais e gastronômicas que contribuam para a dinamização do espaço e o fortalecimento da economia local.

O espaço gastronômico do CCBel deve funcionar regularmente das 9h às 21h, de terça a sábado, com possibilidade de ajuste de horários conforme demanda e programação cultural do Centro Cultural. A empresa selecionada deverá atender uma série de obrigações, como ocupar e manter o espaço em perfeito estado, adquirir materiais e equipamentos necessários, seguir normas de higiene e segurança alimentar, entre outras.

Após a divulgação do resultado final, a empresa selecionada será convocada para assinar o contrato de ocupação do espaço gastronômico do CCBel. O contrato estabelecerá todas as obrigações e condições para a utilização do espaço.

A divulgação do resultado parcial da primeira fase ocorre no dia 14/03/24. O resulatdo final do edital ocorre no dia 23/03/24. 

Confira o edital 

75º Salão de Abril: Secultfor e ICI divulgam as listas de inscrições validadas e invalidadas

Card - Chamadas edital Salão de Abril.jpg

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e o Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgam, nesta segunda-feira (19/02), as listas com os nomes das pessoas com inscrições validadas e invalidadas no edital de realização da 75ª  edição do Salão de Abril.

 

O Prazo para Recurso em relação à Lista de inscrições validadas inicia na segunda-feira (19/02) e termina na quarta-feira (21/02) de 2024. O recurso deve ser realizado através do e-mail: contatosalaodeabril@institutoiracema.com

A publicação da lista final com as inscrições válidas ocorre no dia 22 de fevereiro de 2024 no site do Salão de Abril. 
 

 

Lista das inscrições validadas 
Lista das inscrições invalidadas 

Foram 414 inscritos. 367 artistas cadastraram suas obras e 47 artistas iniciaram a inscrição, mas não concluiram o envio das obras. As inscrições validadas irão para a fase da análise técnica, que consiste na avaliação artística que será realizada pelos curadores.

Confira o edital: https://www.salaodeabril.com.br/wp-content/uploads/2024/01/CHAMADA-PUBLICA-PARA-SELECAO-DE-TRABALHOS-ARTISTICOS-PARA-O-75o-SALAO-DE-ABRIL.pdf

Confira o novo Cronograma

Serviço
Lista das inscrições validadas e invalidadas
Recursos:
De 19 a 21 de fevereiro de 2024
por meio do e-mail: contatosalaodeabril@institutoiracema.com
Publicação da lista final de inscrições válidas ocorre no dia 22 de fevereiro de 2024.

Instituto Cultural Iracema lança Chamada Pública para seleção de funcionários da Escola Pública de Música da Vila das Artes








Prefeitura de Fortaleza abre inscrições para a 75ª edição do Salão de Abril

WhatsApp Image 2024-02-09 at 17.44.44.jpeg

Nesta sexta-feira (09/02/24), o Instituto Cultural Iracema (ICI) lança uma chamada pública para a seleção de cargos de 3 (três) Secretários escolares e 1 (um) monitor, com formação de cadastro de reserva a serem lotados na Escola Pública de Música da Vila das Artes.

As inscrições ocorrem de 9 a 18 de fevereiro, de forma online clicando aqui ou presencial, através da entrega do formulário cadastral e de toda a documentação necessária, na Vila das Artes, localizada na Rua 24 de Maio, 1221 – Centro. As inscrições presenciais serão recebidas de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 14h às 17h.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL 

Os resultados de cada fase e o resultado final serão divulgados no site do Instituto Cultural Iracema (www.institutoiracema.com/editais). O resultado final será divulgado no dia 01 de março e a convocação dos selecionados ocorrerá no dia 04 de marco de 2024.

As datas poderão ser alteradas, a critério do ICI, mediante comunicação virtual no sítio eletrônico do ICI/Vila das Artes. É de inteira responsabilidade da pessoa candidata acompanhar a publicação de todos os atos referentes a este processo seletivo.

Serviço:


Seleção de funcionários para Escola Pública de Música da Vila das Artes


Inscrições: de 09 a 18 de fevereiro de 2024 

Online: clicando aqui

Presencial: Vila das Artes, localizada na Rua 24 de Maio, 1221 – Centro. 


CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O EDITAL

15.01 - Inscrições Salão de Abril.jpg

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), anuncia a abertura das inscrições para a 75ª edição do Salão de Abril, mostra de arte inserida no rol das mais antigas da América Latina.

 

O processo de inscrição e submissão dos trabalhos artísticos ocorrerá no período de 15 de janeiro a 13 de fevereiro de 2024, por meio do site do Salão de Abril. Na plataforma, os interessados poderão realizar inscrição e o envio dos documentos solicitados.

O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura, e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI). As obras dos artistas selecionados serão expostas no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim, com programação plural.

Homenagem a Descartes Gadelha

Pela primeira vez na história do Salão de Abril, a exposição presta homenagem a um artista vivo, o renomado Descartes Gadelha. Nascido em Fortaleza em 18 de junho de 1943, Descartes é reconhecido como um artista expressionista. Sua obra, marcada por um lirismo singular, retrata com sensibilidade os traços fundamentais do comportamento humano.

 

O artista cearense tem sido um observador atento do cotidiano, representando de forma autêntica os personagens populares do Nordeste.

Das inscrições

As inscrições e a submissão dos trabalhos artísticos ocorrerão simultaneamente, através do formulário online disponível no site: https://www.salaodeabril.com.br/, no período de 15 de janeiro de 2024 a 13 de fevereiro de 2024.

A inscrição é gratuita, sendo disponibilizadas 38 vagas. Dessas, 30 são destinadas, exclusivamente, a artistas que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará por no mínimo dois anos.

As oito vagas restantes serão exclusivamente para artistas residentes ou radicados nos demais estados nordestinos, por no mínimo dois anos.

Os proponentes selecionados para participar da mostra receberão a quantia de R$ 5.000,00.

Para consolidação do edital, uma consulta pública foi realizada entre os dias 26 de dezembro e 04 de janeiro, com o objetivo de acolher sugestões dos artistas e produtores. A minuta foi disponibilizada no Canal Cultura, da Prefeitura de Fortaleza.

Confira o edital AQUI

Acesse os anexos AQUI

Serviço:

Inscrições para o 75º Salão de Abril - edição 2024
Período: de 15 de janeiro de 2024 a 13 de fevereiro de 2024
Inscrições: site do Salão de Abril https://www.salaodeabril.com.br/

Instituto Iracema divulga o resultado final da Seleção Pública de Formação de Entrevistadores de Pesquisa de Opinião Pública

WhatsApp Image 2024-01-12 at 16.51.24.jpeg

O Instituto Cultural Iracema anuncia os selecionados para o Curso de Formação e Capacitação de Entrevistadores de Pesquisa de Opinião Pública.

 

O curso é uma iniciativa do ICI em parceria com a Zaytec Brasil Serviço de Pesquisa Ltda. 

O curso acontecerá no Centro Cultural Belchior, localizado na rua Pacajus, 123, Praia de Iracema, entre os dias 15/01 e 19/01, das 13h30 às 18h (com pausa pra lanche)

Confira o resultado abaixo:

Clique aqui.

Edital do 75º Salão de Abril está com consulta pública online aberta

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), convida a todos para a consulta pública online sobre o edital de Seleção dos trabalhos artísticos para o 75º do Salão de abril.

 

Para participar do processo consultivo online, as sugestões  sobre as inscrições e construção do Edital para a próxima edição do Salão de Abril devem ser enviadas para o e-mail: contatosalaodeabril@institutoiracema.com e serão aceitas até 04/01/2024. Confira mais detalhes sobre a minuta do 75º Salão de Abril - Clique aqui.

 

Além da contribuição online, no dia 04/01/2024, às 18h, haverá uma oitiva presencial com os artistas na Casa Barão de Camocim.

 

Salão de Abril

 

O Salão de Abril é um evento cultural de grande importância nacional que acontece há mais de sete décadas em Fortaleza. A mostra é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria da Cultura, e em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI).

Centro Cultural Belchior divulga resultado final da primeira etapa do Edital de produção Musical
Instituto Cultural Iracema abre seleção pública para capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião
O edital prevê formação no Centro Cultural Belchior em parceria com a Zaytec Brasil Serviço de Pesquisa Ltda
08.12 - Chamamento Público (1).jpg

O Instituto Cultural Iracema (ICI) lançou, nesta sexta-feira (08/12), um edital que seleciona participantes para a formação e capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião pública. As inscrições ocorrem de forma online, de 08 a 12 de dezembro (Confira o edital clicando aqui). O curso será realizado no Centro Cultural Belchior, entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2023, das 14h às 18h, em colaboração com a Zaytec Brasil Serviço de Pesquisa Ltda.

 

A seleção tem como meta o preenchimento de 60 vagas, sendo 20 destinadas à primeira turma. As outras vagas serão direcionadas para turmas programadas para a segunda quinzena de Janeiro e Fevereiro de 2024, cujos cronogramas serão divulgados posteriormente por meio de Aditivo ao Chamamento.

 

Podem participar pessoas interessadas em trabalhos de pesquisa de opinião pública, maiores de 20 anos, sem limite máximo de idade, desde que possuam, no mínimo, o Ensino Médio completo.

 

A inscrição pode ser realizada clicando aqui, preenchendo o formulário cadastral disponível no Anexo III, e anexando toda documentação necessária em formato PDF. Há também a possibilidade de inscrição presencial na sede do Instituto Cultural Iracema, situada na Av. Monsenhor Tabosa, 435 - Centro, até 12 de dezembro.

 

Os documentos requeridos para a inscrição incluem cópias de RG e CPF, comprovante de endereço ou declaração de residência, relato das atividades profissionais ou experiências, comprovação de escolaridade e Cartão Nacional de Vacinação.

 

O processo seletivo será composto por duas fases: triagem dos candidatos, verificando a regularidade das inscrições e avaliação das atividades profissionais ou experiências informadas pelos participantes. A pontuação será de 0 a 10, avaliando coesão e clareza das informações e as experiências profissionais.

 

Os resultados finais serão divulgados no site do Instituto Cultural Iracema (www.institutoiracema.com/editais).

 

Os selecionados serão convocados por e-mail ou telefone para confirmar a participação no curso, cuja ausência sem justificativa implica na desclassificação. Os alunos receberão auxílio de transporte, lanches durante as aulas e um certificado de conclusão de capacitação. Após o término do curso teórico, aqueles que atingirem um aproveitamento de 80% poderão ser considerados para possíveis contratações pela empresa parceira.

Veja o edital


 

CRONOGRAMA

 

Instituto Cultural Iracema abre seleção para capacitação de entrevistadores de pesquisa de opinião pública

 

Lançamento do edital: 8 de dezembro 

Período de inscrições: 8 a 12 de dezembro 

Triagem dos candidatos (FASES 1 e 2): 13 e 14 de dezembro 

Divulgação do resultado: 15 de dezembro 

Confirmação de participação no curso e convocação dos selecionados: 16 de dezembro 

Início do curso: 18 de dezembro 

1º Termo Aditivo ao Edital de chamamento público: 22 de dezembro - Clique aqui.

Vila das Artes lança chamada pública para seleção de professores da Escola Pública de Música
Instituto Cultural Iracema prorroga prazo para recursos do edital da Escola Pública de Música da Vila das Artes
WhatsApp Image 2023-10-18 at 17.27.59.jpeg

Nesta quarta-feira (18/10), a Vila das Artes divulga que o prazo para a interposição de recursos no processo seletivo para o credenciamento de prestadores de serviço de professor na Escola Pública de Música da Vila das Artes foi prorrogado até o dia 19 de outubro (19/10).  

 

Os interessados em apresentar recursos podem enviá-los por e-mail para o endereço chamamentopublicoviladasartes@gmail.com. A divulgação com a lista dos aprovados será divulgada na próxima sexta-feira (20/10). 

O detalhamento do processo seletivo e os critérios de seleção constam no edital:

Aditivo 

Aditivo 

Veja o Edital


Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e administrado pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

O equipamento conta com quatro escolas que se firmam como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas, como dança, teatro, circo e audiovisual.


Serviço

Chamada Pública para credenciamento de prestadores de serviço de professor para a Escola Pública de Música da Vila das Artes
Regulamento: site da Vila das Artes 
E-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

Vila das Artes prorroga as inscrições para a chamada pública para o credenciamento de professor para a Escola Pública de Música
WhatsApp Image 2023-10-20 at 16.07.53.jpeg

A Vila das Artes divulga, nesta sexta-feira (20/10), o resultado final da chamada pública para o credenciamento de prestadores de serviço de professor para a Escola Pública de Música. Os  selecionados poderão ser convocados para ministrar aulas de Teoria Musical, Percepção, Harmonia, Contraponto, Prática de Conjunto e História da Música, a depender do planejamento pedagógico da Escola e avaliada a experiência profissional.

Resultado Final


A prestação de serviços tem previsão de início no mês de outubro de 2023 e finalização em março de 2024, podendo o prazo ser prorrogado.

O detalhamento do processo seletivo e os critérios de seleção constam no edital:

Veja o Edital 

Aditivo 1

Aditivo 2


Vila das Artes

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e administrado pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Serviço

Chamada Pública para credenciamento de prestadores de serviço de professor para a Escola Pública de Música da Vila das Artes
Regulamento: site da Vila das Artes 
E-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

Centro Cultural Belchior divulga resultado definitivo do edital de Produção Musical
WhatsApp Image 2023-10-05 at 10.20.46.jpeg

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), o resultado definitivo do edital de Produção Musical no Estúdio do Centro Cultural Belchior. O processo seletivo chegou ao fim e não cabe mais recurso. 

Veja o resultado 

Com a divulgação final do resultado da fase de audições, os selecionados serão convocados, via e-mail, para a assinatura do termo de compromisso que prevê as cláusulas previstas no edital, como, condições para o uso do estúdio e seus equipamentos, data e horário específicos de gravação.

Convocação

A convocação ocorrerá em ordem alfabética e as datas das gravações serão definidas pela equipe do CCBel, conforme organização e programação internas. Não será permitida a troca de datas entre selecionados nem a troca da titularidade do inscrito. Caso o selecionado não compareça à gravação na data agendada, sem justificativa ou comunicação prévia, o mesmo ficará impedido de participar desta e das próximas edições.

 

Edital

O edital contempla novos cantores para o acesso às tecnologias e equipamentos de áudio para gravação profissional de uma música. As faixas selecionadas passarão pelo processo de produção, que envolve serviços de captação, edição, mixagem e masterização, além de divulgação nos meios de comunicação da Prefeitura de Fortaleza e do ICI.

Centro Cultural Belchior divulga resultado preliminar da 2ª etapa do edital de Produção Musical ​​
WhatsApp Image 2023-09-20 at 16.01.41.jpeg

A Prefeitura de Fortaleza divulga, nesta quarta-feira (20), por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), o resultado preliminar da segunda fase do edital de Produção Musical.

Com a divulgação, será dado aos demais interessados o direito de interpor recurso, no prazo de 48 (quarenta e oito horas) ou seja, até dia 22 de setembro de 2023, mediante envio do formulário contido no Anexo IV para o emaileditais@institutoiracema.com devidamente fundamentado, sendo vedada a inclusão de novos documentos ou arquivos de áudio. 

Confira a lista do resultado preliminar 

Vila das Artes divulga resultado preliminar do edital de professor para a Escola Pública de Música
WhatsApp Image 2023-10-16 at 17.14.40.jpeg

A Vila das Artes divulgou, nesta segunda-feira (16/10), o resultado preliminar da 3ª e 4ª fase da chamada pública para o credenciamento de prestadores de serviço de professor para a Escola Pública de Música da Vila das Artes.

O detalhamento das fases do processo seletivo e os critérios de seleção constam no edital:

Confira a lista (anexo documento)

Veja o Edital 


Aditivo 

 

Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e administrado pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).


O equipamento conta com quatro escolas que se firmam como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas, como dança, teatro, circo e audiovisual.


Serviço

Chamada Pública para credenciamento de prestadores de serviço de professor para a Escola Pública de Música da Vila das Artes
Regulamento: site da Vila das Artes 
E-mail: chamamentopublicoviladasartes@gmail.com

Vila das Artes divulga resultado preliminar do edital de professor para a Escola Pública de Música
WhatsApp Image 2023-10-09 at 12.39.56.jpeg

Vila das Artes, equipamento cultural da Prefeitura de Fortaleza, ligado a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga nesta segunda-feira (09/10), o resultado preliminar da 1ª fase cadastral (análise de documentações) da chamada pública para o credenciamento de prestadores de serviço de professor para a Escola Pública de Música da Vila das Artes.

Aos interessados que não foram selecionados para próxima fase, caberá recurso administrativo. O prazo para envio do recurso, que deve ser enviado para o email chamamentopublicoviladasartes@gmail.com, começa dia 14 e encerra dia 17 de outubro.

 

O detalhamento das fases do processo seletivo, dos critérios de seleção e da documentação a ser anexada no e-mail constam no edital, disponível no site da Vila das Artes.

Veja o edital

Confira a lista com o resultado preliminar da 2ª etapa (Audição pela comissão de seleção)
 

Centro Cultural Belchior divulga resultado final da primeira etapa do edital de Produção Musical
Instituto Cultural Iracema prorroga Chamamento Público de Produção Musical do Estúdio Musical do Centro Cultural Belchior
10.08 - Edital de Produção Musical.jpg

O Instituto Cultural Iracema – ICI, através do Centro Cultural Belchior – CCBel, no intuito de valorizar talentos e incentivar a economia criativa, vem, por meio deste, prorrogar chamamento público que tem como objetivo destacar o trabalho artístico e trajetórias de artistas cearenses da cidade visando alcançar os que ainda buscam espaço dentro do universo musical de gravações, através do uso do estúdio público musical do CCBel. Afinal, como dizia nosso grande artista Belchior, viver é melhor que sonhar!

Confira o edital de prorrogação com as novas datas e se inscreva abaixo:

14.09 - Resultado Final da Primeira Fase.jpg

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), o resultado final da primeira etapa do edital de Produção Musical no Estúdio do Centro Cultural Belchior. O edital segue para a fase de audições.

Confira aqui o resultado


Fase de audições

A segunda etapa da seleção ocorre mediante a audição das músicas autorais, por meio dos arquivos enviados na inscrição, pela Comissão de Seleção nomeada pelo Instituto Cultural Iracema e Centro Cultural Belchior.

 

A seleção será fundamentada em critérios de qualidade artística, especialmente a qualidade técnica vocal, bem como na avaliação das suas potencialidades artísticas .

Edital

O edital contempla 50 novos cantores com o acesso às tecnologias e equipamentos de áudio para gravação profissional de uma música. As 50 faixas selecionadas passarão pelo processo de produção, que envolve serviços de captação, edição, mixagem e masterização, além de divulgação nos meios de comunicação da Prefeitura de Fortaleza e do ICI. 

Como forma de dar celeridade ao presente chamamento, informamos que o resultado parcial dos aprovados na 2ª Etapa, sairá dia 20 de setembro de 2023.

 

Confira o Edital de Chamamento Público de Produção Musical do Estúdio Musical do Centro Cultural Belchior - 2023

Centro Cultural Belchior divulga resultado preliminar do Edital de produção Musical
WhatsApp Image 2023-09-01 at 10.55.07.jpeg

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), o prazo de recurso para a habilitação documental do edital de Produção Musical no Estúdio do Centro Cultural Belchior, o prazo estabelecido nas diretrizes é um período de 5 dias úteis. 

 

Confira aqui o resultado preliminar 

 

Como enviar o recurso
Os inscritos que encontram-se inabilitados devem enviar o recurso dentro do período estabelecido de 5 dias úteis, ou seja, até as 17h do dia 8 de setembro, devendo ser protocolado presencialmente junto ao Centro Cultural Belchior, localizado na Rua dos Pacajús, 123, Praia de Iracema, Fortaleza, CE ou de forma virtual através do  e-mail editais@institutoiracema.com.
 
Edital 
O edital contempla 50 novos cantores com o acesso às tecnologias e equipamentos de áudio para gravação profissional de uma música. As 50 faixas selecionadas passarão pelo processo de produção, que envolve serviços de captação, edição, mixagem e masterização, além de divulgação nos meios de comunicação da Prefeitura de Fortaleza e do ICI.


Serviço 
Recurso para o Edital de Produção Musical 
Período: até dia 8 de setembro 
Confira o resultado preliminar 
Os recursos devem ser protocolados presencialmente no  Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123, Praia de Iracema)  ou de forma virtual através do  e-mail editais@institutoiracema.com.

Instituto Cultural Iracema lança Edital de Seleção Pública para seleção de funcionários
16.06 - Edital Vagas - banner site (1).jpg

O Instituto Cultural Iracema (ICI) lança, nesta sexta-feira (16/06), chamada pública para seleção de funcionários para o Complexo Cultural Vila das Artes e para o Instituto Cultural Iracema 

Resultado preliminar: 

 

Chamada pública para credenciamento de propostas formativas em Leitura e Cultura para a Biblioteca da Vila das Artes
chamada-publica-biblioteca_NOTICIA.jpg

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) lança, por meio da Vila das Artes, complexo cultural sob gestão do Instituto Cultural Iracema (ICI), nesta sexta-feira (26/05), chamada pública para o credenciamento de propostas formativas em Leitura e Cultura para a Biblioteca da Vila das Artes.

Inscrições seguem até 06/06, em www.viladasartesfortaleza.com.br.

Instituto Iracema e Vila das Artes lançam chamada pública para seleção de funcionários: acompanhe os resultados
WhatsApp Image 2023-05-22 at 12.21.34.jpeg

O Instituto Cultural Iracema (ICI) e o Complexo Cultural Vila das Artes divulgam, nesta terça-feira (02/05), o resultado preliminar da primeira fase do processo seletivo para a contratação e formação de cadastro de reserva para as vagas de coordenador da Escola Pública de Circo da Vila das Artes e monitores do Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.

Confira o Resultado Final abaixo:

74º Salão de Abril: acompanhe o resultado das inscrições
10.03 - Resultado Preliminar 74 Salão de Abril.jpg

A Prefeitura de Fortaleza torna público, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com Instituto Cultural Iracema (ICI), o edital de chamada pública para seleção de até 38 trabalhos artísticos, com temática livre, para compor a 74ª edição do Salão de Abril, a ser realizada no ano de 2023.

 

As inscrições estão abertas a partir da quarta-feira, 7 de dezembro de 2022, e seguem até o dia 6 de janeiro de 2023 (06/01/23), por meio do site do Salão de Abril.

A inscrição é gratuita, sendo 30 vagas destinadas, exclusivamente, a artistas visuais que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará. As oito vagas restantes serão destinadas, exclusivamente, para artistas residentes ou radicados nos demais estados do Nordeste.

Com mais de sete décadas de história, a mostra de artes é uma das mais antigas em atividade no Brasil, sendo um evento que acolhe diversas ideias, propostas e maneiras de fazer arte.

Confira o edital abaixo e como se inscrever abaixo:

Vila das Artes abre inscrições para vagas remanescentes
da 6ª turma do Curso de Realização em Audiovisual
noticiaeditalcompaudiovisual6turma.png

A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes lança, nesta segunda-feira (10/10), edital complementar de seleção de participantes da 6ª turma do Curso de Realização em Audiovisual. O processo seletivo irá escolher candidatos para 2 vagas ociosas e compor uma lista de 10 classificáveis para o preenchimento de eventuais novas vagas.

Pode participar qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha concluído o Ensino Médio ou com formação superior. O público alvo são, preferencialmente, jovens e adultos sensíveis às linguagens artísticas, que revelem vocação para a produção autoral e que desejem mergulhar, ao longo dos dois anos de curso, nos estudos teóricos e técnicos, produzindo e, ao mesmo tempo, criando um pensamento sobre o fazer audiovisual.

Confira o edital abaixo e faça sua inscrição:

Vila das Artes abre chamada pública para
seleção de professores de Dança e de Teatro
Foto para card do Vila das Artes.jpeg

A Vila das Artes lança, nesta quinta-feira (03/11), chamada pública para o credenciamento de prestadores de serviço de professor nas Escolas Públicas de Dança e de Teatro do complexo cultural. O período de inscrições segue até 17h do dia 14/11.

A análise de currículos e portfólios enviados será realizada nos dias 15 a 18/11. As entrevistas serão agendadas para os dias 21 a 23/11, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro) ou por meio remoto. O resultado preliminar do processo seletivo está previsto para 25/11.

A prestação de serviços tem previsão de início no mês de janeiro de 2023 e finalização em janeiro de 2024, podendo ser prorrogado mediante termo aditivo, após avaliação institucional.

Confira o edital a seguir:

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, interessados deverão enviar e-mail para  chamamentopublicoviladasartes@gmail.com.

Em caso de dúvidas, escreva para chamamentopublicoviladasartes@gmail.com.

Vila das Artes abre seleção para residência artística
em Lisboa com a escola circense portuguesa Chapitô
300005953_150591367602367_4378352088672506155_n.jpg

A Escola Pública de Circo da Vila das Artes, em parceria com a Escola de Circo do Chapitô – Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo (EPAOE), abre chamada pública para a seleção de residentes para o Programa Fomento a Laboratórios, Pesquisas e Residências. A residência se dará na sede da Chapitô, em Lisboa, Portugal, no primeiro semestre dos anos de 2023 e 2024. As inscrições seguem até o dia 21/08.

Podem participar da seleção jovens e adultos, com pelo menos três anos de experiência na linguagem circense, que demonstrem habilidades para a formação e para execução de números nas modalidades de arame, monociclo e antipodismo.

Confira o edital abaixo:

Dúvidas e informações : (85) 3252-1444 ou escoladecircoviladasartes@gmail.com.

Vila das Artes reabre inscrições para o curso
de formação cineclubista Pontos de Corte 2022
banner_secultfor.png

A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes lança edital complementar para preenchimento de vagas remanescentes do curso Pontos de Corte 2022 – Formação de Cineclubistas e Exibidores Independentes. São disponibilizadas 15 vagas, não mais destinadas a grupos ou coletivos culturais. Podem participar pessoas com idade maior que 18 anos residentes em todo o território nacional. Inscrições seguem até o dia 9 de outubro.

Com carga horária total de 280 horas-aulas, o curso acontecerá em formato virtual, com aulas síncronas, no horário noturno. A formação tem o objetivo de dar incentivo à autonomia e estratégias de sustentabilidade dando apoio à ação cineclubista.

Cada candidato proponente deverá realizar apenas uma inscrição. No formulário, também deverão ser submetidos a proposta de projeto cineclubista, um breve vídeo de apresentação (máximo de 3 minutos) e o portfólio de ações do grupo, caso o grupo tenha realizado alguma ação previamente.

Para o detalhamento da documentação necessária e dos critérios de seleção, confira o regulamento completo no edital:

Dúvidas e informações : (85) 3252-1444

Prefeitura de Fortaleza e Instituto Iracema divulgam resultado final da chamada pública para imersão em Arte Urbana em Paris

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), da Secretaria Municipal da Juventude, do Complexo Cultural Vila das Artes e da Rede CUCA, em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o resultado final da chamada pública para a seleção de artistas e profissionais da Dança e do Audiovisual, que participarão de atividades de cunho cultural, artístico e turístico, entre os dias 3 e 11 de outubro, durante a realização do projeto “Urban Films Festival”, em Paris, na França.

As pessoas selecionadas nesta Chamada Pública deverão apresentar ao ICI, no prazo de 48 (quarenta e oito horas) da publicação do resultado final, a seguinte documentação: Cópia de RG e CPF; Documento de comprovação de endereço (emitido nos últimos 3 meses antes da data de publicação do edital); Passaporte válido.

 

Confira os resultados clicando nos botões abaixo:

Dúvidas e informações : (85) 3252-1444

Secultfor e ICI divulgam o resultado final dos
projetos selecionados para o 73º Salão de Abril
WhatsApp Image 2022-08-29 at 19.47.39.jpeg

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), nesta segunda-feira (29/08), ata da curadoria e lista atualizada com os 33 projetos artísticos selecionados que irão integrar a exposição do 73º Salão de Abril, principal mostra de artes visuais do Ceará. O novo resultado ocorre diante da desistência de artista selecionada. 

Nesta edição, foram avaliadas 114 obras pela equipe curatorial, formada pelos especialistas em artes visuais Ué Prazeres (PE), Jared Domício (CE) e Rafael Domingos (SP). 

Ao final, foram selecionados 33 trabalhos artísticos, para compor a mostra, sendo 30 do Ceará e 3 de outros estados do Nordeste (Piauí, Paraíba e Bahia).

 

Confira:

Vila das Artes abre seleção para o curso de
formação cineclubista Pontos de Corte 2022
noticia (3).png

Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes abre inscrições para o Pontos de Corte 2022 – Formação de Cineclubistas e Exibidores Independentes. São disponibilizadas, ao todo, 10 vagas, destinadas a grupos e coletivos culturais interessados em ações de Audiovisual, com ou sem experiência em cineclubismo.

Com carga horária total de 280 horas-aula, o curso terá formato híbrido, com aulas presenciais na sede da Vila das Artes e aulas síncronas por meio de plataforma on-line. As aulas ocorrerão às segundas, terças e quartas-feiras, das 18h às 20h, e também, eventualmente, às sextas-feiras, no caso da realização de workshops e laboratórios.

Cada grupo proponente deverá realizar apenas uma inscrição. Os integrantes indicados no formulário on-line não podem fazer parte de mais de um grupo candidato à participação no curso. No formulário, também deverão ser submetidos a proposta de projeto cineclubista, um breve vídeo de apresentação (máximo de 3 minutos) e o portfólio de ações do grupo, caso o grupo tenha realizado alguma ação previamente.

Para o detalhamento da documentação necessária e dos critérios de seleção, confira o regulamento completo no edital:

Dúvidas e informações : (85) 3252-1444 ou escoladecircoviladasartes@gmail.com.

Vila das Artes lança chamada pública para vaga de
assistente de coordenação da Escola Pública de Circo
web (2).png

A Escola Pública de Circo da Vila das Artes inicia processo seletivo para a contratação e formação de cadastro de reserva de funcionários para a função de assistente de coordenação. Inscrições devem ser realizadas on-line até o dia 14 de agosto.

A documentação necessária e os critérios de seleção estão descritos no edital. A jornada de trabalho será de 44 horas semanais. A contratação será mediante assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e se sujeitará ao regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

O processo seletivo ocorrerá em três fases: análise documental, entrevista e redação. Candidatos terão avaliada a experiência na área em que pretendem concorrer, o desempenho e a desenvoltura na entrevista e na redação, e a disponibilidade para a prestação do serviço. O detalhamento da pontuação para cada critério também se encontra detalhado no edital.

Confira: 

Dúvidas e informações : (85) 3252-1444 ou escoladecircoviladasartes@gmail.com.

Vila das Artes divulga resultado da convocatória para Cineclube Telas Abertas 2022
289307471_184523550572901_7198372621125537257_n.jpg

A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, equipamento da Secretaria Municipal da Culturade Fortaleza (Secultfor), gerido pelo Instituto Cultural Iracema, torna público o resultado da convocatória para a edição de 2022 do projeto Telas Abertas, que consiste na exibição gratuita de filmes a partir de curadorias temáticas, com realização de debates e discussões sobre os filmes exibidos.

As propostas de curadoria vão compor a programação do Cineclube Vila das Artes durante o período de agosto a dezembro de 2022.  As mostras de filmes serão realizadas na Vila das Artes, em sessões cineclubistas que consistem em exibições gratuitas seguidas por debates e discussões sobre os filmes exibidos.

 

Para cada proposta de curadoria selecionada, será disponibilizado um cachê de R$ 1.000,00. Confira o resultado abaixo:

Vila das Artes reabre inscrições para
curso de formação básica em Teatro
289075756_3246584272231276_5250737209385216119_n.jpg

A  Escola Pública de Teatro da Vila das Artes reabriu as inscrições para o curso gratuito de iniciação teatral “Percursos de Teatro Para Crianças e Adolescentes”.

 

A processo seletivo visa complementar a turma de faixa etária de 8 a 10 anos, com aulas às terças e quintas-feiras, das 8h30 às 11h. São, ao todo, 15 vagas. Inscrições devem ser realizadas on-line até o dia 17 de julho.

 

Totalmente gratuito e com duração de dois anos, o curso promove acesso a um amplo processo formativo visando a inserção e qualificação na arte Teatral, compreendendo conteúdos técnicos, artísticos e teóricos das diversas possibilidades teatrais.

Confira abaixo o edital e o formulário de inscrição: 

Inscrições abertas para o 73º Salão de Abril; confira o edital
web inscirção.png

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga o edital para seleção de até 38 trabalhos artísticos, com temática livre, para compor a 73º edição do Salão de Abril. 

 

As inscrições dos interessados começam nesta terça-feira, 7 de junho, e seguem até o dia 27 de junho, às 17 horas, por meio do site Salão de Abril. Na plataforma, poderão ser realizadas inscrição, submissão do trabalho artístico e o envio da documentação de habilitação jurídica. 

 

A inscrição será gratuita, sendo trinta vagas destinadas exclusivamente a artistas visuais que sejam residentes ou comprovadamente radicados no estado do Ceará, ficando as oito vagas restantes destinadas exclusivamente para artistas residentes ou comprovadamente radicados nos demais estados do Nordeste brasileiro. 

Resultado final da seleção para Curso de Formação Básica em Dança na Vila das Artes
noticia_(1)_(1).png

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes torna público, nesta quinta-feira (02/06), o resultado final da seleção de estudantes para o turno da manhã no Curso de Formação Básica em Dança referente ao período 2022-2027.

 

Agradecemos todos que participaram e desejamos que cada um de vocês continue dançando sempre!

 

Informações: (85) 3252-1444 / (85) 98216-0877 (WhatsApp) / escoladedancadefortaleza@gmail.com

Resultado final da Convocatória Fortaleza em Movimento

A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes torna público o resultado da  convocatória "Fortaleza em Movimento".

 

O resultado está disponível abaixo, basta clicar no botão. Obrigado a todos que participaram!

Edital de Seleção 6º Turma do Curso de Realização em Audiovisual - EPAV
Card_Edital_Realização_em_audiovisual.jpeg

A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, equipamento cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), gerido pelo INSTITUTO CULTURAL IRACEMA (ICI), torna público o presente Edital de seleção para a sexta turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, por parte integrante das ações da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. O curso tem chancela de extensão certificada pelo Curso de Cinema e Audiovisual do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. A duração é de dois anos de formação, com carga horária de 1.700 horas/aulas, no período da tarde, de 14h às 18h, segunda a sexta.

ENCONTRO ATRAVESSAMENTOS VISUAIS - DIÁLOGOS EM CONSTRUÇÃO
16.12 - Atravessamentos visuais - resultados.jpg

O Instituto Cultural Iracema (ICI) divulga os resultados do encontro “Atravessamentos Visuais - Diálogos em Construção”, que aconteceu nos dias 04 e 05 de dezembro, na Escola Vila das Artes. O momento reuniu gestores culturais, artistas e demais profissionais que atuam no campo das Artes Visuais em Fortaleza.   

A atividade é parte fundamental do conjunto de ações articuladas pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), com o intuito de construir novas políticas públicas para fortalecer essa importante categoria artística, na capital. 

 

Como resultados acordados no encontro, divulgamos o Relatório Colaborativo do “Atravessamentos Visuais - Diálogos em Construção”, organizado pelos mediadores Maria Cecília Felix Calaça, Carolina Vieira e Fabrício Reiner. O Instituto Iracema também disponibiliza formulário on-line para contribuições dos artistas e profissionais que não puderam estar presentes ao evento. 

 

VILA DAS ARTES ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO BÁSICA EM DANÇA 2022

A Escola Pública de Dança da Vila das Artes lança, nesta segunda-feira (25/10),  o edital de seleção de estudantes para o Curso de Formação Básica em Dança referente ao período 2022-2027. Poderão participar do processo seletivo crianças e pré-adolescentes com idades entre 8 e 13 anos. As inscrições têm prazo até o dia 10 de dezembro e podem ser realizadas por meio on-line ou presencialmente. 

Confira a documentação completa e demais informações no Edital.

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS E ALUNAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA EM TEATRO
banner.jpeg

A Vila das Artes lança, nesta sexta-feira (08/10), Edital de Seleção Pública de alunos e alunas para formação continuada em teatro: conexões contemporâneas no período 2021-2022 da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes. 

Confira a documentação completa e demais informações no regulamento.

Chamada pública para o credenciamento de prestadores de serviço de professor na Escola Pública de Circo

A Vila das Artes divulga o resultado final do credenciamento de prestadores de serviço de professor na Escola Pública de Circo.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Chamada Pública para Credenciamento de Prestadores de Serviço Escola Pública Vila das Artes

A Vila das Artes divulga, nesta terça-feira (28/09), o resultado final da chamada pública para o credenciamento de prestadores de serviço de professor nas Escolas Públicas de Dança e de Teatro. 

 

Confira abaixo o resultado final:

EDITAL PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES PARA O 72º SALÃO DE ABRIL
213218036_1169920096847081_3332671947822916969_n.jpg

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), neste domingo (11/07), o resultado final dos 35 projetos artísticos selecionados que integrarão a programação do 72º Salão de Abril, principal salão de artes do Ceará. A edição do ano de 2021 homenageia o artista sobralense Raimundo Cela.

EDITAL PÚBLICO PARA INSCRIÇÕES PARA O 72º SALÃO DE ABRIL
213218036_1169920096847081_3332671947822916969_n.jpg

A Prefeitura de Fortaleza divulga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), neste domingo (11/07), o resultado final dos 35 projetos artísticos selecionados que integrarão a programação do 72º Salão de Abril, principal salão de artes do Ceará. A edição do ano de 2021 homenageia o artista sobralense Raimundo Cela.

MÓDULO " MONTAGEM EXPERIMENTAL E TECNOLOGIA "
WhatsApp Image 2021-06-16 at 20.54.08.jpeg

A Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes recebe inscrições para interessados em participar no módulo "Montagem Experimental e Tecnologia", integrante do Curso de Realização em Audiovisual da escola.

Com mediação da cineasta Clara Chroma, as aulas ocorrerão de forma remota, por meio de videoconferências na plataforma Google Meet, entre os dias 21 e 25 de junho, sempre das 14h às 16h.

As inscrições devem ser realizadas até sexta-feira (18/06), por meio do preenchimento de ficha de inscrição on-line. O resultado será divulgado na manhã de segunda-feira (21/06). Candidatos selecionados serão notificados por e-mail.

As aulas do módulo "Montagem Experimental e Tecnologia" pretendem investigar as relações entre as práticas experimentais de montagem e edição no audiovisual e as suas ferramentas tecnológicas, "em especial sob a chave do uso desviante, isto é, o desvio das funções originais das ferramentas e materiais com o propósito de uma criação artística libertária", explica Clara Chroma.

CREDENCIAMENTO DE PROPOSTAS FORMATIVAS EM ARTES CIRCENSES
WhatsApp Image 2021-06-15 at 11.35.32.jp

A Escola Pública de Circo da Vila das Artes, equipamento público gerido pelo Instituto Cultural Iracema, credencia ações formativas para a construção da programação da ação "Viva o Circo Hoje – Programação Especial de Fomento à Cadeia Produtiva do Circo”. A chamada pública recebe inscrições até segunda-feira (21/06), por meio de ficha de inscrição disponível on-line.

A chamada pública se destina a artistas, técnicos, produtores, gestores de circo, pesquisadores ou professores. Proponentes poderão inscrever cursos, oficinas, seminários, palestras, rodas de conversa, workshops, entre outros formatos, desde que ligados às artes circenses. São previstas duas categorias de atividades formativas. São elas: "Apreciação e difusão da Arte Circense", para propostas com cargas-horárias de no mínimo 4h e no máximo de 20h, na modalidade de cursos livres, rodas de conversa, seminários e workshops; e "Qualificação e Aperfeiçoamento em Arte Circense", para propostas com cargas-horárias de no mínimo 20h e no máximo de 40h de formação técnica, artística ou profissionalizante.

CREDENCIAMENTO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS PARA O INSTITUTO IRACEMA E CENTRO CULTURAL BELCHIOR
30.09 - Edital Circula Iracema - Prorrogação inscrições.jpg

O INSTITUTO CULTURAL IRACEMA - ICI, entidade privada sem fins lucrativos, Organização Social na forma da Lei, com intuito de garantir a democratização do acesso às mais plurais manifestações artísticas, torna pública a abertura de
credenciamento de propostas no âmbito das artes e das culturas.

 

As propostas credenciadas poderão ser convidadas a compor a programação do Instituto Cultural Iracema. As inscrições devem seguir as orientações aqui contidas e apresentar todos os itens descritos. O presente credenciamento não tem caráter competitivo e busca ampliar, por meio do cadastro de tais propostas, as opções da curadoria da entidade.

ENCERRADOS
Instituto Iracema divulga resultado final de seleção de funcionários da Vila das Artes
web_final (1).png

A Prefeitura de Fortaleza e o Instituto Cultural Iracema (ICI) divulgam o resultado final do processo seletivo para a contratação e formação de cadastro de reserva de funcionários que atuarão no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim e nas escolas públicas de Audiovisual e de Dança da Vila das Artes.


O resultado e as informações referentes às demais etapas do edital também estão disponíveis abaixo.

Candidatos que estiverem dentro do número de vagas ofertadas serão contratados conforme os termos do item 4 do edital. Os demais permanecerão em cadastro de reserva com validade de até dois anos.

Prefeitura de Fortaleza e Instituto Iracema lançam o edital Onda Sustentável
WhatsApp Image 2022-02-23 at 16.31.59.jpeg

A Prefeitura de Fortaleza lança, por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), o edital Concurso de Ideias Onda Sustentável. A iniciativa propõe receber sugestões de projetos que apontem novos desenhos de mobiliário urbano, voltados para a gestão de resíduos sólidos e o reordenamento de espaço público na praia do Havaizinho e seu entorno, localizada no bairro Praia de Iracema, próximo à comunidade do Poço da Draga.

Você pode acessar o edital com o regulamento e o formulário de inscrição nos botões abaixo!

Resultado Concurso de Ideias Onda Sustentável 

Conheça agora as 3 (três) propostas/ ideias escolhidas para desenvolver projetos de mobiliário urbano voltados para a gestão de resíduos sólidos na praia do Havaizinho.

As propostas selecionadas constituirão o acervo de ideias do Instituto Iracema, com sugestões criativas, que visam promover ações que fomentem a sustentabilidade, tornando a praia do Havaizinho, também conhecida como Praia das Pedras Pretas, em um lugar de bem-estar de seus frequentadores e uma referência socioambiental na gestão de resíduos sólidos na cidade de Fortaleza.

Confira!

Vila das Artes abre inscrições para curso de formação básica em Teatro
web2.png

A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes abre inscrições para o curso gratuito de iniciação teatral “Percursos de Teatro Para Crianças e Adolescentes”. O processo formativo tem duração de dois anos e se destina a crianças e adolescentes com idades entre 8 e 14 anos. As inscrições devem ser realizadas on-line até o dia 13/02, por meio do preenchimento de ficha eletrônica disponibilizada abaixo. As informações sobre o procedimento de seleção de alunos estão disponíveis no edital, bas