Rua dos Pacajus 123 - Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará

Email: contato@institutoiracema.com

Telefone: +55 (85) 3219.7373 | Celular: +55 (85) 98685.2824

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
PLANEJAMENTO COLABORATIVO DA PRAIA DE IRACEMA

Praia dos encontros,

da boemia, dos encantos e dos visitantes de todo mundo. A Praia de Iracema é um bairro que vive entre a história dos seus moradores, desde quando era chamada de “Praia do Peixe”, até os mais novos visitantes que “redescobriram” a nossa Praia do Lido a pouco mais de um ano. Para além de tantas mudanças no tempo, há algo que une e encanta moradores e visitantes. O prazer de estar na praia, de olhar o pôr do sol, de sentar na calçada, de conversar sobre a cultura, de apreciar bons shows, de encontrar amigos e de fazer negócios. Muitos por aqui passaram e continuam passando. Os momentos de crise são importantes não só para falarmos dos problemas, mas principalmente para encontrar soluções criativas.

 

Em 7 de maio de 1925 nosso bairro teve o seu nome atual escolhido: “Praia de Iracema”. A escolha se deu através de concurso organizado pelo conselho de moradores juntamente com a Prefeitura de Fortaleza, que nesta data anunciou um novo momento para a região. Quase 100 anos depois, conseguimos reunir novamente o conselho, com moradores, empresários, profissionais liberais, investidores, admiradores e agentes públicos que querem pensar em um novo bairro.

 

Este planejamento colaborativo é fruto de intensas discussões, estudos e vontades dessas pessoas em viver um novo momento. Realizamos várias reuniões presenciais de discussão e de trabalho, onde fomos instigados a propor soluções que realmente poderiam mudar o dia-a-dia do bairro, de forma criativa, olhando referências externas, compartilhando experiências de outros lugares e observando o que é realmente viável de se colocar em prática.

 

Nas páginas a seguir veremos uma série de iniciativas sugeridas pelo conselho para tentar reverter a situação crítica de insegurança, desordenamento e uma série de dificuldades que diariamente afetam moradores e visitantes. Não é intuito deste plano “revitalizar” o bairro, acreditamos que ele continua vivo e pulsante e, muitos dos problemas que surgem é exatamente por essa capacidade pujante que o bairro tem em receber pessoas, com a maior diversidade possível. Preferimos falar em requalificação, inovação, planejamento e olhar para o futuro.

 

As ações sugeridas no plano foram pensadas em 8 eixos estratégicos, que são fundamentais para o convívio: Morador, Comércio, Potencial Turístico, Meio ambiente, Cultura e Eventos, Mobilidade Urbana, Ordenamento Urbano e Segurança. Indicamos os locais de execução, metas a serem cumpridas, prazos aproximados, agentes e secretarias envolvidas e muitas referências de outros lugares.

 

Esperamos que as ações aqui previstas não terminem com as suas execuções práticas, mas sim, que elas sejam inspiradoras para novas ações, diariamente, pensadas não somente pelo poder público, mas por todos que fazem a Praia de Iracema.

 

Acreditamos que a Prefeitura de Fortaleza é a parceira fundamental para todas essas ações, instigando a discussão, mas promovendo a execução integrada e inteligente em todas essas áreas. Muito já foi prometido, pensado e planejado, mas o momento é de colocar em prática, é ver novamente nosso bairro como uma matriz inovadora e inspiradora para o mundo. 

Conheça melhor o Plano Colaborativo da Praia de Iracema: