I'M AN ORIGINAL CATCHPHRASE

#PIExperimental

  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram

O QUE É

Fazendo parte de um dos 20 projetos selecionados pelo edital CRIA PI, do Instituto Iracema, o PI EXPERIMENTAL é um Laboratório que visa compreender a Praia de Iracema enquanto um espaço-tempo de encontros, memórias, afetos, trocas de experiências e, sobretudo, de muitas vidas.

O projeto foi idealizado para ser construído em 25 encontros presenciais, mas por conta da pandemia do Covid-19, nossos encontros investigativos acabaram por ser híbridos, ora por chamadas de vídeo, ora pessoalmente.

Nos encontros presenciais, fomos guiadas por mapas cartográficos e convidadas à aventura por nossos cinco sentidos.

 

Andamos pelas ruas do bairro, conversamos com pessoas que fazem da Praia de Iracema o que ela é, aprofundamo-nos nas relações simbólicas que esse espaço constrói no imaginário fortalezense. Apaixonamo-nos pela ideia do experimento enquanto ponto de partida, do lugar-comum “PI” enquanto ponto de encontro e fizemos da vontade de ouvir e se comunicar, nosso ponto de chegada. 

No fim das contas, também podemos dizer que o PI EXPERIMENTAL é a história do encontro e da construção de um vínculo-pesquisa de várias mulheres curiosas e inquietas, que mergulham juntas no mar de vida, memórias e possibilidades que é o de Iracema.

  METODOLOGIA  

  ENCONTROS  

PESQUISADORAS

Laura Cavalcanti

#história

#memória

#experiência

é uma historiadora que pensa a cidade a partir de seus patrimônios materiais e imateriais. Não enxerga a História pela ótica dos grandes acontecimentos e dos personagens-heróis. Tem interesse pela história miúda, pelas experiências e memórias que os encontros da vida podem nos proporcionar. Os agentes do seu fazer histórico aparecem nas esquinas do cotidiano. 

Mara Silveira

#história

#memória

#experiência

é uma historiadora que pensa a cidade a partir de seus patrimônios materiais e imateriais. Não enxerga a História pela ótica dos grandes acontecimentos e dos personagens-heróis. Tem interesse pela história miúda, pelas experiências e memórias que os encontros da vida podem nos proporcionar. Os agentes do seu fazer histórico aparecem nas esquinas do cotidiano. 

Ariane Mendes

#designdeinformação #participaçãoprodutiva
#culturaorganizacional

gestora e proponente do laboratório, é engenheira de produção por formação e foi a responsável pela organização das etapas da pesquisa. Acredita no fazer coletivo e em um tipo de produção menos condicionada pela pressa e urgência de alta escalabilidade, desenhando processos e pesquisando desenvolvimentos sistêmicos voltados à educação, cidadania e movimentos socioambientais.

Natália Medeiros

#arquiteturaeurbanismo
#participaçãosocial
#oficinasparticipativas

é arquiteta e urbanista, que pensa a cidade pautada pela participação social. Propondo oficinas que exercitem as nossas relações de memória e afeto com o espaço que vivemos, através do rastreamento de direitos à cidade e do compartilhamento de saberes locais.

Gabriela Queiroz

#arte
#empatia
#história

é uma publicitária que trabalha com pinturas de muros, telas e o que mais tiver pela frente. Ávida pelas diferentes expressões artísticas, tem o olhar voltado para psicologia da arte, transformando esse saber em ferramenta para impactar a vida das pessoas.

Virgínia Sousa

#mulheres
#ruas
#conselhosdebairro
#fotosautorais
#empreendedorismosocial

é uma gestora em Recursos Humanos que trabalha com artes visuais e educação. Inclina-se a enxergar a cidade a partir dos espaços que as mulheres ocupam, seja em conselhos de bairros, lideranças comunitárias ou até mesmo pelo empreendedorismo social que desempenham.

  PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM, CLIQUE AQUI PARA SABER COMO  

QUEM ESTEVE JUNTO

POR ONDE ANDAMOS

Fazendo parte de um dos 20 projetos selecionados pelo edital CRIA PI, do Instituto Iracema, o PI EXPERIMENTAL é um Laboratório que visa compreender a Praia de Iracema enquanto um espaçue visa compreender a Praia de Iracema enquanto um espaço-tempo de encontros, memórias, afetos, trocas de experiências e, sobretudo, de mo-tempo de encontros, memórias, afetos, trocas de experiências e, sobretudo, de muitas vidas.

EXPERIMENTAR

é uma dimensão que nada alcança

ZU, sócia do 

OUÇA HISTÓRIAS, RESTAGEATE MEMÓRIAS E CONSTRUA UM NOVO OLHAR PARA A PRAIA DE IRACEMA

DESCUBRA MAIS

Read More
Read More
Read More

BAIXE O SEU LAMBE-LAMBE